Conheça as regras para garantir a segurança no canteiro de obras e os principais tipos de tapume
Você já ouviu falar em tapume? Essa instalação provisória, indispensável na construção civil, serve para delimitar o espaço de obras. Além de impedir a entrada de pessoas sem autorização, o tapume garante a segurança dos trabalhadores e de quem estiver na área, evitando acidentes perigosos.
A NR 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, estabelece que o uso de tapumes é obrigatório em obras. Segundo esta norma:
- Os tapumes devem ser instalados em todo o perímetro da obra;
- A altura mínima dos tapumes deve ser de 2,20 metros em relação ao nível do terreno;
- Os tapumes são necessários para demarcar a obra e impedir que pessoas estranhas entrem na área;
- As telas tapumes devem ser de material resistente, como polietileno, para suportar os efeitos do tempo;
- As telas tapumes devem ser de cores chamativas, como laranja, para serem facilmente visíveis.
Por isso, quando andamos por São Paulo, por exemplo, é muito comum encontrar divisórias laranjas. Elas sinalizam de forma super clara que uma obra está em andamento ou que aquela área não deve ser acessada. Dessa forma, mesmo os pedestres mais desatentos se mantêm afastados.
Tipos de tapume
Tapume de madeira
Os tapumes de madeira são os mais comuns na construção civil por serem relativamente baratos. Eles são recomendados para projetos pequenos e de curta duração, uma vez que são menos resistentes.
Os modelos mais econômicos são os compensados de madeira, também chamados de madeirite, compostos de lâminas prensadas em alta pressão. Mas se você busca maior durabilidade, vale a pena investir em placas OSB ou tapumes OSB, feitos de tiras de madeira dispostas em uma mesma direção.
Independente da sua escolha, é fundamental buscar fornecedores confiáveis, que utilizem madeira legal e certificadas.
Tapume metálico
Os tapumes metálicos são feitos de chapas de aço galvanizado, um material altamente resistente, durável e fácil de montar. Por isso, são indicados para proteger construções de grande porte e longa duração.
Como tudo que é bom, os tapumes metálicos custam mais caro, mas podem ser reaproveitados em outros projetos, sendo uma opção viável para construtoras e prefeituras. Você também pode encontrar no mercado tapumes de obras usados. Além disso, podem ser customizadas com cores, logos, símbolos e mensagens.
Cerquite
Os cerquites são telas de polipropileno ou outros tipos de plástico. Assim como os tapumes, servem para isolar áreas de obras, mas também funcionam como uma sinalização de segurança para quem estiver passando pela região. Por esse motivo, os cerquites costumam apresentar cores de alta visibilidade, como laranja ou verde, e são considerados um equipamento de proteção coletiva (EPC).
Tapume ecológico
A sustentabilidade é cada vez mais discutida na construção civil. Afinal, este é um dos segmentos que mais agridem o meio ambiente. Sendo assim, em uma busca rápida pelo Google, é possível encontrar diversos tipos de tapumes ecológicos.
Para serem classificados assim, eles precisam ser fabricados com materiais reciclados, seja plástico, madeira, celulose, alumínio, etc. Além disso, precisam ser resistentes, atóxicos, impermeáveis e sem condução de eletricidade. Ou seja, seguros.
Confira: Tapume reutilizável é opção mais sustentável para fechamento de obras
No fim das contas, independente do tipo escolhido, é fundamental seguir as regras estabelecidas pela NR 18. Como arquitetos, engenheiros ou profissionais da construção civil, vale lembrar que é nossa obrigação garantir a segurança da equipe e também de quem passar pela área.