Cansado de paredes monocromáticas? A pintura geométrica é uma técnica simples e econômica, que promete transformar completamente o ambiente por um custo menor que o papel de parede. Ela consiste no desenho de diferentes formas geométricas, como triângulos, retângulos, hexágonos, criando ou não padrões. Para a composição, você pode optar tanto por um tom sobre tom, como combinar diferentes cores de tinta.
Além de refletir estilo e criatividade, a pintura geométrica também pode ser uma estratégia para camuflar imperfeições e até ampliar ambientes. Se o cômodo é pequeno, por exemplo, você pode pintar listras verticais, de forma a aumentar a sensação de amplitude.
Antes de começar, é fundamental que você faça um esboço do desenho. Utilize um lápis para passar a ideia para a parede e, quando estiver satisfeito, cole fita crepe nas margens, a fim de delimitar a área de pintura. Comece sempre pintando dentro das formas e espere secar completamente antes de retirar a fita. Pode parecer simples, mas este é um processo que demanda muita precisão e habilidade, então, não hesite em contratar um especialista se tiver a oportunidade.
A seguir, separamos 49 ideias e inspirações de pinturas geométricas para você experimentar na sua reforma.
CONFIRA: 36 INSPIRAÇÕES DE PINTURAS PARA SUA CASA
- Neste hall, os quadrados em dois tons de verde dão um toque de arte contemporânea às paredes.
- A estação de trabalho ganhou pintura geométrica que funciona como um verdadeiro mural, contribuindo para a sensação de organização.
- Similar a um tangram, esta parede combina triângulos em diferentes tons de cinzas. Este é um polígono muito comum nas pinturas geométricas por sua versatilidade de aplicação.
- Ideal para quartos infantis, a pintura geométrica na cor azul foi fundamental para criar um quarto divertido, sem gastar muito.
- Além do tom sobre tom, combinar cores contrastantes também pode render um resultado interessante
- Roxo, azul e vermelho foram combinados de uma maneira inusitada, em um mural alinhado à bancada. O resultado é descontraído e agradável.
- A pintura geométrica também pode ser utilizada para valorizar a cabeceira da cama, como este círculo amarelo, complementar a uma das paredes.
- A meia-parede é uma das pinturas geométricas mais simples de se fazer. Nesta sala de estar, foram escolhidos dois tons de verde, que dão uma maior sensação de profundidade.
9. Inspirada nas cores escolhidas pela Pantone para 2021, esta pintura geométrica combina cinza e amarelo, e reforça a integração entre sala de jantar e estar.
10. A pintura geométrica é uma forma interessante de trazer estilo ao lavabo. Neste caso, foram escolhidas cores frias e uma iluminação alternativa.
11. Abraçando o jantar, esta pintura geométrica se estende até parte do teto, criando uma perspectiva sobre o ambiente.
12. Cores complementares de uma mesma cartela também podem render resultados interessantes.
13. Um pequeno jardim vertical foi realçado pela pintura geométrica em tom sobre tom de rosa, que dá um toque de delicadeza e personalidade às paredes.
14. Novamente, o círculo aparece na cabeceira. Desta vez, a escolha do verde desperta calma e tranquilidade, reforçando o estilo retrô.
15. Azul e rosa é uma das combinações favoritas para paredes. Nesta sala, a pintura geométrica traz uma sensação de acolhimento.
16. Mais complexa, esta pintura geométrica assemelha-se a um mural.
17. Um único triângulo ilumina e traz personalidade à sala, reforçando a linguagem industrial desejada pelo morador.
18. Os cantinhos da casa também podem ser cheios de charme, com uma pintura geométrica que funciona como moldura.
19. O efeito 3D também pode ser alcançado através da pintura geométrica, com a escolha correta de cores. O resultado assemelha-se a uma verdadeira obra de arte.
20. O tom sobre tom é uma tendência que pode ser aplicada com todas as cores, realçando a decoração e dando uma nova cara ao ambiente.
21. Apesar de utilizar várias cores, a pintura geométrica deste quarto encontra um equilíbrio ao segmentar cores quentes e frias.
22. Os círculos podem ultrapassar os limites de uma única parede, envolvendo todo o ambiente na pintura.
23. O triângulo azul pintado no canto funciona como um painel para a televisão, trazendo destaque ao ambiente.
24. Além de paredes, as pinturas geométricas podem ocupar as portas, desde que escolha uma tinta ideal para madeira.
25. A pintura de dois losangos na cabeceira da cama, em tom sobre tom, traz um resultado minimalista ao quarto.
26. Os triângulos formam novos ângulos no quarto juvenil, trazendo personalidade e maior sensação de amplitude.
27. O home office pode ser mais colorido com pinturas geométricas. A combinação de cores pastéis cria um ambiente lúdico e suaviza as horas de trabalho.
28. Em uma proposta inusitada, o retângulo amarelo preenche apenas parte da porta e extravasa para as paredes. O resultado é incrível!
29. Outra forma de usar círculos no quarto é adicionar prateleiras à composição e dispor de alguns quadros.
30. Neste caso, a sensação de harmonia é dada pelo círculo centralizado e as luminárias pendentes instaladas dos dois lados da cama.
31. O triângulo de canto verde escuro combina com as plantas da decoração.
32. Aqui, a pintura geométrica reforça a estrutura do cômodo, dividido em escada e sala, mas altera nossa percepção de espaço graças à escolha de cores.
33. O toque de amarelo no canto da sala assemelha-se à luz vindo de uma luminária, direto para a cadeira, resultando em um excelente cantinho de leitura.
34. Dividido na diagonal, a combinação de verde e branco rende um espaço clean e bem iluminado.
35. Discreta, a pintura para escritório deixa o home office mais descontraído, sem interferir na produtividade.
36. Para uma composição mais minimalista, aposte na pintura cinza e adicione prateleiras com plantas.
37. Pinturas geométricas neste estilo também podem ser feitas manualmente, com fita crepe e muita paciência para chegar em um bom resultado.
38. A pintura geométrica em um amarelo candy combina com a marcenaria em tons claros e cria um espaço aconchegante e agradável para fazer as refeições.
Foto: Projeto Studio forty four
39. O lilás é outra cor com ótimo potencial para quartos. Neste caso, a pintura em tom sobre tom ajuda a não pesar o ambiente.
40. Em combinações mais ousadas de formas, o tom sobre tom não tem erro.
41. Simulando um pôr do sol, o círculo coral é cortado pelo horizonte do sofá.
42. Em cores discretas, essas pinturas tornam o lugar descontraído, mas ainda leve.
43. Como em uma casa de bonecas, a porta de entrada combina amarelo, rosa e branco.
44. Bem instagramável, esta parede com triângulos em um degradê de diferentes cores pode ser um desafio e tanto para os fãs de DIY.
45. O hall de entrada ganhou uma divertida pintura cinza, quebrando a seriedade do ambiente branco.
46. Em contraponto com os móveis terrosos, a parede geométrica utiliza tons de verde e deixa o ambiente mais informal.
47. O quarto com pintura geométrica em tons pastéis tem um resultado muito sutil e discreto.
48. Inteiramente revestida com a pintura geométrica, a parede deste cantinho lembra uma verdadeira pintura.
49. O triângulo cria um ponto focal na sala, trazendo luz ao ambiente predominantemente decorado em tons escuros.