Os famosos azulejos de Zellige – que significa pequena pedra polida – também conhecidos como azulejos marroquinos, surgiram em meados do século X, no período-mourisco.
Trata-se de uma arte muito antiga e trabalhosa, feita por artesãos marroquinos. Eles inventaram de desenhar formas geométricas nos azulejos, já que não podiam inserir representações de seres vivos, pois sua religião islâmica não permite que a imagem seja inserida em objetos, para evitar que ela seja mais importante do que realmente ela representa.
No início, os azulejos apresentavam nuances branco e castanho. A partir do século XVII, foram introduzidas as cores vermelha, verde, azul e amarela, deixando a arte com um ar mais sofisticado.
Os patronos da arte utilizaram o Zellige para decorar suas casas como indício de luxo. Hoje em dia, o revestimento ainda é muito utilizado em palácios, mesquitas e construções luxuosas.
A técnica do Zellige é realizada em várias etapas. O primeiro passo é preparar uma massa de argila cinzenta, moldá-la em forma de telhas e assá-las em grandes fornos de lenha. Após esse processo, o segundo passo é novamente moldar as telhas. Depois disso elas recebem uma camada de esmalte, que são produzidos manualmente através de pigmentos naturais, e depois voltam novamente ao forno de lenha.
Simultaneamente a esse processo, outras telhas também estão sendo produzidas. Porém, não recebem a camada de esmalte, invés disso, são cortadas em pequenos pedaços de formas variadas, que serão utilizadas como molde para a confecção final dos azulejos. Esses pequenos moldes são inseridos nas telhas coloridas, e o artesão marca o contorno do desenho até a telha lascar e dar origem a outros pedaços. Esse processo é feito manualmente pelos artesãos, centenas de vezes.
CONFIRA: 20 DICAS DE AZULEJOS PARA UTILIZAR NA COZINHA
Após todos os itens estarem prontos, eles são inseridos dentro de ripas de madeira construindo formas geométricas, que serão o padrão final do azulejo. Feito isso, se coloca uma camada de pó de cimento e uma camada de argila por cima para ficar unificado. Depois é só aguardar secar, e os azulejos estão prontos. Incrível e muito trabalhoso, não é mesmo?
A imensa paleta de cores que o Zellige possui hoje, permite que as composições se multipliquem infinitamente. Existem também modelos com cores neutras e lisas, muito diferentes do modelo tradicional. A técnica é reproduzida no mundo inteiro, mas por meio de papéis de parede e azulejos tradicionais. Pode ser usada em banheiros e cozinhas, dando um toque especial em sua casa.