Diferenças entre piso vinílico em régua, placa e manta

Embora todo piso vinílico seja feito de PVC, nem todos são iguais e uma das principais diferenças está no modo de instalação e nos formatos. No caso do piso colado, o modelo mais tradicional, há mais formatos disponíveis, como: réguas, placas e mantas. Sua fixação é feita por meio de um adesivo, que é espalhado […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 05 abril 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Projeto da designer de interiores portuguesa Cláudia de Sousa com piso vinílico claro (Foto: Inbianco Photo / Divulgação)

Embora todo piso vinílico seja feito de PVC, nem todos são iguais e uma das principais diferenças está no modo de instalação e nos formatos. No caso do piso colado, o modelo mais tradicional, há mais formatos disponíveis, como: réguas, placas e mantas. Sua fixação é feita por meio de um adesivo, que é espalhado por todo o contrapiso antes da instalação.

Já o piso clicado, apesar da semelhança com o visual dos colados, apresenta menos opções de formatos: réguas, em sua maioria, mas também algumas placas. A fixação no contrapiso é feita por meio de um sistema de encaixe das peças, sem adesivo.

 

Confira a seguir as características de cada formato e algumas dicas de instalação! 

 

Régua

Piso vinílico em réguas Dakota, da Eucafloor (Foto: Eucatex / Divulgação)

 

Este é o modelo mais comum entre os pisos vinílicos e o que mais se assemelha aos pisos de madeira originais. Se você busca versatilidade em padrões e paginações, o vinílico em régua, com certeza, é o mais interessante. 

Arrisco dizer que todas as marcas possuem o modelo em régua, por isso, você encontrará mais opções de texturas, amadeirados e estampas. Quanto às dimensões, uma régua convencional da Eucatex possui 18,4 x 95 cm, mas há versões menores e maiores. 

Disponíveis nos modelos colados e clicados, as réguas permitem ousar na paginação, criando composições divertidas, como chevron, espinha de peixe ou escama de peixe. Além do piso, também podem ser aplicadas nas paredes e no teto! 

CONFIRA: PISO LAMINADO OU PISO VINÍLICO: QUAL A DIFERENÇA E COMO ESCOLHER ENTRE ELES

Os clicados são uma excelente opção para casas alugadas e obras comerciais, pois a instalação é mais rápida e podem ser removidos com mais facilidade e aplicados em outro lugar. Já os colados são mais baratos e mostram mais a irregularidade do contrapiso caso esteja desnivelado. Existem mais opções de modelos e cores diferentes. 

 

Placa

Projeto do Voilà Studio com piso vinílico em placas

Projeto do Voilà Studio com piso vinílico em placas (Foto: Divulgação / Roberta Gewehr) 

Similar ao modelo em régua, o vinílico em placa também pode ser colado ou clicado. Seu diferencial está nas diferentes possibilidades de formato, fugindo um pouco do tradicional retangular. Há marcas que além de placas quadradas, produzem modelos hexagonais, triangulares e trapezoidais. 

 

Manta

Projeto do arquiteto Raphael Wittmann, do RAWI Arquitetura + Design, com piso vinílico em manta

Projeto do arquiteto Raphael Wittmann, do RAWI Arquitetura + Design, com piso vinílico em manta (Foto: Alexandre Disaro/Divulgação)

O piso vinílico em manta é comercializado em rolo por m², de forma a cobrir o ambiente com menos juntas, facilitando a limpeza e a manutenção. Por conta desta característica, tornou-se o modelo obrigatório para áreas hospitalares e farmacêuticas. 

Em ambientes residenciais, podem ser uma escolha interessante para ambientes compridos, como corredores, ou que requerem superfícies anti alérgicas, como quartos infantis. Não retém poeira, não mancha, não absorve líquidos e ainda possui um ótimo isolamento térmico e acústico.

Sem emendas, graças à selagem, sua instalação é muito simples e prática. Contudo, ele só pode ser colado. Isso pode vir a ser uma desvantagem em imóveis alugados, caso haja a intenção de retirar o piso e levar consigo para o próximo apartamento. 

Projeto do escritório Macaxá Arquitetura com piso vinílico em réguas

Projeto do escritório Macaxá Arquitetura com piso vinílico em réguas (Foto: Gizele Rampazzo / Divulgação)

 

Instalação do piso vinílico

A espessura do piso vinílico varia de 2 a 3 mm. Para ter um resultado satisfatório na instalação é importante que o contrapiso esteja nivelado. Caso aplique o piso sem essa regularização, será possível ver as imperfeições e o resultado não será bom!

Por isso, é importante investir em mão de obra especializada e também analisar se não há pisos com espessuras diferentes no mesmo plano. Assim, não ficará nenhum “dente” que possa causar tropeços. 

 

Piso sobre piso

É possível aplicar o vinílico sobre outro piso existente como porcelanatos e pedras naturais como mármores e granitos. Mas esse piso precisa estar nivelado, sem desplacamento e problemas de infiltrações.

É importante solicitar uma vistoria a uma empresa de mão de obra especializada que vai fazer a instalação do produto. Por serem mais experientes eles vão conseguir analisar se vai ser possível a aplicação e fazer um orçamento mais adequado para esse tipo de serviço.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 05 abril 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais