Maneiras diferentes de aplicar revestimentos

Por Arquiteta Danielli do @studiojanela Vim contar a história de um projeto queridinho, o nome dele é #sj_eusebio53, vamos te mostrar maneiras diferentes de aplicar revestimentos. É o projeto de um jovem casal que estava saindo de um apartamento de 45m2 para esse de quase 70m2, na Avenida Eusébio Matoso, Pinheiros – SP. Vou começar […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 junho 2020 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Por Arquiteta Danielli do @studiojanela

Cozinha de apartamento com cadeiras verde, bancada com cooktop, geladeira cinza e armário em tons de cinza.

Vim contar a história de um projeto queridinho, o nome dele é #sj_eusebio53, vamos te mostrar maneiras diferentes de aplicar revestimentos.

É o projeto de um jovem casal que estava saindo de um apartamento de 45m2 para esse de quase 70m2, na Avenida Eusébio Matoso, Pinheiros – SP.

Vou começar contando sobre área social, a ideia era criar uma cozinha funcional pois eles amam cozinhar, além dos ambientes integrados para receber os amigos.

SAIBA MAIS: VAI REFORMAR A ÁREA COMUM DE UM PRÉDIO? VEJA DICAS IMPORTANTES

Sala de apartamento com sofá branco, almofadas coloridas, tapete azul e vista para sala de jantar

Com maneiras diferentes de aplicar revestimentos a solução foi nivelar o piso da varanda e transformá-la em sala de jantar, encapamos a condensadora do ar condicionado e no espaço remanescente continuamos com a marcenaria para embutir o frigobar. O destaque para esse móvel e o rack ficou para os tampos em concreto sob medida.

Sala de apartamento com revestimento cerâmico 3D em tons cinza, sofá cinza, almofadas coloridas e tapete azul compactado com ambiente de sala de jantar.

Escolhemos um revestimento cerâmico com efeito 3D assinado pelo arquiteto Philippe Starck para a parede principal da sala/cozinha. Ele acompanha toda a extensão desde a entrada contribuindo ainda mais para a integração desses ambientes. Por ser branco e ter uma proposta minimalista ele se integra muito bem ao contexto do projeto.

Mulher fechando porta de correr de painel de marcenaria que faz a divisão da cozinha com lavanderia.
Mulher fechando porta de correr que faz a divisão da cozinha com lavanderia.
O espaço destinado a lavanderia foi fechado com painel de marcenaria com duas portas de correr que, quando fechadas, se camuflam com o painel.

O segundo quarto do apartamento precisava cumprir três funções – ser um quarto de hóspedes, home-office e ter armários para complementar o closet da suíte principal. Criamos um armário em L que deriva para uma bancada para o notebook e, ao lado, um baú para roupa de cama que tem o mesmo tamanho da bicama, que foi comprada pronta.

Quarto de hóspedes com bicama, armário em L que deriva bancada para notebook, almofadas coloridas, meia parede pintada de azul e meia parede com revestimento subway e quadros decorativos.
Quarto de hóspedes com bicama, escrivaninha, almofadas coloridas, parede azul e quadros decorativos.

Escolhemos um tom de azul e um revestimento cerâmico metrô white com acabamento acetinado. A soma destes dois acabamentos resultou em um ambiente aconchegante e com personalidade.

Closet com armário em U com prateleiras

O quarto principal foi dividido em dois ambientes. O primeiro logo na entrada é o closet composto por um armário em formato de “U”. Cada lateral do closet ficou para um deles e na parte central organizamos a sapateira, algumas prateleiras e uma tábua de passar retrátil.

Quarto principal com cama de casal com cabeceira de drywall revestida até o teto com piso vinílico.
quarto de casal com parede de drywall revestida com piso vinílico aplicado na cabeceira do quarto, parede da cama  e no teto

Ao lado do closet, separado pelo próprio armário, encontra-se o quarto do casal.
Para esse quarto criamos uma cabeceira delimitada por uma estrutura de drywall que sai da parede e vai para o teto em forma de uma sanca rebaixada com iluminação indireta. O Centro onde se destaca a cabeceira da cama revestimos com piso vinílico que também se estende até o teto, colado diretamente na laje.

Banheiro com box espelhado, piso e azulejo e louças brancas
banheiro com armário, piso e azulejo branco, box de vidro com detalhes preto.

Nos banheiros fizemos menos intervenção civil. Foi mantida a base entregue pela construtora.

O banheiro social recebeu box espelhado para camufla-lo e trazer a sensação de lavabo para o ambiente. A área do frontão foi revestida com uma placa de MDF madeirado da mesma cor do gabinete. Fizemos um armário superior com espelho e uma pequena estante para objetos decorativos. Esse armário foi retro iluminado destacando o painel de marcenaria. Já o banheiro do casal foi executado todo em marcenaria branca. Recebeu também um armário superior, todo fechado, com portas espelhadas.

Vale destacar que os dois banheiros eram idênticos antes da obra e o resultado final mostra dois ambientes bem distintos. Isso reforça a importância do e mostra como conseguimos destacar e valorizar os ambientes de maneira simples e sem muito quebra quebra.

 

A Arquiteta DANIELLI JANELA nunca imaginou o que “seria quando crescesse” até chegar o momento do vestibular, mas ao longo dos anos na profissão ela percebeu que a arquitetura sempre esteve nela. Nas cabanas que fazia na sala da vó, as casas que construía de lego, fachadas e plantas que desenhava e todos os pequenos reparos que ela cismava em ajudar a fazer. Reforçando que a nossa profissão nos escolhe e não o contrário.

Tem experiência em projetos e obra nas áreas residenciais, coorporativas, áreas comuns e decorados, mas o que mais gosta de fazer é transformar um imóvel no lar dos seus clientes.

É formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie a quase 10 anos e coordena o STUDIO JANELA há 5 anos. Possui cursos de especialização em gestão de obras, design de mobiliário, marcenaria criativa, além de uma temporada na cidade de Barcelona.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 27 junho 2020 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais