Azulejo de madeira: A revolução na arte do Azulejo

O arquiteto Marcelo Jardim lança o primeiro azulejo de madeira do mundo, na Casa Cor  O arquiteto Marcelo Jardim vai lançar um projeto único, jamais visto no mundo, na Casa Cor Rio 2023, maior mostra de decoração e arquitetura na América Latina: os azulejos de madeira. Com suas peças, a arquiteta Leila Dionizios escolheu o modelo Bocaina e criou um painel com 18m2 para seu espaço chamado Refúgio do Lago, um quarto na área […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 24 agosto 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

O arquiteto Marcelo Jardim lança o primeiro azulejo de madeira do mundo, na Casa Cor 

Arquiteto Marcelo Jardim em pé e de fundo uma parede com azulejo de madeira

O arquiteto Marcelo Jardim vai lançar um projeto único, jamais visto no mundo, na Casa Cor Rio 2023, maior mostra de decoração e arquitetura na América Latina: os azulejos de madeira. Com suas peças, a arquiteta Leila Dionizios escolheu o modelo Bocaina e criou um painel com 18m2 para seu espaço chamado Refúgio do Lago, um quarto na área externa da casa. Estou muito feliz em poder doar ao mercado novas soluções criativas e exclusivas”, conta Marcelo. 

A ideia começou pelo elemento que mais abraça e acolhe dentro da arquitetura: a madeira. Com ela, Marcelo teve o primeiro contato aos 5 anos, quando começou a mexer com carpintaria e depois, quando se tornou arquiteto.Dos elementos de construção: aço, concreto e madeira, somente a última é singular. Cada pedaço de madeira é único, cada veio é como uma impressão digital. E foi assim, com essa exclusividade inerente do elemento, e trazendo as referências da azulejaria contemporânea, que Marcelo criou a Azu, marca do primeiro “azulejo de madeira. 

Parede com azulejo de madeira

São 10 modelos de azulejos, com desenhos exclusivos e sofisticados feitos por Marcelo, medindo aproximadamente 15×15 e com infinitas possibilidades de combinações de peças. Com eles, os arquitetos podem montar para seus clientes sua própria obra de arte. “Não queria algo que servisse só para mim, como se eu fosse o único criador. Queria que os próprios clientes e outros arquitetos fossem os donos das obras de arte e tivessem esse poder da criação”, comenta Marcelo.

CONFIRA: RENAN ALTERA ASSINA ESPAÇO FUNCIONAL NA CASACOR SÃO PAULO

 É a singularidade da madeira em todas as possibilidades de azulejos. É um resultado muito maior que uma simples forração de parede, é uma verdadeira obra de arte. “O mais incrível desse produto é que a partir de um painel pequeno, temos o universo único para cada aplicação, com a nobreza, a elegância e o acolhimento da madeira”, explica o arquiteto. 

Abajur desfocado com parede revestida de azulejo de madeira de fundo

 Sobre o produto: 

A Azu trabalha com folha de madeira natural, nos padrões de madeira Pinho, Freijó e Sucupira, com desenhos feitos pelo arquiteto Marcelo Jardim, com responsabilidade no interior de Minas Gerais. 

 Modelos: 

– Liso, Aurora, Um, Pocket, Bocaina, Bico, Dot, Paul, John, Suricato 

Espessura:9MM; dimensão: aproximadamente 15×15 MM; peso: 155g quantidade de peças por M2:45 unidades. 

 Casa Cor Rio 2023: 

Data: de 15 de agosto até15 de outubro 

Local: Rua Lopes Quintas, 497 – Jardim Botânico 

Espaço: Refúgio do Lago – arquiteta Leila Dionizios 

Projeto: Painel de 18m2 com azulejos modelo Bocaina Freijó 

 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 24 agosto 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais