O estilo industrial teve sua predominância e início entre os anos de 1950 e 1970 em Nova York, onde surgiram os lofts urbanos modernos, advindos do reaproveitamento de antigos galpões e armazéns como residências, nos quais os moradores mais descolados buscavam manter as características originais das construções: ambientes amplos e funcionais que integravam os espaços de convivência com muito charme e praticidade, fiação aparente, tijolos expostos, piso de cimento e estruturas visíveis.
Atualmente, é uma linha de decoração que vem sendo amplamente adotada por muitos arquitetos e designers, por apresentar uma linguagem urbana e contemporânea e estar associada ao uso de áreas integradas, ideal para receber as pessoas em casa com muito conforto e requinte. Além disso, esse estilo traz um charme desconstruído para o espaço, a partir das inspirações e referências do design industrial e do equilíbrio entre as estruturas expostas com uma decoração sofisticada.
LEIA MAIS: Veja 04 dicas para fazer uma decoração com estilo moderno
A principal característica desse estilo é manter o ambiente com o aspecto mais “cru”, ou seja, as paredes com tijolos a vista ou concreto, as instalações elétricas e hidráulicas aparentes, o uso de madeira de demolição e metais tanto no teto quanto nas paredes.
Para não errar na composição, existem alguns pontos fundamentais a serem considerados: a utilização de cores sóbrias e neutras como base da composição é uma boa pedida. Ao se optar por esse estilo, é importante manter o equilíbrio e harmonia entre os elementos industriais considerados mais pesados e os objetos decorativos, tais como quadros, tapetes, tecido macios e densos, texturas e plantas, para dar um ar descontraído, conferir personalidade e tornar o espaço mais acolhedor.
Apesar de ser uma particularidade do Estilo Industrial, ter as paredes sem acabamento, ou com concreto aparente, você pode buscar algumas alternativas para deixar o seu espaço caracterizado pelo estilo descrito, com o uso de móveis e acessórios decorativos.
LEIA MAIS: 45 Inspirações Para Usar o Subway Tiles, o Azulejo do Metrô
A seguir, vamos mostrar alguns
aspectos principais que caracterizam o estilo industrial, acompanhadas de
imagens de ambientes inspiradores:
Dica 01 – Ambientes integrados:
Dica 02 – Superfícies sem acabamentos:
Dica 03 – Móveis e/ou materiais metálicos:
Dica 04 – Móveis e/ou materiais de madeira de demolição:
Dica 05 – Tubulações e estrutura aparentes:
Dica 06 – Tons terrosos e neutros:
Autoria: @lyranavasarquitetura
Soraya Navas é de São Paulo, formada em Design de Interiores e adora viver na cidade, conhecer lugares e pessoas interessantes.
Ama dar ideias e dicas, principalmente de interiores, e acredita que o compartilhamento de saberes enriquece e conecta as pessoas.
Fernanda Lyra é da Paraíba e atualmente vive em São Paulo, formada em Arquitetura e Urbanismo e tem experiência em Interiores. Ama viver novas experiências e está sempre aberta para conhecer pessoas e eternizar bons momentos e também adora compartilhar conhecimento.
Clique Aqui conheça o Instagram da Dupla e inspire-se!