Piso laminado ou piso vinílico: qual a diferença e como escolher entre eles

Uma dúvida muito comum no universo de revestimentos é a diferença entre piso vinílico e piso laminado. Por se tratarem de alternativas mais econômicas que, frequentemente, reproduzem madeira, é normal se confundir! Mas entender as especificidades de cada material irá ajudá-lo a tomar uma decisão mais acertada para o seu projeto.  CONFIRA: GUIA PRÁTICO: EUCAFLOOR […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 14 fevereiro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Sala de jantar com piso vinílico, mesa com seis cadeiras, paredes laranja e azul

Piso vinílico Dakota, da Eucafloor (Foto: Eucatex / Divulgação)

Uma dúvida muito comum no universo de revestimentos é a diferença entre piso vinílico e piso laminado. Por se tratarem de alternativas mais econômicas que, frequentemente, reproduzem madeira, é normal se confundir! Mas entender as especificidades de cada material irá ajudá-lo a tomar uma decisão mais acertada para o seu projeto. 

CONFIRA: GUIA PRÁTICO: EUCAFLOOR TRAZ DICAS PARA LIMPEZA DOS PISOS LAMINADOS E VINILICOS

O piso vinílico é feito de cloreto de vinila ou PVC. No mercado, é possível encontrar diversas opções de cores e texturas. Já o piso laminado é composto por diversas camadas de derivados de madeira, em larguras e comprimentos variados. Ele é coberto por uma resina melamínica e também dispõe de diversas cores, acabamentos e estampas. 

Sala de estar com Piso laminado com sofá cinza, painel da TV com lâminado e mesinha de centro

Piso laminado Carvalho Canela da Eucafloor (Foto: Eucatex / Divulgação)

Para entender na prática a diferença entre os revestimentos, separei alguns pontos nos quais eles se distinguem e que podem influenciar a sua escolha! 

Formatos

O piso vinílico está disponível no mercado no formato de manta, réguas e placas. O tipo mais usado em obras residenciais é o piso vinílico em  formato de régua, que permite diversas aplicações e paginações diferentes como a escama de peixe, por exemplo. Já os pisos laminados encontram-se disponíveis apenas nos formatos de régua e placa. 

Aparência

Tanto o piso vinílico como o laminado podem ser encontrados em inúmeras cores e texturas, com reproduções bastante verossímeis de madeira. Contudo, o piso vinílico sai na frente ao reproduzir com maior fidelidade outros padrões, como concreto e pedras. 

Quarto com piso vinílico, paredes azuis e cama de casal

Piso vinílico Texas da Eucafloor (Foto: Eucatex / Divulgação)

Aplicação 

Existem dois tipos de pisos vinílicos: os colados e os clicados. Os clicados são uma excelente opção para casas alugadas e obras comerciais, pois a instalação é mais rápida e podem ser removidos com mais facilidade e aplicados em outro lugar. Eles tem de 4 a 6 mm de espessura. Os colados são mais baratos e mão de obra precisa ser especializada pois mostram mais a irregularidade do contrapiso por serem mais fininhos, possuindo de 2mm a 3 mm de espessura. 

CONFIRA: EUCATEX DÁ DICAS DE COMO ORGANIZAR UM HOME OFFICE UTILIZANDO A CHAPA PERFURADA

Os pisos laminados são mais fáceis de instalar, apenas encaixando as réguas com a ajuda de espaçadores, sobre uma manta de polietileno. Costumam ser mais grossos, com 7 a 9 mm de espessura, o que também ajuda a disfarçar eventuais imperfeições e irregularidades no contrapiso. 

 

Manutenção 

A limpeza do piso laminado e do vinílico é bastante similar e deve ser feita com vassoura, aspirador de pó ou pano umedecido, evitando submergir os revestimentos em água. Um diferencial do piso laminado é que ele não precisa ser encerado, já que a resina lhe garante um acabamento brilhante por mais tempo. 

 

Sala de estar com piso laminado, sofá azul, paredes terra cota e bege

Piso laminado Carvalho Ouro da Eucafloor (Foto: Eucatex / Divulgação)

áreas molhadas

Se a ideia é aplicar o revestimento em área molhada, esqueça! Nem o piso vinílico, nem o laminado são recomendados para a imersão em água. Mas se compararmos a resistência a respingos ou uma maior umidade, o piso vinílico absorve menos líquidos. Como o piso laminado é feito de madeira, ele tende a absorver mais água do que o PVC. Ainda assim, uma quantidade exagerada de água pode levar ao descolamento das placas vinílicas ou a criação de mofo sob a superfície. 

Acústica 

Este costuma ser um ponto determinante na escolha entre o piso vinílico e o laminado. Por ser um revestimento mais rígido, o laminado propaga um pouco mais de som ao caminhar. Para a instalação em apartamentos, é recomendado utilizar uma manta acústica para que o barulho não incomode o vizinho de baixo. A Eucatex tem a manta Eucasoft Premium, que é um redutor de ruídos que confere ao piso laminado Eucafloor maior isolamento acústico, proporcionando uma redução de aproximadamente 35% nos ruídos no próprio ambiente e de cerca de 60% entre os pavimentos.

O piso vinílico tem uma absorção acústica maior por conta da sua composição.

Com todas essas informações, acredito que você consiga decidir qual o revestimento ideal para sua obra. É como eu sempre digo, não existe um melhor, todo produto apresenta vantagens e desvantagens. Por isso, é importante conhecer a fundo cada material para escolher aquele que se encaixa no perfil do cliente, sua rotina, uso e orçamento.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 14 fevereiro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais