Os Leilões de Bens Móveis da Lance Total são a oportunidade perfeita para arrematar aquele móvel dos sonhos por um preço muito abaixo do mercado. Mas para que o sonho não vire pesadelo é preciso estar atento a algumas regras. Um ponto frequentemente subestimado é a retirada das peças.
Após seu lance ser aceito e você efetuar o pagamento do boleto, é hora de retirar o seu lote no decorado. Sim, você é responsável por retirar e embalar o produto, e esses custos não estão inclusos no valor de compra. Atrasos, falta de ferramentas e mão de obra podem acarretar na perda do seu dinheiro. Por isso, é necessário se programar direitinho!
Visita ao decorado
Mais uma vez, me sinto na obrigação de bater nessa tecla com vocês! Antes mesmo de dar qualquer lance, visite o decorado para entender quais ferramentas, materiais, embalagens e transporte serão necessários para a retirada daquela peça desejada.
Eventualmente, podem haver avarias, amassados, riscos, sujeira, ausência de embalagem, de manuais e de alguns acessórios. Tudo isso pode e deve ser verificado durante a vistoria!
Não há direito à troca, e não são aceitas reclamações e desistências após a arrematação, então, garanta uma compra assertiva.
Transporte
Os bens são anunciados em medidas aproximadas, considerando uma margem de erro de até 10%. Se você está de olho em um eletrodoméstico ou móvel grande, na visita prévia ao decorado, leve uma fita métrica para garantir que o item arrematado caiba no seu carro. Em caso negativo, já se programe para contratar um caminhão, carreto ou frete.

A Mitre é uma das construtoras que leiloam bens móveis de decorados na Lance Total
Horário de retirada
No edital de cada leilão já está pré-definido o dia e o local para a retirada dos lotes. O horário é sempre das 10 às 14h, e a retirada é feita por ordem de chegada. Atenção: caso chegue após as 14h, você perderá seu direito ao lote e não poderá exigir seu dinheiro de volta.
Verificação do lote
Cabe ao comprador a conferência de seus lotes durante a retirada. Caso não encontre algum bem arrematado, você deve informar o funcionário responsável para que seja realizado o ressarcimento total ou parcial. O ressarcimento parcial é calculado a partir do valor total do lote dividido pela quantidade de itens. Tal reembolso ocorrerá em até 72 horas em dias úteis.
CONFIRA: LEILÃO DE MÓVEIS: ATÉ QUANTO VALE A PENA INVESTIR?
Embalagem
Além do transporte, o comprador também é responsável por embalar suas peças. Faça isso com carinho, afinal, você não quer que nada quebre no processo. Leve caixas, sacolas, plástico bolha, durex, enfim, tudo que julgar necessário para garantir o transporte seguro do seu novo xodó.
Mão de obra
Não é permitido que os funcionários do leiloeiro e da empresa vendedora ajudem no carregamento ou desmontagem de objetos arrematados, sendo sua total responsabilidade a mão de obra, as despesas e os custos relativos à desmontagem, remoção e transporte.
Embalar e retirar uma obra de arte, vaso e até cadeira é muito simples. Mas quando angariamos grandes lotes, como cozinhas planejadas ou bancadas com cubas, é necessário levar uma mão de obra especializada para a desmontagem, como um marceneiro e um marmorista.
Não esqueça de garantir a segurança do seu pessoal e fornecer todo o equipamento necessário, conforme as Normas Técnicas e de Segurança pertinentes.
Leve ferramentas
Caso a retirada não exija mão de obra especializada, mas ainda seja necessário desmontar a peça para o transporte, leve consigo as ferramentas necessárias, como chaves, furadeira, escada, entre outros. É o caso de chuveiros e torneiras, por exemplo.