Paleta de cores vivas, estampas florais e muitas plantas: não faltam ideias para trazer o clima da primavera para todos os ambientes
Tchau, tchau, inverno! A Primavera chegou! Elevação da umidade do ar, desabrochar das flores, mais cores no dia a dia. Não faltam motivos para gostar da primavera: é hora de dar adeus às pesadas roupas de cama, mudar a paleta de cores e deixar a casa pronta para receber a estação mais leve e florida do ano.
CONFIRA: VEJA FORMAS DE APROVEITAR O TEMPO EM CASA E FAZER PEQUENAS REFORMAS
Mas como promover essa preparação e renovar o lar, que se tornou muito mais presentes em nossas vidas nesse ano? O time de arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do Andrade & Mello Arquitetura; Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva seu nome, Danielle Dantas e Paula Passos, do Dantas & Passos Arquitetura, Roberta Iervolino Giglio, da Figa Arquitetura e Pati Cillo, do escritório Pati Cillo Arquitetura, dá uma série de dicas para ajudar nessa empreitada. Acompanhe:
Mudar, mas sem ser radical
A arquiteta Cristiane Schiavoni é adepta da parcimônia. Levando em consideração que nem sempre é necessário promover alterações profundas para transformar a atmosfera, ela indica que é possível inserir a primavera em casa com poucas mudanças. “Saem de cena as mantas de tricô e os tons sóbrios. É muito gostoso quando conseguimos conferir esse clima alegre com a substituição de objetos e almofadas na sala de estar e na varanda”, exemplifica Cristiane. Nos dormitórios, ela sugere a renovação por meio do enxoval de cama.
Primavera na varanda: a arquiteta Cristiane Schiavoni apostou no gradiente do azul claro, preparando o ambiente para os moradores vivenciarem a estação. “Quem preferir, pode seguir pelos tons pastel, mas o momento também abre o leque para as nuances mais vibrantes e intensas”, diz a arquiteta.
No dormitório: com a base branca do projeto, bastou Cristiane Schiavoni investir em um enxoval rosa claro e com motivos florais para deixar o cômodo com a delicadeza que a estação nos convida. Na mesinha lateral, arranjos de flores do campo podem (e devem!) sempre renovar o astral do quarto.
As arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, do escritório Dantas & Passos Arquitetura, enfatizam a renovação que a estação evoca nas pessoas. “Se olharmos pelo significado, o equinócio da primavera vem como um renascimento e a chance de voltar à vida depois do recolhimento que inverno nos estimula. As cores são a nossa forma de expressão em casa”, diz Paula Passos. E ainda que seja tentador, “bom senso e equilíbrio nas escolhas é o caminho para que o cômodo possa emanar a energia esperada”, completa Danielle Dantas.
Ponto de cor na cortina: com a possibilidade de definir um elemento para expressar as cores, no dormitório com base clara, as arquitetas do escritório Dantas & Passos Arquitetura escolheram a cortina de tons quentes. Além disso, elas sugerem eleger uma parede pontual que pode receber as cores da estação e, na cozinha, evidenciar potes coloridos e panos de pratos bordados com flores e folhagens.
Paleta de cores
Tons claros como o off white ou cinza claro são a base para a alquimia efervescente das cores da primavera. Para Roberta Iervolino Giglio, da Figa Arquitetura, “amarelo, laranja, rosa, verde e azul se ajustam perfeitamente com a estação”.
Cores da primavera: na varanda projetada pela Figa Arquitetura, a ambiência primaveril é realçada com as almofadas laranjas no sofá chaise. “A base neutra do décor permite esse contraste com as cores fortes”, clarifica a arquiteta Roberta.
A arquiteta Paula Passos chancela as cores apontadas por Roberta e expõe outra tendência para o período: o neo mint, que revela um toque futurista e, ao mesmo tempo, a conexão com a natureza, e o pink, que simboliza a fusão do rosa com o violeta. “Aprecio muito esse mix que desperta a jovialidade e o romantismo de uma forma muito moderna”, suspira Paula Passos.
Acessórios dão o charme
A arquiteta Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, demonstra seu olhar para os acessórios, que possibilita entrar no mood da época. Além da decoração em si, ela recomenda tirar do armário os acessórios utilizados em ocasiões especiais. “Que tal expor na mesa os sousplats com motivos florais combinados com copos, talheres, guardanapos, travessas e apoios de panela com cores mais vibrantes?”, sugere Erika, sócia de Renato Andrade.
Na mesa da sala de jantar ou da varanda gourmet: tons fortes na composição realizada por Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura.
Para quem aposta em uma paleta mais clara, inspirada no estilo escandinavo, por exemplo, a arquiteta Pati Cillo, do Pati Cillo Arquitetura, traz a solução: “Você pode deixar o ambiente mais clean e branquinho e salpicar o colorido em tapete, cachepôs, flores e essências”. As luminárias também são boas pedidas!