O que pouco se sabe sobre mostras de arquitetura é que a primeira mostra, a CASA COR, foi criada no dia 8 de junho de 1987 em São Paulo, Idealizada por Yolanda Figueiredo e Angélica Rueda, surgiu com o intuito de ser um evento social, cultural e benemérito. A proposta era reunir nomes da decoração, arquitetura e paisagismo. Levando não só a visibilidade dos profissionais e seus estilos, mas sim trazer referências e tendências mais próxima do público.
CONFIRA: 8 INOVAÇÕES EM MATERIAIS DA EXPO REVESTIR 2020
No ano de 1991 o Rio de Janeiro recebeu a primeira franquia da CASA COR, poucos meses depois foi a vez de Brasília e a partir daí a mostra segue nos principais estados do Brasil. Já em 2018 aconteceu a primeira edição de uma das mostras de arquitetura e decoração Casas Conceito, 100% baiana e produzida pelo Grupo AV administrada pela empresária, design e comunicadora Andreia Velame. O grande diferencial é a valorização dos profissionais baianos e principalmente da cultura rica que a Bahia tem, uma das curiosidades também, é que as Casas Conceito sempre cria suas próprias obras, ou seja, aproveita espaços belíssimos da capital baiana para construir juntamente com sua equipe, parceiros e arquitetos ambientes surpreendentes.
“Como vão ficar as mostras de arquitetura neste período pandêmico?” Quem se fez essa pergunta foi a Arquiteta Karol Naves criadora das Casas Colab, através de um insight que teve na quarentena e foi logo compartilhar com seus amigos profissionais da área. No dia 2 Maio de 2020, Karol juntamente com parceiros arquitetos e designers lançou a primeira mostra virtual da Bahia, que entra na sua segunda edição (07 de setembro à 07 de outubro de 2020) que e traz o conceito e estilo do minimalismo além de colaboradores Arquitetos e designers de outros estados. Mas pelo que se sabe a primeira mostra virtual do Brasil, se não do mundo, foi criado pela Casa Pixel idealizada por Augusto Thomé , Avai Nunes e Junior Roriz no ano de 2016.
No dia 2 Maio de 2020, Karol juntamente com parceiros arquitetos e designers lançou a primeira mostra virtual da Bahia, que entra na sua segunda edição (07 de setembro à 07 de outubro de 2020) que e traz o conceito e estilo do minimalismo além de colaboradores Arquitetos e designers de outros estados. Mas pelo que se sabe a primeira mostra virtual do Brasil, se não do mundo, foi criado pela Casa Pixel idealizada por Augusto Thomé , Avai Nunes e Junior Roriz no ano de 2016.
Mostras de arquitetura Como a Casas Conceito que já teve suas edições presenciais, se adaptou também ao virtual que inaugura no dia 16 de setembro de 2020.
A perspectiva digital 3d a cada dia vem evoluindo, trazendo ainda mais realidade no desenvolvimento de um projeto, o que ajuda a definir e visualizar proporção do espaço (ergonomia), acabamentos, mobiliários… Facilitando na decisão partindo para execução de um projeto! Uma coisa é certa, as mostras de arquitetura sempre vão se reinventar e acredito que o virtual e o presencial estarão ligados nas próximas edições, o bacana é que além de ser acessível a todos, não deixamos de nos inspirar…E você o que acha dessa nova fase virtual?
Baiano, nascido e criado em Salvador/BA, apaixonado por toda forma de arte.
Escolhi ser Arquiteto pela diversidade que essa profissão me proporciona, que envolve pessoas, sonhos e realizações. Sempre quis e quero envolver essas diversidades em algo que faço. A cenografia veio como um plus a mais no meu conhecimento e no meu modo de ver o contexto em que me encontro, seja ele urbano, residencial, comercial ou até a própria cena de eventos e espetáculos…
Além de executar projetos de Arquitetura e Cenografia, Rafa é criador do projeto #Deuinsight e da pagina @rb_studiooficial, ambas tem o intuito de valorizar profissionais de arquitetura, cenografia e artes no geral.