Os revestimentos mais interessantes da Casacor 2021

A CASACOR é sempre uma excelente oportunidade para avaliar quais revestimentos estão em alta e vê-los aplicados em projetos. Afinal, só aqui em São Paulo, são mais de 56 ambientes assinados por profissionais renomados da arquitetura e decoração.  Durante minha visita, reuni algumas referências de revestimentos para pisos, paredes e até forros. Tem opções para […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 28 setembro 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

A CASACOR é sempre uma excelente oportunidade para avaliar quais revestimentos estão em alta e vê-los aplicados em projetos. Afinal, só aqui em São Paulo, são mais de 56 ambientes assinados por profissionais renomados da arquitetura e decoração. 

Durante minha visita, reuni algumas referências de revestimentos para pisos, paredes e até forros. Tem opções para todos os gostos, estilos e projetos, desde os clássicos tacos de madeira ao mármore canelado. Aproveito para compartilhar os meus favoritos com vocês! 

Banheiro em Dekton preto, por studio ro+ca 

Revestimentos Casacor: Banheiro com porcelanato cinza revestindo paredes, piso e bancada pia, banheira de imersão branca
Foto: Denilson Machado / Divulgação

As cores sóbrias se fazem presentes em todo o projeto do studio+ca, incluindo o banheiro. O ambiente, em formato de caixa, leva o Dekton Laurent nas paredes, no piso e na bancada. O revestimento escuro destaca a banheira branca e a vista do jardim, aproveitada estrategicamente graças ao vidro. 

Piso de cerâmica e forro, por NJ+ arquitetos 

Revestimentos Casacor: Ambiente externo amplo com duas cadeiras de madeira, plantas e teto com vãos que imita pergolado.
Foto: MCA Estúdio / Divulgação

Em sua quarta participação na CASACOR SP, Nildo José mostrou que ainda é capaz de surpreender. O projeto de 200 m² homenageia a cerâmica brasileira, destacando a herança das antigas olarias do país. O piso de cerâmica rústica tem tudo a ver com o tema, assim como o forro Legno Nórdico, que remete aos telhados das olarias tradicionais e às lajes nervuradas do modernismo brasileiro. 

CONFIRA: 10 BANHEIROS MAIS BONITOS DA CASACOR SÃO PAULO 2021
+ AS COZINHAS DESTAQUES DA CASACOR SÃO PAULO 2021

Foto: MCA Estúdio / Divulgação

Tijolo cimentício terracota, por Beatriz Quinelato

Revestimentos Casacor: Sala com piso de tijolo cimentício, paredes revestidas de terracota, sofá branco com almofadas
Foto: Renato Navarro / Divulgação

A decoração aconchegante do ambiente de Beatriz Quinelato é pautada nos tons terrosos. O terracota aparece nos revestimentos das paredes e também no tijolo cimentício, assentado no piso. A escolha do revestimento faz referência à terra batida, já que o intuito do espaço é o resgate daquilo que é primordial. A paginação em escama de peixe agrega ainda mais charme ao piso. 

CONFIRA: A PRESENÇA MARCANTE DOS ELEMENTOS VAZADOS NA CASACOR 2021

Tacos de madeira, por Kika Tiengo

Revestimentos Casacor: Ambiente com piso de tacos de madeira, parede com revestimento de granilite rose, prateleiras de madeiras com objetos e bancada com revestimento marrom e rose.
Foto: Renato Navarro / Divulgação

Inspirada nos anos 80 e nas lembranças afetivas, a arquiteta Kika Tiengo não podia deixar de resgatar os tacos de madeira, que ganharam tamanho destaque neste último ano. A escolha do revestimento para o piso também foi pautada na sustentabilidade, uma vez que o material é proveniente do reaproveitamento de madeiras de demolição. 

Mix de revestimentos, por Leticia Marchizelli

Banheiro com papel de parede imitando folhagens, piso e parede central revestidos de pedra basalto cinza, bancos de madeira e quadro grande decorativo.
Foto: MCA Estudio / Divulgação

Trabalhando também os tons terrosos, a arquiteta Letícia Marchizelli assina o Banheiro Raízes. O papel de parede em relevo da Wall & Decor imita folhagens, enquanto a pedra basalto cinza recobre o piso e uma das paredes, onde foi pendurado o quadro do artista Melo Bastos. A sustentabilidade também é vista por lá através do forro de muxarabi com madeira de reflorestamento. 

Pedras naturais, por Architects+Co

Banheiro destacado por suas curvas, texturas, formas irregulares e pelo uso de materiais naturais, como o mármore canelado na banheira e madeira no piso.
Foto: Renato Navarro / Divulgação

O loft de 110 m² do Architects+Co se destaca por suas curvas, texturas, formas irregulares e pelo uso de materiais naturais, como o mármore canelado na banheira: pessoalmente, o resultado é ainda mais incrível. As pedras naturais aparecem também no piso travertino Navona e no travertino bruto da bancada.  

Piso drenante, por Catê Poli e João Jadão

Área externa com muitas plantas, sofás cinza e azul e piso com placas de concreto.
Foto: Evelyn Muller / Divulgação

Responsáveis pelo rooftop, Catê Poli e João Jadão alternaram áreas abertas e outras com coberturas perfuradas, criando diferentes lounges que convidam ao relaxamento. Todo o mobiliário de área externa foi disposto sobre piso drenante, ideal para o escoamento de água das chuvas. O paisagismo abraça esta área de relaxamento, com destaque para oito jabuticabeiras e jasmins manga. 

Parede de cerâmica vermelha, por Marcelo Diniz e Mateus Finzetto 

Sala de estar integrada a cozinha com parede revestida de cerâmica vermelha, bancada cinza, sofá cinza, cadeiras pretas e tapete redondo azul.
Foto: MCA Estudio / Divulgação

O espaço gourmet projetado por Marcelo Diniz e Mateus Finzetto funciona tanto como área de refeições, como um lounge com bar de apoio. A ilha central direcionou todo o projeto, com a mesa embutida em sua estrutura. Já os armários foram deslocados para as laterais, assim como os eletrodomésticos, dando destaque à ousada parede revestida de cerâmica vermelha.

Meia parede de cerâmica azul, por Gabriela de Matos

Ambiente com tapete cor de areia, parede revestida com cerâmica azul, vasos de plantas e parede branca
Foto: Salvador Cordaro / Divulgação

O Espaço Agô, de Gabriela de Matos, está repleto de referências afro-brasileiras. É o caso da meia parede revestida de cerâmica azul, com pórticos e arcos, inspirada nos azulejos, muito característicos da cultura nordestina. As cores são protagonistas no projeto e, além de serem um elemento acessível na decoração, servem à ideia de conexão com a natureza: aqui, o azul remete à tranquilidade da água e o olhar para o céu. 

Piso rústico natural, por Ana Weege

Sala com parede e teto revestido de madeira, tapete azul e marrom, sofá verde, paredes claras com prateleiras com vasos.
Foto: Evelyn Müller / Divulgação

Para marcar sua estreia na mostra, Ana Weege desenvolveu um projeto extremamente sensorial, trabalhando diferentes revestimentos e texturas. No piso do hall, em meio ao piso rústico com aspecto envelhecido, ela instalou obras do artista plástico Gian Luca Ewbanl, conduzindo os olhares atentos dos visitantes. O forro de madeira, que desce por uma das paredes, parece abraçar o ambiente. 

Cobogó de Nathaly Domiciano, por Luciana Paraiso

Sala com piso de madeira, sofá e paredes brancas com cobogó branco e vasos de plantas.
Foto: Renato Navarro / Divulgação

As memórias afetivas e as vivências familiares contextualizaram o ambiente contemporâneo de Luciana Paraiso. O projeto foi inteiramente pensado para ser um espaço que pudesse servir tanto como uma livraria comercial, como um espaço de leitura e relaxamento em casa. O cobogó de Nathaly Domiciano em off white somando ao projeto luminotécnico é fundamental para criar essa atmosfera simples, aconchegante e funcional. 

Piso neutro, por Leo Shehtman

Parede com abertura grande imitando janela com vista para cozinha integrada a sala.
Foto: Salvador Cordaro / Divulgação

Presença recorrente na Casacor SP, este ano, o arquiteto Leo Shehtman optou por uma linguagem mais jovial, com cores sóbrias, tons escuros, formas orgânicas e muitas peças de design brasileiro. O porcelanato Dromos, mais neutro, é a base perfeita para a composição ousada, e ainda reforça a integração dos ambientes, fundamental para criar a sensação de flexibilização dos espaços desejada pelo profissional. 

Fachada, por Ticiane Lima

Banheiro com fachada de madeira, piso e paredes brancas, vaso sanitário e acessório pretos e banquetinha cinza
Foto: MCA Estudio / Divulgação

Inspirada por uma arquitetura minimalista que transmite calma e tranquilidade, Ticiane Lima assina a Casa Tempo, uma residência suspensa em um espelho d’agua. A estrutura em serralheria é revestida em materiais naturais, com amplo uso da madeira. É o caso da fachada em madeira Pinus Elliot, canadense, de reflorestamento. No processo de produção, o revestimento passa por uma estufa para retirada da umidade, por um forno para realçar os tons e por um acabamento para impermeabilidade. 

Débora aguiar (parede com pedra verde na sala)

Área gourmet com lâminas de pedras revestindo a parede principal, mesa retangular de vidro e cadeiras de madeira.
Foto: Renato Navarro / Divulgação

Inspirada na natureza, a área gourmet projetada por Débora Aguiar destaca os tons de verde, em meio ao amplo uso de madeira. Nos revestimentos, de cara já me apaixonei pelas lâminas de pedra que recobrem a parede da sala de jantar, em uma paginação vertical. A cor é inspirada na natureza e chama-se Rain Forest. A brutalidade do revestimento contracena perfeitamente com a luxuosa mesa em quartzo verde nacional exótico e os mais de 80 pendentes. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 28 setembro 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais