Quem nunca perdeu a cabeça tentando remover o silicone do azulejo? Na maioria das vezes, a mancha é causada por um excesso de produto que sequer deveria estar lá e, com o tempo, tende a acumular sujeiras e comprometer o brilho do revestimento. E o pior: pode esfregar o quanto quiser, a clássica bucha com sabão não costuma surtir efeito!
Caso você não saiba, o silicone acético transparente é uma das formas mais comuns de impermeabilizar juntas entre azulejos, evitando a infiltração de água e prevenindo danos em ambientes úmidos, como banheiros, cozinhas, lavanderias e áreas externas. Ele ainda aumenta a resistência na fixação e atua como fungicida, evitando a proliferação de mofo nos rejuntes.
O silicone também é muito empregado em reparos diários, para vedar box de banheiros, corrigir um vazamento na pia ou preencher pequenos vãos entre bancadas e paredes. Quando aplicado cuidadosamente por mão de obra especializada, com pistola manual, espátula adequada e superfície protegida, o silicone não deve escorrer para os azulejos. Mas sabemos que não é bem assim que acontece!
O resultado é um excesso de produto sobre o revestimento que tende a dificultar a faxina no longo prazo. Na hora do desespero, muitas pessoas costumam recorrer a objetos pontiagudos ou afiados para a remoção, correndo um grande risco de danificar o revestimento. A acetona é outra favorita para resolver o problema, mas como outros produtos corrosivos, também pode comprometer a superfície do azulejo.
CONFIRA: AZULEJOS GEOMÉTRICOS: COMO E ONDE USAR
O melhor é utilizar um solvente específico para a remoção de silicone, facilmente encontrado em lojas de construção. A seguir, confira um passo a passo simples:
- Para remover uma camada de silicone antiga ou seca, use uma espátula com cuidado para não danificar a superfície dos azulejos.
- Deixe as janelas abertas para manter o ambiente ventilado e evitar intoxicação.
- Faça testes em uma área do azulejo, para garantir que a cor da superfície não seja comprometida.
- Com luvas de proteção, aplique o solvente removedor de silicone na área afetada e deixe agir por alguns minutos.
- Com a ajuda da espátula, remova o restante do silicone.
- Limpe a área com um pano úmido para remover os resíduos.
- Se possível, substitua o silicone por outros materiais vedantes, como argamassa ou rejunte epóxi, dependendo das características da superfície e das condições climáticas do ambiente.
Caso não funcione, pode ser necessário utilizar meios extremos, como lixadeiras elétricas ou até mesmo a substituição do azulejo. Por isso, sempre reforço a importância de não economizar na mão de obra que assentará o seu azulejo ou nos insumos necessários para isso. O rejunte epóxi pode até ser mais caro, mas em áreas molhadas costuma compensar o investimento para garantir a impermeabilização sem necessidade de silicone. Caso opte pelo silicone, certifique-se de que a aplicação seja feita corretamente, assim como a limpeza imediata de qualquer escorrimento.