Papel de parede líquido: o que é, como aplicar e vantagens

O papel de parede é uma excelente alternativa para quem deseja renovar a casa, sem se envolver em uma obra ou gastar muito. Deixando de lado os modelos convencionais, adesivos ou fixados com cola, o papel de parede líquido promete ser o queridinho da vez. Mas não se engane: ele não tem nada de papel!  […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 07 abril 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Papel de parede líquido

O papel de parede líquido pode ter este aspecto similar a um tapete, por conta das fibras de algodão e seda em sua composição (Foto: Shopee / Reprodução)

O papel de parede é uma excelente alternativa para quem deseja renovar a casa, sem se envolver em uma obra ou gastar muito. Deixando de lado os modelos convencionais, adesivos ou fixados com cola, o papel de parede líquido promete ser o queridinho da vez. Mas não se engane: ele não tem nada de papel! 

CONFIRA: PAPEL DE PAREDE PARA ÁREA EXTERNA? PODE SIM!

Também comercializado como ecopaper, trata-se de um material composto, geralmente, por gesso, algodão ou fibras de celulose e seda. Ele deve ser misturado com água e, então, aplicado na parede com a ajuda de uma desempenadeira. O processo é muito similar à aplicação de uma argamassa, por exemplo.

Papel de parede líquido

O papel de parede líquido costuma ser aplicado com o auxílio de uma desempenadeira (Foto: Freepik / Creative Commons)

Este método de aplicação, bem diferente da tinta e do papel de parede convencional, é o que garante uma das maiores vantagens do papel de parede líquido: ele é perfeito para esconder imperfeições, sem a necessidade de aplicar argamassa previamente. Para prepará-lo, basta seguir as orientações do fabricante, sem a obrigatoriedade de contratar uma mão de obra para isso. 

No geral, o produto é misturado com água e aplicado na parede com o auxílio de uma desempenadeira, distribuindo e alisando a massa na parede. O produto pode ser aplicado em diversas superfícies, como tijolos, azulejos, madeiras, paredes lidas ou com texturas, mas não adere a vidros e MDF. Depois, é só esperar secar. 

Ainda com pouca aplicação nos projetos brasileiros, este produto só pode ser utilizado em ambientes secos, como quartos e salas, por possuir uma alta taxa de absorção. Aplicá-lo em cozinhas, lavabos e banheiros, onde ele pode sofrer com respingos de água, pode comprometer a aderência do produto na parede. 

Papel de parede líquido

Existem diversas opções de cores para o papel de parede líquido, a depender dos materiais utilizados em sua formulação (Foto: Elo7 / Reprodução)

Já para retirá-lo, basta borrifar água, retirar o produto, espalhar sobre uma placa de vidro e esperar secar novamente. Assim, ele poderá ser reutilizado quando quiser. Caso haja algum risco ou mancha, basta borrifar água e reaplicar o produto, corrigindo a falha. Esta facilidade lhe rendeu a alcunha de sustentável: além de ser um material 100% natural e ecológico, cuja aplicação não gera resíduos, ele pode ser reaplicado e permite reparos facilmente. 

Outras vantagens são o custo-benefício, já que o valor é menor por m² quando considerada a mão de obra; o revestimento é antialérgico, antimofo e não possui cheiro por ser composto de materiais orgânicos; e ainda funciona como isolante térmico e acústico, atenuando barulhos e variações de temperatura por se tratar de uma nova camada em sua parede. 

 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 07 abril 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais