Entenda a diferença de revestimentos à prova d’água e resistentes à água
O piso laminado não só parece madeira, como é! Produzido a partir de partículas de madeira, o laminado carrega algumas características deste material natural, incluindo sua permeabilidade. Essa tendência a absorver água pode ser um complicador na hora de especificar o revestimento para áreas molháveis, ou seja, sujeitas a respingos de água.
A busca por pisos laminados resistentes à água levou ao desenvolvimento de tecnologias capazes de reduzir essa absorção. Os pisos laminados Eucafloor, por exemplo, são feitos de HPP, um painel de alta densidade produzido com partículas de eucalipto alongadas e agulhadas.
Além do eucalipto ser uma das madeiras nativas mais resistentes à absorção de água, o entrelaçamento dessas partículas alongadas confere maior estabilidade dimensional e aumenta a resistência à absorção de líquidos, quando comparada aos concorrentes.
Mas não para por aí! Para reforçar essa resistência, a camada superior do laminado é composta por um filme cristalino de celulose com partículas de óxido de alumínio, impregnado com resina melamínica. Sua baixa porosidade evita a absorção de líquidos, facilita a limpeza e ainda aumenta a durabilidade.
CONFIRA: 5 MITOS SOBRE PISOS LAMINADOS
Isso significa que você pode sair especificando pisos laminados para áreas molhadas? Não necessariamente! Quando falamos em revestimentos é fundamental diferenciarmos à prova d’água e resistente à água.
Por definição, um revestimento à prova d’água é impermeável, ou seja, impenetrável. Este é o nível mais alto de proteção contra a absorção de líquidos. Segundo a norma brasileira NBR15575 – Edificações Habitacionais – Desempenho, as áreas molhadas devem ser totalmente estanques e impedir a penetração de água. Ou seja, o revestimento especificado para o boxe do banheiro, a área externa e a piscina deve ser à prova d’água.
Alguns pisos laminados, como o Eucafloor, são considerados resistentes à água. Isso significa que, embora sejam projetados para resistir à umidade, eles devem ser secos caso haja qualquer tipo de derramamento de líquidos. Por isso, podem ser especificados para áreas molháveis, como lavabos, cozinhas e áreas de serviço, sujeito a respingos de água, mas não à formação de lâminas de água.
Para diminuir a manutenção e prolongar a vida útil do seu piso laminado, dê preferência à vassoura ou ao pano úmido bem torcido para a limpeza. Caso note alguma mancha de água, seque o local imediatamente com pano absorvente.