8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020

A Expo Revestir, maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, que completou sua 18ª edição neste mês, apresenta todos os anos produtos e soluções para o segmento de acabamentos. E eu sempre fico curiosa para saber as novidades que podem ajudar a solucionar algum problema que profissionais da construção civil e consumidores encontram em seu dia a dia. Fiz um tour por toda a feira e, a seguir, separei alguns produtos que considero mais inovadores. Confira!

1. Ladrilho hidráulico com 11 mm

Cozinha branca com, cadeiras coloridas, planta e Ladrilho Hidráulico
8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)

Ladrilhos hidráulicos são fabricados em processo artesanal e sua matéria-prima principal é o cimento. Os modelos convencionais possuem em média 17 mm de espessura e, em muitos casos, a instalação se dá junto a outros tipos de revestimentos, como porcelanatos e cerâmicos, sendo necessário rebaixar o contrapiso para que todos os fiquem com a mesma altura.

A Adama agora vai produzir ladrilho hidráulico através de um sistema de compactação para o ladrilho ficar apenas com 11 mm (espessura média de porcelanatos e cerâmicas), tornando o produto mais leve, fácil de instalar e com a mesma durabilidade do convencional.

2. Deck de piso atérmico

Deck de piso atérmico branco
8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)

Decks são uma solução para áreas externas. Mas, quando falamos em deck de madeira ou produtos que reproduzem esse tipo de material, eles acabam retendo mais calor por conta da coloração escura.

A Castelatto lançou um deck atérmico – trata-se de um piso cimentício específico para área externa e que não esquenta e também tem a possibilidade de captação de água. Esse material pode ser usado para a elevação de pavimentos, abrigando o maquinário da piscina ou outros itens desejados.

3. Revestimento de vidro que reproduz mármore de grandes formatos

Revestimento de vidro que reproduz mármore.
8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)

Uma das grandes apostas da feira foi o lançamento Corstone fabricado pela Weiku. De fabricação nacional, o produto permite incluir uma imagem reproduzindo o revestimento escolhido entre duas chapas de vidro. Por ser completamente vedado, a peça garante segurança, durabilidade de um vidro de alta resistência, e proteção UV.

Na Revestir eles apresentaram uma coleção que reproduz mármore exóticos, com a vantagem de ser mais leve, facilitando a instalação. É considerado um produto de alto padrão com um bom custo-benefício e formatos que variam de 100×100 cm a 300×150 cm.

4. Torneira hospitalar com Ozônio

Pessoa lavando a mão em torneira hospitalar prata com ozônio
8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)

Em ambientes hospitalares é primordial o processo de higienização das mãos. E pensando nessa necessidade a Docol lança uma evolução da torneira Blink que, além de funcionar de forma automática com a simples aproximação das mãos, proporciona maior segurança e qualidade ao processo de assepsia. A tecnologia DocolOzônio é responsável por eliminar 99% das bactérias. Um grande ganho contra a proliferação de microrganismos.

SAIBA MAIS: O QUE A EXPO REVESTIR 2019 NOS TROUXE DE REFLEXÃO

5. Porcelanato de maxi formato que entra no elevador

Ambiente com porcelanatos de maxi, mesa redonda e quadro.
8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)

Os revestimentos em grandes formatos vieram para ficar! Quando instalados em pisos e paredes, eles criam um efeito de amplitude. Mas um problema enfrentado é o içamento das peças, já que muitas tem mais de 2 metros e não entram nos elevadores.

Pensando nessa dificuldade, a Roca lançou o formato 2 x 1 m, adequado para entrar no elevador e em diversos padrões que reproduzem mármores, concreto, aço… 

6. Pintura automotiva com 16 opções de cores para metais sanitários

Cuba branca de banheiro, com toneiras de metais azul e laranja.
8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)

Já pensou em ter seus metais sanitários na cor laranja, rosa ou, então, azul? A Rubinettos lançou um serviço personalizado para fazer pintura em todos os metais do seu banheiro e cozinha, como o chuveiro, torneiras, acessórios, papeleira, porta-xampu… São 16 opções ao todo. Você escolhe o seu metal e eles fazem a coloração. O tipo de pintura usada é a automotiva, garantindo alta resistência e durabilidade.

7. Revestimento metalizado 3D para a área externa

Ambiente com revestimento personalizado 3D, mesas, cadeiras coloridas e estante.
8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)

Os revestimentos metalizados não podem ser usados em áreas externas, pois muitos modelos recebem uma pintura superficial que não é resistente a intempéries como sol, chuva e podem diltar com as mudanças de temperatura.

Neste ano, a Portinari lançou um porcelanato 3D sem relevos no formato 30 cm x 1,20 m e 60 cm x 1,20 m que pode ir em fachadas. Eles desenvolveram uma tinta metalizada que não sofre ataque químico e garante durabilidade.

8. Produtos específicos para teto

Sala com teto vinílico que reproduz madeira, sofá cinza com almoçadas e estante marrom.
8 inovações em materiais da Expo Revestir 2020 (Foto: Divulgação)

A Teto Vinilico é uma das primeiras empresa focadas em produtos para o teto. São 23 opções de acabamentos para áreas internas e em diversos estilos de superfícies que reproduzem diversas madeiras e concreto.

O produto é extremamente leve, tem sistema de encaixe imperceptível, quinas com ângulo superior a 90°, é mais rápido de instalar e tem flexibilidade para projetos de base curva. 


Newsletter
Avatar

Lilian Santos

Lilian Santos é formada em Design de Interiores e Marketing, trabalhou durante 07 anos em lojas especializadas em revestimentos, fez diversos cursos e treinamentos do segmento e resolveu pegar todo o seu conhecimento e criar o Revestindo a Casa para compartilhar dicas técnicas, que hoje ajuda milhares de pessoas. Ela desenvolve conteúdos para o digital, treinamentos para empresas do segmento, palestras e consultorias. Ah ela adora dar boas risadas, sempre tenta ver o lado bom das coisas e ama viajar.

Leave a Comment