Entenda a alta nos preços dos materiais de construção e saiba o que esperar

Por aqui, sempre reforcei a importância de orçar os revestimentos antes mesmo de iniciar a obra. Mas mesmo com os números na ponta do lápis, é possível que você tenha sido pego de surpresa pela alta nos preços dos materiais de construção. Em um período de 12 meses, encerrado em junho de 2021, o setor […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 16 agosto 2021 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Por aqui, sempre reforcei a importância de orçar os revestimentos antes mesmo de iniciar a obra. Mas mesmo com os números na ponta do lápis, é possível que você tenha sido pego de surpresa pela alta nos preços dos materiais de construção. Em um período de 12 meses, encerrado em junho de 2021, o setor apresentou uma alta recorde de 32,92%. 

CONFIRA: CONFIRA 10 DICAS PARA REALIZAR UMA REFORMA RÁPIDA E EFICIENTE!

Isso significa que, se no começo de 2020, o metro quadrado de um piso de porcelanato custasse R$100, hoje, ele poderia chegar a custar R$132, impactando – e muito! – no custo final da obra. Não à toa, o preço da matéria-prima foi apontado, pela primeira vez, como o maior empecilho para as empresas de construção, em sondagem feita anualmente pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV). 

A falta de insumos e o aumento do custo de produção durante a pandemia do coronavírus são as principais razões para esta alta. No caso dos revestimentos cerâmicos, a situação fica ainda pior com a alta do gás natural, anunciada em maio deste ano pela Petrobrás. Afinal, o insumo corresponde a 30% do custo total, tendo um impacto gigante no preço final. 

Mas nem tudo são más notícias! Neste último mês de julho, o Índice Nacional de Custo da Construção, que leva em consideração o valor dos materiais, mão de obra e serviços, voltou a cair. Com isso, a indústria parece confiante no crescimento do setor para este segundo semestre, e esperamos que os preços estabilizem.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 16 agosto 2021 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais