Azul claro arejado e leve dá o tom na mais recente edição do estudo ColourFutures para Cor do ano da Carol
Após um período de tantas mudanças, em um momento de reflexão sobre os efeitos de uma pandemia mundial, o ColourFutures – estudo de cores e tendências de comportamento da AkzoNobel –, traduz os anseios e necessidades de uma população que tem vivenciado experiências singulares, com um novo modo de viver, trabalhar, estudar, morar e interagir. A escolha do tema foi “Novos Ares e Redescobertas”, um conceito que transmite perfeitamente o desejo universal de reinvenção e revitalização de todos os aspectos da vida. A partir disso, surgiu A Cor do Ano da Coral, Melodia Suave, uma tonalidade que engloba e retrata o mote atual.
A Cor do Ano da Coral é um azul claro arejado, fresco, leve e bom para a alma. Refletindo a imensidão do céu, ela traz um toque de natureza para nosso espaço interior e ilumina os ambientes da casa. Melodia Suave é também uma cor que combina com uma série de outros tons, desde neutros suaves a tons claros e alegres.
CONFIRA: SHERWIN-WILLIAMS ANUNCIA CORES PARA 2022
“Os efeitos da pandemia realçaram todos os campos da nossa vida: social, econômico, ambiental e nos fizeram reavaliar o que realmente importa, ou seja, família, amigos, nossa casa, o mundo que nos cerca. Depois de um tempo isolados, desejamos nos encontrar, seja na natureza ou em espaços abertos, com um novo jeito de perceber o mundo e começar de novo. Nossa cor do ano é um tom claro e revigorante que tem tudo a ver com esse novo jeito de viver”, conta Heleen Van Gent, diretora de criação do Centro de Estética Global da AkzoNobel, em Amsterdã, coração da análise de tendências e cores do estudo que é realizado há 19 anos pela multinacional holandesa de tintas e revestimentos.
Para garantir que as novas paletas sejam adequadas para o futuro, a AkzoNobel realiza, anualmente, uma ampla pesquisa e monitoramento de tendências globais. Um grupo de renomados especialistas de design, arte, arquitetura e decoração compartilha com a empresa impressões em relações a aspectos sociais, culturais e comportamentais da atualidade para chegar na Cor do Ano da Coral, assim como nas quatro paletas que a acompanham, todas sempre em harmonia com o tema central. Este ano, as discussões foram remotas, online, realizadas em três dias de encontros. Profissionais de diferentes localidades, como China, Reino Unido, Rússia, Austrália, Estados Unidos e Cingapura compartilharam observações e percepções. O Brasil foi representado, mais uma vez, por Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian, designers de Cores e Superfícies.
Apresentando Melodia Suave – Para o lançamento na América do Sul, uma produção foi especialmente desenvolvida para traduzir as tendências para a região, considerando os aspectos locais e com profissionais sul-americanos. Com cerca de 10 minutos, conta com o arquiteto Maurício Arruda como diretor criativo. O filme também tem as participações das designers Adriana Pedrosa, Carlota Gasparian, Mariana Galante e Virginia di Leoni; da arquiteta Melina Romano; da influenciadora Nohelia Gardeazabal; do pintor profissional Fernando Freitas; do diretor de Marketing de Tintas Decorativas da AkzoNobel Henrique Striker; e da especialista de Colour Designer da AkzoNobel para América do Sul Priscila Perez.
“Queríamos um filme que conversasse com os brasileiros e os sul-americanos, apresentando o nosso estudo e a cor para 2022, mas também retratando nosso estado de espírito e expectativas. Ele tem leveza, fluidez, arte e uma música que permeia toda a construção da narrativa”, comenta Priscila Perez, especialista de Colour Designer da AkzoNobel para América do Sul. A Cor do Ano da Coral também poderá ser vista nas redes sociais das marcas e estará na nova temporada do Você Renova do canal Discovery HH, no qual a apresentadora Eva Mota traz inspirações para revitalizar a casa.
As cores de 2022 – Com base em Melodia Suave, a fresca e arejada Cor do Ano da Coral, a seleção de cores para 2022 vai de neutros suaves a tons claros, alegres e vibrantes, dando aos consumidores um amplo escopo para transformar seus espaços do jeito que quiserem. Ela se subdivide em quatro paletas fáceis de usar, que se relacionam diretamente com os insights da previsão de tendências estudadas no ColourFutures: Cores para uma casa Versátil e Alegre, Cores para uma casa Leve e Natural, Cores para uma casa Delicada e Afetiva, Cores para uma casa Arejada e Iluminada. Entre os tons presentes, alguns conhecidos, como A Cor do Ano em 2017, 2019, 2020 e 2021, tons que seguem atemporais e se harmonizam com a nova proposta.
“O sentimento do momento é universal: depois de um período de isolamento, queremos mais vida ao ar livre, a imensidão do céu. Queremos nos sentir revitalizados, olhar para fora e nos inspirarmos com novas ideias, de um futuro melhor, com mais momentos alegres. Como reflexo disso, este ano as cores vibrantes e os tons claros estão ressurgindo, talvez como representação dessa nossa necessidade de positividade e de renovação. As 37 cores selecionadas na paleta ColourFutures de 2022 dão o suporte que as pessoas precisam para escolher os tons atuais que mais lhes agradam”, comenta Juliana Zaponi, gerente de Comunicação em Marketing e Cor da AkzoNobel para a América do Sul.
Conheça as tendências, paletas e várias ideias inspiradoras para usar essas cores de modo novo e transformador:
Tendência #1: Casa Reinventada – Pequenas ou grandes, urbanas ou campestres, nos últimos meses, as casas em todo o mundo tiveram que se tornar mais confortáveis do que nunca, à medida que nossas demandas aumentaram. A vida no isolamento nos fez reavaliar do que realmente precisamos da casa do futuro. Para muitos, o home office veio para ficar, e a tendência de um lar multifuncional e flexível, também.
CORES PARA UMA CASA VERSÁTIL E ALEGRE: Multicolorida e alegre, essa paleta leve e brilhante é perfeita para reinventar a casa e delimitar espaços multifuncionais. Com cores que se complementam, deixam o espaço divertido e funcional. Cheios de personalidade, os tons dessa paleta são perfeitos para colour blocking e listras, criando um caleidoscópio vibrante. Entre os amarelos, rosas e verdes estimulantes estão: Terra do Pantanal, Amêndoa Doce, Rosa Puccini, Trevo Pálido, Creme Brulée, Azul dos Andes e Terra do Fogo, além do neutro Geleira Infinita.
Tendência #2: Necessidade de Natureza – Embora o isolamento tenha mostrado nossa necessidade fundamental de estarmos ao ar livre, em contato com o ar fresco e paisagens verdes (assistimos ao movimento global de pessoas deixando as grandes cidades rumo ao interior), ele também nos fez pensar em como integrar a natureza aos centros urbanos e como tornar nossa vida mais sustentável e saudável.
CORES PARA UMA CASA LEVE E NATURAL: Verdes e azuis frescos, marrons terrosos. Esses tons nos conectam à natureza e ajudam a sentir seus efeitos positivos. Um teto pintado com Melodia Suave integra-se suavemente com essa paleta, revitalizando o ambiente com o frescor da natureza. As cores também combinam com mobiliário de madeira e rattan. Fazem parte dessa seleção: Praça no Inverno, Folha de Alcachofra, Cáqui Intenso, Manhã de Primavera, Azul Fênix, Silêncio de Inverno, Mergulho Sereno, Mina de Cascalho e Horizonte.
Tendência #3: Poder da Imaginação – Vimos os efeitos positivos da criatividade em ação nos últimos meses, com pessoas cantando nas varandas, compartilhando arte nas redes sociais e fazendo música online juntos – experiências colaborativas e emocionantes que nos ajudam a encontrar conforto, inspiração e solidariedade nas dificuldades. Nosso lar é o lugar perfeito para estimular a criatividade. E, como o trabalho remoto, para muitos, parece que veio para ficar, precisaremos de lugares arejados e relaxantes que nos ajudem a escapar do cotidiano, a sermos criativos e sonhar.
CORES PARA UMA CASA DELICADA E AFETIVA: Rosas, vermelhos e laranjas pálidos podem transformar qualquer espaço em um santuário relaxante. Sutis e inspiradores, eles nos ajudam a recarregar as baterias e escapar da rotina do dia a dia. Usados com Melodia Suave, trazem leveza e a luz do dia para a casa, aquecendo um espaço moderno e minimalista. Esses tons ficam bem até em uma cozinha compacta. Entre as cores que trazem esse conforto estão: Esgrima, Areia Molhada, Pomar Violeta, Santa Rosa, Paisagem do Deserto, Poema Apaixonado, Canto da Toscana, Cinza Névoa e Portal Secreto.
Tendência #4: Novas Narrativas – À medida em que o mundo online se torna cada vez mais presente, é fácil nos limitarmos ao que gostamos. Porém, ao mesmo tempo, somos incentivados a olhar além de nossa bolha, para nos despirmos de nossas máscaras e nos abrirmos para novas vozes e ideias. Nesse contexto, a nossa casa é um trampolim para uma vida mais inclusiva e aberta a novas possibilidades.
CORES PARA UMA CASA AREJADA E ILUMINADA: Brancos e neutros claros, esses tons criam um pano de fundo aberto e fácil, que acolherá qualquer mobília existente. Essa mistura harmoniza com acessórios naturais simples de madeira, cerâmica e linho. Fresca e iluminada, a paleta traz infinitas possibilidades. Combinadas com Melodia Suave, as cores deixam a sala mais arejada e também são opção para o quarto das crianças e para quem quer ambientes neutros, mas que saiam da monotonia. São elas: Taco de Golfe, Véu, Pedra Esculpida, Realidade Virtual, Magnólia Cristalina, Pedra Alta, Chafariz Francês, Algodão Cinzento e Urso de Pelúcia.
Para mais informações e o filme do ColourFutures, visite www.colourfutures2022.com.br. #melodiasuave #CF22 #ColourFutures22 #CorDoAnoCoral
Sobre a AkzoNobel
Somos pioneiros em um mundo de possibilidades para dar vida às superfícies há mais de 200 anos. Há uma grande chance de você estar perto de um de nossos produtos, pois somos especialistas em cor e proteção. Nosso portfólio de marcas globais – incluindo Coral, International, Sikkens e Interpon – tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos ser líderes da indústria. Afinal, é o que você esperaria da empresa mais sustentável e inovadora de tintas e revestimentos que inventa o futuro há mais de dois séculos. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2021 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.