Qual o futuro das mostras de arquitetura?

O que pouco se sabe sobre mostras de arquitetura é que a primeira mostra, a CASA COR, foi criada no dia 8 de junho de 1987 em São Paulo, Idealizada por Yolanda Figueiredo e Angélica Rueda, surgiu com o intuito de ser um evento social, cultural e benemérito.  A proposta era reunir  nomes da decoração, […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 10 setembro 2020 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

O que pouco se sabe sobre mostras de arquitetura é que a primeira mostra, a CASA COR, foi criada no dia 8 de junho de 1987 em São Paulo, Idealizada por Yolanda Figueiredo e Angélica Rueda, surgiu com o intuito de ser um evento social, cultural e benemérito.  A proposta era reunir  nomes da decoração, arquitetura e paisagismo. Levando não só a visibilidade dos profissionais e seus estilos, mas sim trazer referências e tendências mais próxima do público. 

CONFIRA: 8 INOVAÇÕES EM MATERIAIS DA EXPO REVESTIR 2020

Capa da 1ª Edição da Revista Casa Vogue com o lançamento de uma das mostras de arquitetura Casa Cor.
Capa da 1ª Edição da Revista Casa Vogue
Fonte: Facebook da Casa Cor

Sala de estar com sofá branco, mesa de centro, vasos de flores,

Área externa arborizada com escultura de onça, bancos e puffs e deck de madeira.
Fotos de Ambientes de uma das primeiras mostras de arquitetura
Fonte: Casa.com.br

No ano de 1991 o Rio de Janeiro recebeu a primeira franquia da CASA COR, poucos meses depois foi a vez de Brasília e a partir daí a mostra segue nos principais estados do Brasil. Já em 2018 aconteceu a primeira edição de uma das mostras de arquitetura e decoração Casas Conceito, 100% baiana e produzida pelo Grupo AV administrada pela empresária, design e comunicadora Andreia Velame. O grande diferencial é a valorização dos profissionais baianos e principalmente da cultura rica que a Bahia tem, uma das curiosidades também, é que as Casas Conceito sempre cria suas próprias obras, ou seja, aproveita espaços belíssimos da capital baiana para construir juntamente com sua equipe, parceiros e arquitetos  ambientes surpreendentes.

Ambiente Bangalô Suíte de Hóspedes Sumaúma com cama de casal, cadeiras e rede do lado de fora.
Um dos ambientes da primeira mostra das Casas conceito. Bangalô Suíte de Hóspedes Sumaúma, criado pela Arquiteta Iamna Smarcevscki
Fonte: Instagram Casas Conceito

Bahia marina com vista para o mar e local de realização da segunda edição mostras de arquitetura Casas Conceito
Foto da segunda edição realizada na bahia marina
Fonte: Instagram Casas Conceito

“Como vão ficar as mostras de arquitetura neste período pandêmico?” Quem se fez essa pergunta foi a Arquiteta Karol Naves criadora das Casas Colab, através de um insight que teve na quarentena e foi logo compartilhar com seus amigos profissionais da área. No dia 2 Maio de 2020, Karol juntamente com parceiros arquitetos e designers lançou a primeira mostra virtual da Bahia, que entra na sua  segunda edição (07 de setembro à 07 de outubro de 2020) que e traz o conceito e estilo do minimalismo além de colaboradores Arquitetos e designers de outros estados. Mas pelo que se sabe a primeira mostra virtual do Brasil, se não do mundo, foi criado pela Casa Pixel idealizada por Augusto Thomé , Avai Nunes e Junior Roriz no ano de 2016.

No dia 2 Maio de 2020, Karol juntamente com parceiros arquitetos e designers lançou a primeira mostra virtual da Bahia, que entra na sua  segunda edição (07 de setembro à 07 de outubro de 2020) que e traz o conceito e estilo do minimalismo além de colaboradores Arquitetos e designers de outros estados. Mas pelo que se sabe a primeira mostra virtual do Brasil, se não do mundo, foi criado pela Casa Pixel idealizada por Augusto Thomé , Avai Nunes e Junior Roriz no ano de 2016.

Mostras de arquitetura Como a Casas Conceito que já teve suas edições presenciais, se adaptou também ao virtual que inaugura no dia 16 de setembro de 2020.

Mesa de madeira com notbook, livros, blocos de anotações, papel e caneta.
Imagem 3d do Atelê Terapya para seguda edição das Casas colab do Arquiteto Rafael Bittencourt
Fonte: Arquivo Pessoal 

A perspectiva digital 3d a cada dia vem evoluindo, trazendo ainda mais realidade no desenvolvimento de um projeto, o que ajuda a definir e visualizar proporção do espaço (ergonomia), acabamentos, mobiliários… Facilitando na decisão partindo para execução de um projeto! Uma coisa é certa, as mostras de arquitetura sempre vão se reinventar e acredito que o virtual e o presencial estarão  ligados nas próximas edições, o bacana é que além de ser acessível a todos, não deixamos de nos inspirar…E você o que acha dessa nova fase virtual?

Baiano, nascido e criado em Salvador/BA, apaixonado por toda forma de arte.
Escolhi ser Arquiteto pela diversidade que essa profissão me proporciona, que envolve pessoas, sonhos e realizações. Sempre quis e quero envolver essas diversidades em algo que faço. A cenografia veio como um plus a mais no meu conhecimento e no meu modo de ver o contexto em que me encontro, seja ele urbano, residencial, comercial ou até a própria cena de eventos e espetáculos…
Além de executar projetos de Arquitetura e Cenografia, Rafa é criador do projeto #Deuinsight e da pagina @rb_studiooficial, ambas tem o intuito de valorizar profissionais de arquitetura, cenografia e artes no geral.




Lilian Revestindo a Casa
Calendario 10 setembro 2020 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais