A presença marcante dos elementos vazados na CASACOR 2021

A CASACOR é uma ótima oportunidade para conhecer as novidades e tendências do mundo da decoração.  Empregados nos mais diversos ambientes e estilos, os elementos vazados ganharam destaque nesta edição, com aparições autênticas e criativas.  Em minha visita, pude perceber a presença marcante de nichos, cobogós, paredes vazadas, entre outros.  Entre os 56 projetos apresentados […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 setembro 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

A CASACOR é uma ótima oportunidade para conhecer as novidades e tendências do mundo da decoração.  Empregados nos mais diversos ambientes e estilos, os elementos vazados ganharam destaque nesta edição, com aparições autênticas e criativas. 

Em minha visita, pude perceber a presença marcante de nichos, cobogós, paredes vazadas, entre outros.  Entre os 56 projetos apresentados no evento, estes elementos trouxeram charme e aconchego, muito alinhados ao tema “A Casa Original”.  Aproveito para dividir para vocês os meus prediletos!

Estante vazada, pelas Très Arquitetura

(Foto: MCA Estudio / CASACOR / Divulgação)

O escritório Très Arquitetura trouxe uma estante vazada como pano de fundo para a sala de estar, permitindo a passagem de luz natural da janela com vista para o jardim. Na base, alguns nichos fechados somam funcionalidade à estrutura, permitindo esconder a bagunça. A estrutura foi utilizada estrategicamente para expor peças de cerâmica no topo. 

CONFIRA: AS COZINHAS DESTAQUES DA CASACOR SÃO PAULO 2021

Sala com estante vazada, tapete bege, mesinha de centro de pedra, sofá branco com almofadas, cadeira preta e teto com revestimento de madeira
(Foto: MCA Estudio / CASACOR / Divulgação)

Divisória no lavabo, por Leticia Marchizelli

Lavabo com divisória de elemento vazado, bancada da pia branca com duas cubas branca, torneiras dourada, paredes laranjas e piso de pedras brancas.
(Foto: MCA Estudio / CASACOR / Divulgação)

O banheiro projetado por Leticia Marchizelli traz uma arquitetura regionalista e urbana, em uma mistura bem contemporânea. Tomado pelo tom Âmbar, o espaço representa uma reaproximação com a terra e um resgate às origens. O elemento vazado conecta o espaço com o restante da feira e favorece a ventilação. 

CONFIRA: 10 BANHEIROS MAIS BONITOS DA CASACOR SÃO PAULO 2021

Brises escuros, por studio ro+ca

Ambiente com brises vazados pretos, bancada revestida de porcelanato preto com dois bancos pretos, piso e revestimento da parede de madeira, e carrinho de bar preto.
(Foto: Denilson Machado / Divulgação)

Com amplo uso da madeira, o espaço do studio ro+ca passa longe da monotonia graças aos brises vazados, que se destacam pela coloração escura. O padrão é obtido através de uma técnica japonesa milenar chamada shou sugi ban, ou ainda yasugi. Este método, além de impermeabilizar o material, visa destacar as características de cada veio com a queima das camadas mais superficiais da madeira, trazendo assim uma beleza rústica ao material.

Ripados, por Cate Poli e João Jadão

Jardim com sofás cinzas, vasos de grandes de plantas, divisórias vazadas e pergolado destacando o ambiente
(Foto: Evelyn Müller / Divulgação)

Com todo o rooftop à disposição, a dupla Cate Poli e João Jadão optou por criar diversos lounges, alternando áreas abertas e outras com coberturas leves e permeáveis, que ainda permitissem a passagem do sol. Tanto as divisórias vazadas como os pergolados promovem o contato com a natureza, realçado pelo paisagismo muito explorado no ambiente. 

Jardim com sofás cinzas, vasos de grandes de plantas, divisórias vazadas e pergolado destacando o ambiente

Teto solar, por Nildo José

Ambiente externo amplo com duas cadeiras de madeira, plantas e teto com vãos que imita pergolado.
Foto: Denilson Machado / Divulgação

Na Casa Olaria, o arquiteto Nildo José criou um espaço que trabalha muito bem o minimalismo. Para isso, fez amplo uso dos efeitos de luz e sombra, ocasionados pelos vãos no teto, que lembram um pergolado. Além de aproveitar a luz solar, o elemento cria uma atmosfera de relaxamento ao ar livre.

Ventilação cruzada, por Léo Shehtman

Ambiente com parede bordo com abertura grande que lembra janelam com vista para cozinha com armários e bancada azuis, paredes e piso rose.
(Foto: Salvador / Divulgação)

Em uma abordagem mais ousada dos elementos vazados, o arquiteto Léo Shehtman criou paredes com aberturas maiores, que lembram janelas. Além de valorizar a integração entre os ambientes, um dos princípios deste projeto, os elementos vazados favorecem a ventilação cruzada, configurando uma alternativa sustentável para um loft como este. 

Brise de madeira, por Gabriel de Lucca 

Ambiente com fonte de agua no centro da sala, paredes e pisos brancos e parede de fundo com brise vazado de madeira
(Foto: MCA Estúdio / Divulgação)

Participando de mais uma edição, o escritório GDL Arquitetura, sob o comando do arquiteto e urbanista Gabriel de Lucca, apresenta o Espaço Wellness. O conceito é baseado nos três elementos Terra, Água e Ar.  Assim, ao entrar no espaço, o visitante é recepcionado por uma imponente fonte, sob o efeito de luz e sombra dos brises de madeira posicionados rente à abertura de vidro. 

Ambiente com fonte de agua no centro da sala, paredes e pisos brancos e parede de fundo com brise vazado de madeira
(Foto: MCA Estúdio / Divulgação)

Estrutura nórdica, por Leo Romano

Sala com estrutura nórdica, divisórias de elementos vazados, mesinha de centro de madeira redonda, sofás de madeira com estofado branco e tapete em tom neutro.
(Foto: MCA Estúdio / Divulgação)

Muito comentado nos corredores da Casacor, o projeto de Leo Romano fica ainda mais interessante quando descobrimos que toda a estrutura vazada foi feita com materiais 100% reutilizáveis. A arquitetura com inspiração nórdica utiliza a técnica construtiva de travamento de madeira e telhado translúcido, que resulta em uma estética simples e convidativa. 

Cobogó de tijolinhos, por SP Estúdio 

Divisória de cozinha com cobogó de tijolinhos, cozinha com piso e revestimento da parede branco, bancada cinza com duas banquetas de madeira.
(Foto: MCA Estudio / CASACOR / Divulgação) 

Um lugar leve, fresco e que se traduz em aconchego. Essas são as principais características do espaço projetado pelas arquitetas Patricia de Palma e Fabiana Silveira, do SP Estúdio, no qual o cobogó de tijolinhos é fundamental. Desta forma, a cozinha fica separada dos demais ambientes, mas mantém uma conexão com o projeto. 

Moldura em serralheria, por Gregory Copello 

Quarto com cama de casal, elemento vazado em meia parede de fundo da cabeceira, piso branco, abajur branco e banheiro aberto para entrada de iluminação natural
(Foto: Denilson Machado / Divulgação)

O arquiteto baiano Gregory Copello apresenta o Quarto Noah, que marca a sua primeira participação na edição paulistana.  Apostando no slow living como princípio de moradia para o seu ambiente,o arquiteto priorizou o uso da iluminação natural e optou por uma ventilação cruzada para conforto térmico. 

Quarto com cama de casal, elemento vazado em meia parede de fundo da cabeceira, piso branco, abajur branco e guarda roupa branco.
(Foto: Denilson Machado / Divulgação)

Cobogó de Nathaly Domiciano, por Luciana Paraíso e Luisa Pernet

Espaço de leitura e relaxamento, com baús rústicos, piso de madeira, paredes brancas e cobogó vazado branco
(Foto: Renato Navarro / Divulgação)

Pensado para ser um espaço que pudesse servir tanto como uma livraria comercial, como um espaço de leitura e relaxamento, o projeto de Luciana Paraiso e Luisa Pernet inspira simplicidade, sem deixar de ser aconchegante e funcional. A combinação de tons terrosos e off white e o cobogó de Nathaly Domiciano, realçado pelo projeto luminotécnico, garantem este efeito suave. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 setembro 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais