39 ideias e soluções para cozinhas pequenas

A cozinha é sem dúvida o coração de uma casa. Local para execução das tarefas do dia a dia, mas também o ponto de encontro para reuniões familiares e com amigos nos momentos de lazer. A verdade é que a comida reúne as pessoas, e nos últimos anos, as mudanças no comportamento, acompanhadas de problemas […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 18 setembro 2019 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

A cozinha é sem dúvida o coração de uma casa. Local para execução das tarefas do dia a dia, mas também o ponto de encontro para reuniões familiares e com amigos nos momentos de lazer. A verdade é que a comida reúne as pessoas, e nos últimos anos, as mudanças no comportamento, acompanhadas de problemas inerentes às grandes cidades, como o trânsito e a violência, fizeram com que este espaço tivesse ainda mais destaque nos lares mundo afora. 

No entanto, embora exerça grande importância na decisão de compra de um imóvel, a cozinha, assim como os demais ambientes da casa têm sofrido uma redução drástica de tamanho, e plantas menores pedem projetos inteligentes para valorizar o espaço e tornar o local, o mais funcional possível. 

Para conferir sensação de amplitude e para não deixar a cozinha isolada do restante da casa, sempre que possível, as plantas integradas, ou as chamadas cozinhas americanas, são a melhor opção. Geralmente interligadas à lavanderia, também vale investir em uma bancada única e marcenaria que siga uma mesma linguagem para dar a sensação de um espaço maior e mais organizado. 

Leia mais: 45 Inspirações Para Usar o Subway Tiles, o Azulejo do Metrô

Organização também é a palavra chave para espaços pequenos, em locais com capacidade menor de armazenamento, é muito importante repensar nos itens que são essenciais para o cotidiano e determinar o local onde cada coisa deve ser guardada. Cozinhas abarrotadas de coisas vão parecer menores, e sem dúvida, não são nada funcionais.

Leia mais: 32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala

Atenção também ao tamanho e posição dos eletrodomésticos da cozinha. Uma geladeira enorme pode ser o sonho de consumo de muitas pessoas, mas pode não funcionar tão bem em uma cozinha pequena. Uma boa ideia é tentar embutir alguns deles na marcenaria para dar a impressão de um ambiente mais limpo visualmente. Cooktop, coifa e micro-ondas podem ser colocados em uma ilha, por exemplo, que também pode receber banquinhos de um dos lados para realização refeições rápidas no dia a dia.

Confira 39 projetos de cozinhas pequenas com soluções inteligentes para se inspirar.

1. Cozinha escandinava, com nichos na ilha para decoração e armazenar atividades das crianças.

Cozinha escandinava, com nichos na ilha para decoração e armazenar atividades das crianças. Piso com revestimento de madeira, luminária de parede e armários brancos.

2. Cozinha de canto, toda em branco e com linhas simples para ampliar o espaço. Ilha central serve como apoio ao preparo de refeições e bancada de refeições rápidas.

Cozinha de canto, toda em branco e com linhas simples para ampliar o espaço. Ilha central serve como apoio ao preparo de refeições e bancada de refeições rápidas.

3. Cozinha minúscula traz eletrodomésticos pequenos com ilha central que de um lado serve como espaço extra de armazenamento, do outro para refeições.

Cozinha minúscula traz eletrodomésticos pequenos com ilha central que de um lado serve como espaço extra de armazenamento, do outro para refeições. Cozinha branca com piso de madeira.

4. Um espaço pequeno não precisa ser branco. Nesta cozinha, os proprietários apostaram em elementos industriais e um toque de amarelo.

Cozinha com elementos industriais e um toque de amarelo. Tijolinhos na parede do fundo e luminária de teto.

5. Cozinha com linhas retas, base em branco e madeira para aquecer o ambiente. Para fugir do básico, a aposta foi o revestimento azul, com paginação espinha de peixe.

Cozinha com linhas retas, base em branco e madeira. Revestimento azul com paginação espinha de peixe.

6. Marcenaria de linhas retas ocupa todo espaço, do chão ao teto, e traz eletrodomésticos embutidos para deixar espaço livre nas bancadas. Mais uma vez, a escolha do revestimento foi pensada para criar um ponto de destaque.

Cozinha com marcenaria de linhas retas do chão ao teto, com eletrodomésticos embutidos. E na parede revestimento geométrico.

7. Preto e Amarelo dão o tom desta cozinha compacta, além de segmentar as cores entre a parte de cima e debaixo, o armário superior é levemente menos profundo para garantir melhor circulação.

Cozinha compacta com pintura preta e amarela.

8. Neste espaço, cozinha e lavanderia foram totalmente integradas pela marcenaria e bancadas. Os moradores optaram pela ausência de puxadores, que além de conferir uma linguagem mais fluída do ambiente, também dá um toque retro.

Cozinha e lavanderia integradas pela marcenaria e bancadas. Armários sem puxadores.

9. A cozinha americana apresenta uma bancada estreita onde não seria possível incluir eletrodomésticos. A solução foi aproveitá-la para refeições rápidas e integrá-la ao estar, como espaço para apoiar pequenos objetos e decoração.

A cozinha americana apresenta uma bancada estreita. Parede com revestimento de madeira.

10. Em cozinhas pequenas, vale a pela aproveitar todos os espaços. Neste projeto moderninho, com armários em azul pastel e revestimento de metrô, o espaço sobre a geladeira recebeu uma adega e um nicho para decorações.

Cozinha pequena com revestimento de metrô, armários na cor azul pastel e sobre a geladeira uma adega.

11. Superfícies espelhadas ajudam a ampliar ambientes.

Cozinha pequena com superfícies espelhadas. bancada de porcelanato.

12. Em estilo americano, este é um exemplo de como a iluminação pode ajudar a ampliar ambientes e tornar o espaço mais funcional. Neste caso, o teto inteiro traz spots de luz, na ilha central, os pendentes modernos conferem uma iluminação mais focada.

Cozinha pequena com estilo americano com luminárias de teto sobre a mancada.

13. Outro exemplo de aproveitamento de espaço. Acima da geladeira o armário e o nicho podem guardar louças menos utilizadas no dia a dia e decorações, na parte lateral a marcenaria estreita foi reservada como despensa para temperos.

Cozinha pequena com bom aproveitamento de espaço. Parede com revestimento geométrico.

14. Eletrodomésticos e acessórios no mesmo tom da marcenaria ajudam conferir uma estética homogênea à cozinha pequena.

Cozinha pequena com marcenaria e eletrodomésticos no mesmo tom.

15. Com o desejo de ter uma ilha na cozinha, a aposta foi utilizá-la como elemento vazado para não dar a sensação de um espaço com muitas divisões. Os armários foram colocados até o teto, priorizando tons claros na parte superior para alongar o pé direito.

Cozinha pequena com ilha vazada e marcenaria to chão ao teto para alongar o pé direito.

16. Apesar de pequena, esta cozinha com características industriais e tons de madeira apresenta soluções inteligentes. Os armários seguem até o teto e a ilha central foi delimitada em dois níveis, o mais alto para bancada de refeições rápidas e o mais baixo, para suporte nos preparos e armazenamento

Foto: Cartelle Design/Divulgação

17. Com bastante espaço para armazenamento, poucos e funcionais eletrodomésticos, a cozinha mescla revestimentos geométricos, madeiras quentes e tons claros.

cozinha mescla revestimentos geométricos, madeiras quentes e tons claros.

18. Com paleta de cores básica, o projeto prioriza uma marcenaria menos profunda na altura da cabeça para trazer a sensação de mais espaço para circulação.

Cozinha pequena com marcenaria menos profunda. Parede com revestimento de metrô e piso com revestimento de mármore.

19. Cozinha brinca com a ideia de claro e escuro, com uma base branca e marcenaria escura com linhas retas.

Cozinha brinca com a ideia de claro e escuro, com uma base branca e marcenaria escura com linhas retas.  Parede com revestimento metrô.

20. Com temática industrial, esse projeto brinca com volumes, na qual os eletrodomésticos não são exatamente do mesmo tamanho dos eletrodomésticos. Para com a temática, cimento, preto e azulejo de metrô foram as escolhas do arquiteto.

Cozinha pequena com decoração industrial; marcenaria preta, geladeira preta, teto revestido com cimento queimado, parede com revestimento do metrô e piso de porcelanato.
Foto: Bruno Moraes

21. Marcenaria Colorida também é permitida em espaços pequenos. Neste caso, a tom de azul harmonizou com as linhas retas e discretas do restante do projeto.

Cozinha pequena com marcenaria azul, parede com revestimento do metrô na cor branco. E trilho com sposts de luz.
Foto: Anna Peppe

22. Vários elementos foram combinados de maneira harmoniosa. Destaque o tom de rosa da marcenaria, mesclado à madeira clara e geometria do revestimento.

Cozinha com vários elementos combinados de maneira harmoniosa. Armário com cor rosa e madeira clara, e parede com revestimento geométrico.

23. Com leve toque e cor, na tonalidade verde menta, cozinha ganhou amplitude com entrada de luz natural através do cobogó, que separa sem isolar completamente a lavanderia.

Cozinha pequena branca com um leve toque de verde menta nos armários baixos. Parede com revestimento de metrô e cobogó como divisória entre cozinha e lavanderia.
Foto: Leticia de Nóbrega

24. A iluminação surge como aliada para valorizar espaços pequenos. Posicionada em três locais diferentes: geral colocada no teto, em rasgo na marcenaria para iluminar a bancada de trabalho e focada em pendentes para criar ponto de destaque na superfície de refeições.

Cozinha pequena integrada com sala de estar através de uma bancada de madeira.
Foto: PKB Arquitetura

25. Com estilo escandinavo, cozinha apresenta vários elementos em alta no décor: madeiras claras, tons de cobre e azulejo de metrô.

Com estilo escandinavo, cozinha apresenta vários elementos em alta no décor: madeiras claras, tons de cobre e azulejo de metrô.

26. Cozinha moderna com marcenaria preta, tijolo aparente e toques de cor no mobiliário.

Cozinha moderna com marcenaria preta, tijolo aparente e toques de cor no mobiliário.

27. Projeto com temática industrial, com bancada central que abriga cooktop e coifa.

28. Iluminação embutida chama atenção para o pé direito alto. A Bancada de refeições foi integrada a uma área de apoio ao preparo dos alimentos.

Cozinha com bancada de refeição integrada a uma área de apoio no preparo dos alimentos.  Armários de madeira que vão do piso ao teto e um toque de amarelo nos armários de cima.

29. Com marcenaria mais simples, os revestimentos são o ponto de destaque do projeto. Neste caso, organização e escolha de louças bonitas são essenciais para harmonia do ambiente.

Cozinha com revestimento do metrô na parede do fundo e revestimento geométrico na parede lateral. Cadeiras amarelas com pés de palito

30. Decoração escandinava traz a madeira como elemento de integração entre os ambientes. Abaixo da mesa, que ao mesmo tempo serve como ilha, projeto de marcenaria otimizou o espaço para armazenamento.

Cozinha com decoração escandinava. Armários e mesa de madeira.

31. Projeto de cozinha escandinava, com modulação não convencional. O espaço ao centro foi aproveitado para inserir uma pequena mesa para refeições.

Cozinha com decoração escandinava, armários na cor madeira clara e branco, além de uma mesa pequena no centro da cozinha.

32. Projeto com inspiração industrial com toque de madeira. Eletrodomésticos de inox e pendentes com lâmpadas de filamento deram aspecto moderninho.

Cozinha pequena com inspiração industrial com toque de madeira. Parede do fundo com revestimento de metrô.

33. Cozinha escandinava com toques de madeira no mobiliário e pedra no frontão. Tons claros e iluminação natural tornam o espaço mais amplo.

Cozinha escandinava com tons claros e integrada a sala de jantar. Sofá de canto com tom pastel e mesa de madeira. Na lateral tem uma entrada de luz natural.

34. Ilha central foi conectada a mesa de jantar, tornando possível aproximar as pessoas durante o preparo das refeições.

Cozinha integrada com sala de jantar. Mesa conectada com ilha e plantas suspensas.

35. Cimento queimado pode ser um bom aliado na hora de conferir unidade a espaços pequenos, indo do chão ao teto, além de combinar com diferentes estilos de decoração.

Cozinha com tons sóbrios. Revestimento de cimento queimado  no piso, bancada e parede. Armários, luminárias, eletrodomésticos e bancos, todos na cor preto.

36. O projeto mesclou diversos tipos de revestimentos para uma estética moderna: madeira, tijolos aparentes e concreto.

Cozinha pequena com estilo industrial. Revestimento de tijolinhos aparentes, instalações aparentes, teto de cimento queimado, piso de madeira cinza e armários e mesa de madeira clara.
39 ideias e soluções para cozinhas pequenas

37. Inspiração escandinava, com muitos detalhes em latão.

Cozinha escandinava integrada com sala através do balcão. Piso de madeira cinza e marrom. Armários brancos.
39 ideias e soluções para cozinhas pequenas

38. A cor vibrante é o elemento de destaque desta cozinha pequena, que trás revestimentos e mobiliários mais básicos para balancear.

Cozinha e sala de jantar integradas por uma ilha. Ambiente branco com um toque de azul. Piso de madeira e revestimento do metrô branco.
39 ideias e soluções para cozinhas pequenas

39. Linhas retas e toques de cinza chumbo tornam esta decoração moderna, os móveis brancos saltam da parede com iluminação embutida.

Cozinha integrada com sala de jantar. Projeto moderno com armários que saltam da parede.
39 ideias e soluções para cozinhas pequenas
Lilian Revestindo a Casa
Calendario 18 setembro 2019 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais