A nossa casa é o lugar onde encontramos refúgio, calmaria e aconchego. Por esse motivo deve refletir nossos gostos, histórias e personalidade. É importante escolhermos as cores que mais gostamos ou que tenham um significado em nossa vida, móveis e objetos que se encaixam em nosso estilo.
Pensando dessa forma, um casal jovem e apaixonado pela cultura Geek, decidiu transformar seu apartamento de 110m², localizado na Vila São Francisco, Zona Oeste de São Paulo, em um espaço que refletisse essa paixão.
Para o início desse sonho, o casal contratou a arquiteta Marina Carvalho. As expectativas eram um apartamento inspirado na cultura Geek, com décor moderno, ambientes integrados, funcionais, e claro, ambientes customizados em seu estilo. Durante o processo, o casal ganhou um filho e um quarto infantil foi planejado também.
Na entrada do apartamento, a arquiteta Marina Carvalho, idealizou uma espécie de lousa preta, revestida com MDF preto, para ganhar desenhos, grafias e frases das séries favoritas do casal, feitas por artistas. A ideia foi refletir a paixão dos moradores logo na chegada da casa.
Nesta mesma parede de MDF, se encontra a porta do lavabo. O espaço possui a mesma ideia de refletir os gostos do casal de uma forma bem personalizada. Neste lavabo, foi inserido um papel de parede temático da série de filmes Star Wars, preferida do casal, e no lugar do espelho, um quadro escrito “May the force be with you”, popular frase da série.
O home office era uma necessidade do casal, eles pediram para que fosse na sala, mas que não ficasse aparente. Com isso, Marina, planejou um cubo na cor azul para o escritório, com porta camarão, para quando não estivesse utilizando, ficasse uma espécie de armário.
A parede do painel da tv, foi revestida com tijolinhos rústicos com junta de amarração, proporcionando um ambiente aconchegante e intimista.
A cozinha, por sua vez, seguiu um conceito bem prático e neutro, já que os moradores não possuem a prática de preparar as refeições em casa. Foi utilizado o subway tiles na cor branca com rejunte branco, para o revestimento das paredes. O frontão da pia foi dividido meio a meio, onde se utilizou o mesmo revestimento branco usado nas demais paredes, e tijolinhos rústicos com junta de amarração, reproduzindo uma ambientação de casas antigas.
Com a chegada do primeiro filho, o casal pediu para que seguisse a mesma linha de decoração. O quarto foi inspirado no livro E.T, da animação de Tim Burton, com prateleiras contendo exemplares da obra, e também no filme O Estranho Mundo de Jack.
O apartamento foi todo revestido com porcelanato 90×90, retificado, na cor neutra, com rejunte cinza claro, harmonizando com a cor dos móveis. Alguns ambientes ganharam prateleiras com coleções do casal e jogos de tabuleiro, que é um hobby muito praticado por eles.
Uma das grandes dificuldades da obra foi construir ambientes integrados e funcionais, como era o desejo dos moradores. Para isso, foi preciso diminuir a área de serviço para uma melhor conexão e amplitude para a sala.
A reforma foi realizada e entregue com sucesso pela arquiteta Marina Carvalho, que conseguiu atingir as expectativas dos clientes.