Conheça os azulejos populares ao redor do mundo

  Poucos revestimentos são tão famosos ao redor do mundo como os azulejos. Trata-se de uma peça cerâmica impermeável e brilhante, com pouca espessura, geralmente, quadrada ou retangular. Seu principal atrativos são os diferentes desenhos, estampas e texturas, que o transformam em um elemento decorativo para ambientes internos e externo.  Antes de serem vistos como […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 24 maio 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Conheça os azulejos populares ao redor do mundo

(Foto: QS Supplies / Reprodução)

 

Poucos revestimentos são tão famosos ao redor do mundo como os azulejos. Trata-se de uma peça cerâmica impermeável e brilhante, com pouca espessura, geralmente, quadrada ou retangular. Seu principal atrativos são os diferentes desenhos, estampas e texturas, que o transformam em um elemento decorativo para ambientes internos e externo. 

Antes de serem vistos como uma excelente opção para fachadas, cozinhas e banheiros, os azulejos revestiam jardins, igrejas, palácios e monumentos. Eram produzidos artesanalmente, um a um, e, portanto, caros e restritos à elite. São deste período os famosos murais de azulejos que contam histórias bíblicas, mitológicas ou retratam paisagens.

CONFIRA: AZULEJO NA DECORAÇÃO DE INTERIORES: PROFISSIONAIS TRAZEM DICAS E INSPIRAÇÕES PARA UTILIZAR O ARTEFATO NO AMBIENTE

A popularização do azulejo aconteceria apenas após o terremoto que atingiu Lisboa em 1755, quando os portugueses buscaram alternativas acessíveis para reconstruir a cidade. Neste momento, teve início a produção em grande escala que permitiu que o azulejo ganhasse o mundo – e o Brasil! 

E, assim como temos nossos queridinhos por aqui, os desenhos e padrões populares variam conforme o país e a cultura. Pensando nisso, a equipe de conteúdo da QS Supplies, uma marca britânica de produtos para banheiro e cozinha, mapeou os azulejos tradicionais ao redor do mundo e criou infográficos super bacanas. Confira um overview do estudo a seguir! 

 

Europa

Conheça os azulejos populares ao redor do mundo

(Foto: QS Supplies / Reprodução)

 

Considerado um continente de tradição na azulejaria, não é surpresa que a Europa reúna um mix de referências. A expansão árabe do primeiro milênio trouxe a cultura islâmica para complementar os mosaicos gregos e romanos antigos. Posteriormente, foram agregados detalhes inspirados no norte da África. 

 

América do Norte e Central

Conheça os azulejos populares ao redor do mundo

(Foto: QS Supplies / Reprodução)

 

Enquanto os Estados Unidos importaram a maioria de seus azulejos até 1870, a técnica nacional de maior valor é a artesanal, como os azulejos produzidos na Olaria de Arequipa (1911-18) na Califórnia, onde sobreviventes da tuberculose trabalhavam com argila local como terapia.

CONFIRA: HISTÓRIA DO PRODUTO: AZULEJO

Outros países da América do Norte e Central têm uma tradição mais longa na cerâmica. No México, por exemplo, o estilo Talavera Poblana cresceu devido às referências espanholas durante os séculos 17 e 18. 

 

América do Sul

Conheça os azulejos populares ao redor do mundo

(Foto: QS Supplies / Reprodução)

 

Os azulejos colombianos e brasileiros são os de maior destaque no continente, ambos inspirados na azulejaria portuguesa. Na Colômbia, os padrões evoluíram ao longo da era modernista de padrões vegetais para geométricos. Já no Brasil, a técnica abarcou também influências da cerâmica holandesa. Há quem diga que fomos os primeiros a usar azulejos decorativos em fachadas. 

 

Oriente Médio e Ásia Central

(Foto: QS Supplies / Reprodução)

 

Estes azulejos afegãos em estilo Herat são feitos à mão, em uma técnica delicada e super artesanal. Os padrões são desenhados a lápis e depois preenchidos com carvão e tinta preta. As cores são moídas na oficina e aplicadas cuidadosamente. O ofício é passado de geração em geração, mas corre risco devido à concorrência da produção industrial.

 

Leste da Ásia e Oceania

(Foto: QS Supplies / Reprodução)

 

O familiar aspecto cerâmico azul e branco originou-se na dinastia Tang, na China, com o uso de pigmento azul cobalto aplicado sob o esmalte com um pincel. Os artesãos chineses tornaram-se hábeis na criação de narrativas detalhadas usando tons contrastantes de azul. 

 

África

(Foto: QS Supplies / Reprodução)

 

O azulejo zellij de Marrocos é antigo e influente, com grande entrada na Europa e aqui na América do Sul. Em sua forma mais pura, o azulejo é uma forma geométrica cinzelada à mão de cor lisa, usada para criar mosaicos geométricos elaborados. Hoje, o estilo oferece uma alternativa para azulejos padronizados ou blocos de cores maiores.

Já a Argélia tem uma cultura de cerâmica vibrante e o design floral visto aqui teria sido criado no início do século 20, usando uma técnica chamada linha seca. Seu brilho especial deve-se à pintura lustrosa, na qual pigmentos metálicos como cobre ou prata são adicionados às queimas. 

 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 24 maio 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais