Revestimento em ACM: O alumínio composto é um material metálico leve, resistente e flexível para sua obra
O ACM (Aluminum Composite Material) é um material de construção leve, resistente e relativamente maleável, que consiste em duas finas películas de alumínio composto coladas em um núcleo de polietileno expandido. As chapas de ACM podem ser utilizadas para revestir fachadas, paredes internas, pilares, elevadores, portas, entre outros.
O alumínio composto foi criado na Alemanha nos anos 1960, mas só chegou ao Brasil alguns anos depois, no final da década de 1980. Sua aplicação mais comum é em fachadas comerciais, por ser uma chapa metálica com excelente custo-benefício.
Vantagens e desvantagens do ACM
Versatilidade
O ACM é muito aplicado como revestimento em prédios comerciais, lojas, bares, restaurantes, universidades, postos de gasolina, entre outros. Mas, com o sucesso das superfícies metálicas nos últimos anos, sua aplicação tem se estendido a ambientes internos e residenciais.
Por se tratar de uma chapa relativamente maleável, ela pode ser aplicada em paredes arredondadas, colunas, vigas e pórticos. Já a sua resistência permite revestir parapeitos, marquises e fachadas. Outro diferencial é que o ACM pode ser instalado sobre diversos substratos, como alumínio, estrutura de ferro, alvenaria e concreto. O revestimento só não é indicado para pisos.
Confira: 8 normas técnicas fundamentais para revestimentos cerâmicos
Maleabilidade
Como mencionado anteriormente, o ACM possui alto grau de maleabilidade quando comparado a outros revestimentos metálicos. Por isso, pode ser moldado, curvado ou dobrado de forma a se adaptar aos contornos de diferentes superfícies, incluindo paredes e divisórias orgânicas – super em alta!
Resistência a intempéries
O ACM é um revestimento metálico altamente resistente à chuva e aos ventos. Não à toa, é amplamente instalado em fachadas. Já a durabilidade de uma fachada de ACM vai depender da espessura das placas e do acabamento escolhido.
De modo geral, placas de 3 mm (as mais utilizadas do mercado) costumam durar de 3 a 5 anos, exigindo uma manutenção mais frequente que as placas mais espessas. Em ambientes internos, pode durar até 15 anos.
Leveza
No contexto da construção civil, o peso dos revestimentos é um critério importante de seleção. Um revestimento leve facilita o transporte do material, seu armazenamento, instalação e ainda evita sobrecarregar a laje em apartamentos. O ACM é uma chapa conhecida por ser muito leve – seu peso é 3x menor do que o aço e 1,6x menor do que o alumínio puro.
Cores e texturas
No mercado, é possível encontrar revestimentos ACM nas mais variadas cores: branco, preto, azul, vermelho, verde, amarelo, prata, laranja, madeira, prata e ouro. Além disso, também existem chapas com diferentes texturas, que reproduzem madeira, mármore, granito e outras pedras naturais.
Dessa forma, ao contrário do que muitos imaginam, sua aplicação não está restrita a ambientes de estilo industrial e é possível incluí-lo nos mais variados projetos arquitetônicos.
Conforto acústico e térmico
As chapas de ACM ajudam a atenuar o som e reduzir a temperatura ambiente. Isso é particularmente vantajoso em apartamentos, garantindo menor interferência de ruídos externos e uma temperatura mais agradável sem uso constante de ar-condicionado.
Instalação fácil
Como eu sei que os arquitetos e engenheiros vão perguntar, a instalação do revestimento ACM também é fácil e rápida, evitando dores de cabeça com mão de obra. Ela pode ser feita de forma unitizada ou modular; com fixação por rebites, solda ou cola de silicone, que pode ter função estrutural ou de vedação.
Manutenção
A manutenção do ACM é simples, bastando aplicar um pano com água e sabão ou detergente neutro 1x por semana para preservar seu aspecto original. Por ser resistente à corrosão, a lubrificação extra só é necessária em ambientes de alta umidade ou sujeitos à maresia. Não é necessário utilizar produtos químicos nocivos.
Custo acessível
O preço por metro quadrado do ACM é relativamente acessível quando comparado a outros tipos de revestimentos metálicos. A média de preço no mercado varia entre R$ 450 e R$ 1000 por metro quadrado, a depender do fornecedor e da espessura da chapa.
Como em qualquer orçamento, recomendo sempre verificar a qualidade do material oferecido e a confiabilidade do fornecedor. Não deixe de cotar também os custos de instalação e manutenção. Por último, mas não menos importante, compare o ACM a outros materiais similares, como a chapa expandida ou a chapa perfurada, avaliando o melhor custo-benefício para seu projeto.
Sustentabilidade
O ACM é considerado um material sustentável por ser reciclável e incombustível. Além disso, a reciclagem do alumínio, um dos principais componentes do revestimento, consome pouca energia e reduz as emissões de carbono.
Como escolher a espessura do revestimento ACM
As fachadas em ACM costumam ser encontradas em três espessuras: 3 mm, 4 mm e 6 mm.
As placas em ACM de 3 mm são indicadas para ambientes internos e fachadas que não ficam expostas a ventos fortes ou são mais curtas. Um exemplo são pequenos comércios como mercados, padarias, açougues, lojas de móveis, entre outros.
Já as placas em ACM de 4 mm são recomendadas para estabelecimentos maiores, sujeitas a pressão e ventos fortes, como fachadas de shoppings, universidades, hospitais e edifícios comerciais.
As placas de ACM de 6 mm são as mais rígidas do mercado e, por esse motivo, são usadas em projetos de grande dimensão localizados em regiões com ventos severos. Não é muito comum utilizá-las no Brasil, devido ao custo mais alto e pouca necessidade.
A escolha da espessura deve ser feita por um profissional capacitado, que leve em conta a localização, dimensão da obra, condições climáticas e geográficas do local.