Revestimento para lavabo: como escolher + 60 ideias para se inspirar

Diferente dos banheiros com área de box, o lavabo é considerado uma área molhável, ou seja, ele está sujeito a eventuais respingos, mas não o suficiente para acumular muita água. Na prática, isso significa uma maior liberdade na hora de escolher revestimentos, pois não há uma preocupação tão grande com a resistência à umidade ou […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 11 agosto 2024 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Diferente dos banheiros com área de box, o lavabo é considerado uma área molhável, ou seja, ele está sujeito a eventuais respingos, mas não o suficiente para acumular muita água. Na prática, isso significa uma maior liberdade na hora de escolher revestimentos, pois não há uma preocupação tão grande com a resistência à umidade ou ao escorregamento.

Como o lavabo costuma ser um espaço de dimensões menores, pouco usado no dia a dia, muitos arquitetos e designers de interiores aproveitam este ambiente para ousar nas escolhas e impressionar as visitas. Isso pode ser feito com papéis de parede, azulejos, pastilhas, pedras naturais, entre outros.

A seguir, você confere os prós e contras de cada revestimento, além de 60 ideias de lavabos para se inspirar!

PAPEL DE PAREDE

Não tem jeito: renovações rápidas e sem sujeira, só mesmo usando papel de parede. O revestimento é o queridinho dos lavabos e é uma excelente opção para quem deseja ousar neste cômodo. Como as medidas do lavabo tendem a ser melhores, o investimento acaba sendo menor do que em outros ambientes.

Na hora da compra, opte por modelos vinílicos, que apresentam maior resistência e durabilidade quando houver, momentaneamente, o contato com a água ou alguma sujeira. Assim, eles não apresentarão problemas caso algumas gotas respinguem ao lavar as mãos.

  1. Como o lavabo sofre menos com a umidade do que um banheiro com chuveiro, é possível revesti-lo com papel de parede, como fez o escritório Todos Arquitetura.

Projeto do escritório Todos Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. O papel de parede escuro com borboletas e flores dá vida ao lavabo compacto assinado pelo escritório A+G Arquitetura. O espelho em uma das paredes aumenta a sensação de amplitude e valoriza o revestimento.

Projeto do escritório A+G Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Juliano Colodeti/MCA Estudio)

 

  1. O papel de parede também pode ser aplicado no teto, criando um efeito de caixa, como no projeto do AF MM Studio.

Projeto do AF MM Studio com revestimento para lavabo (Foto: Alex Caldeira)

 

  1. Além do papel de parede com folhagens maximalista, que por si só cria impacto visual, este projeto do escritório GG Arquitetura ainda conta com o neon pink para arrematar o décor.

Projeto do escritório GG Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Raiana Medina / Divulgação)

 

  1. No seu lavabo, a arquiteta Ana Paula Rezende manteve um papel de parede estampado pré-existente, mas optou por louças e acabamentos em tons neutros.

Projeto do escritório Pocket Decor com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. Trazido de Londres, o papel de parede que reveste o lavabo tem desenhos de palmeiras em tons frios de azul. A cor foi escolhida pela arquiteta Fernanda Medeiros para equilibrar os elementos de madeira.

Projeto da arquiteta Fernanda Medeiros (Foto: Luiza Schreier / Divulgação)

 

7. Uma forma de economizar no papel de parede é recobrir apenas uma ou duas paredes, como fez o escritório Pistache Arquitetura.

Projeto do escritório Pistache Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Rafael Pinheiro)

 

  1. Este lavabo com paleta clara recebeu papel de parede que mais parece uma ilustração feita à mão. Projeto de Tapa no Visu.

Projeto do escritório Tapa no Visu com revestimento para lavabo (Foto: Marcelo Donadussi / Divulgação)

 

  1. Já o papel de parede geométrico trouxe um tom divertido ao lavabo do escritório Mouve Arquitetura, com metais dourados.

Projeto do escritório Mouve Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Júlia Ribeiro / Divulgação)

 

  1. O papel de parede também é a solução ideal para os entusiastas do estilo romântico. No projeto assinado pela designer de interiores Jae Joo, o papel de parede floral foi feito à mão.

Projeto da designer de interiores Jae Joo com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. O lavabo, projetado pelo escritório Space Exploration, apostou em um papel de parede degradê da Calico Wallpaper. As nuances sutis destacam a cuba esculpida em mármore.

Projeto do escritório Space Exploration com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

TINTA

Um dos principais fatores que levam as pessoas a pintarem o banheiro é o custo. A pintura somada à mão de obra representa um gasto menor do que a compra de revestimentos e instalação. Além disso, a pintura abre margem para mudar o estilo do banheiro mais facilmente, mudando a cor ou a textura.

O tipo de tinta mais indicado para quem busca durabilidade é a epóxi, com baixa absorção, alta resistência e durabilidade. Em lojas convencionais, também é possível encontrar diversas tintas que podem ser usadas na parte de fora do box, do tipo esmalte à base de água, látex e acrílicas. É recomendado o acabamento semi-brilho ou brilho para facilitar a limpeza.

 

  1. Na reforma comandada por Victoria Sass, o lavabo faz referência ao estilo da década de 1970, com meia-parede em tons terrosos e piso verde.

Projeto de Victoria Sass com revestimento para lavabo (Foto: Wing Ho/Canary Grey)

 

  1. Idealizado pelo Studio Pepe, este lavabo é um convite ao lúdico, com uma pintura geométrica que se estende à estrutura da janela.

Projeto de Studio Pepe com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. Na meia-parede idealizada pelo escritório SP Estúdio. o verde água acompanha a bancada, na mesma tonalidade, enquanto a metade superior ganhou pintura coral.

Projeto do escritório SP Estúdio com revestimento para lavabo (Foto: Nathalie Artaxo / Divulgação)

 

  1. No lavabo da boutique Facile, o destaque é a pintura de parede com formas orgânicas. Várias pinceladas de azul, amarelo, preto e vermelho, além de bolinhas de diferentes tamanhos, criam uma decoração instagramável.

Projeto de boutique Facile com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. A pintura no teto, assinada pela artista Marcela Amaro, garante um lavabo único no projeto do escritório Pixel Arquitetura.

Projeto do escritório Pixel Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)

 

  1. No apartamento alugado, a moradora não podia trocar os revestimentos do lavabo. A solução encontrada pelo escritório Triart Arquitetura foi cobrir o piso de granito e os azulejos das paredes com tinta epóxi verde.

Projeto do escritório Triart Arquitetura (Foto: Christian Maldonado / Editora Globo)

AZULEJO

A cerâmica é a base para a maioria dos revestimentos que utilizamos na arquitetura e construção civil. Produzidas a partir da mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, as placas cerâmicas mais comuns em lavabos são os azulejos. Com ótimo custo-benefício, eles são fáceis de instalar, apresentam boa durabilidade e baixa manutenção.

  1. Neste projeto do Studio Tack, aparede de azulejos quadrados rosa claro se estende até a metade da parede, cuja parte superior é tomada por um azul profundo.

Projeto do Studio Tack com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. Os azulejos em tons claros de azul remetem à praia no lavabo projetado pela arquiteta Luiza Andrade. As obras de tacos de madeira foram utilizadas para criar um deck interessante na pia do lavabo.

Projeto da arquiteta Luiza Andrade com revestimento para lavabo (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)

 

  1. Os azulejos em candy color dominam o lavabo do escritório Pohio Adams Architects. Na parede, os pequenos azulejos quadrados foram paginados de forma irregular, criando uma faixa.

Projeto do escritório Pohio Adams Architects com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. No projeto do Estúdio Penha, o azulejo geométrico paginado em diferentes sentidos cria um efeito óptico interessante.

Projeto de Estúdio Penha com revestimento para lavabo a (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

 

  1. No projeto do Estúdio Penha, os azulejos retangulares recobrem apenas a parede da cuba, onde o destaque são as tubulações de cobre expostas.

Projeto do Estúdio Penha com revestimento para lavabo (Foto: Alexandre Disaro / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório loft87 arquitetura, este lavabo recebeu tinta rosa clara nas paredes, combinada à louça e à bancada branca.

Projeto do escritório loft87 arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)

 

  1. O arquiteto Lucas y Hernández-Gil criou um lavabo lúdico com tons saturados. Os azulejos alaranjados formam uma redoma de cor viva, complementada pela tinta em tom sobre tom.

Projeto do arquiteto Lucas y Hernández-Gil com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Duda Senna Arquitetura a parte inferior foi revestida com azulejos de metrô azuis, enquanto a parte superior foi pintada de rosa.

Projeto do escritório Duda Senna Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto:  João Paulo Oliveira / Divulgação)

 

  1. Azulejos em formatos inusitados também tem vez nos lavabos. O projeto da arquiteta Daniela Funari combina azulejos triangulares com bancada de mármore e cimento queimado.

Projeto da arquiteta Daniela Funari com revestimento para lavabo (Foto: Mariana Camargo / Divulgação)

 

  1. No projeto do arquiteto Gustavo Passalini, o azulejo hexagonal azul, combinado às peças brancas, traz um ar clean ao ambiente.

Projeto do arquiteto Gustavo Passalini com revestimento para lavabo (Foto: Denilson Machado, MCA Estúdio / Divulgação)

 

PASTILHAS

Esse é mais um tipo de revestimento cerâmico, mas vale lembrar que também existem pastilhas de vidro, mármore, pedras e metálicas. Sua principal diferença para os azulejos está nas dimensões: as pastilhas são bem menores! O amplo mix de cores, acabamentos e materiais permite a aplicação nos mais variados projetos e lavabos.

Existe uma válida preocupação quanto aos rejuntes que, com o tempo, vão escurecendo. Uma dica é apostar em cores que não sejam tão claras – assim será possível “camuflar” as terríveis manchinhas que aparecem.

 

  1. Assinado pela arquiteta Vivian Coser, este lavabo ganhou um revestimento especial para as paredes: pastilhas que lembram madrepérola.

Projeto da arquiteta Vivian Coser com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. No banheiro projetado pelo escritório Lez Arquitetura, as pastilhas hexagonais pretas aplicadas no piso e na parede conferem maior sensação de amplitude.

Projeto do escritório Lez Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. Um agradável ar praiano invade este lavabo, criado pela arquiteta Marcia Muller, graças à combinação de pastilhas na parede, piso e bancada de mármore travertino.

Projeto da arquiteta Marcia Muller com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. O Voilà Studio apostou em dois tons diferentes de pastilhas hexagonais rosas neste projeto, criando a sensação de meia parede no banheiro

Projeto do escritório Voilà Studio com revestimento para lavabo (Foto: Roberta Gewehr / Divulgação)

 

LADRILHO HIDRÁULICO

Os ladrilhos hidráulicos são peças de cimento totalmente artesanais que encantam pelo colorido e desenhos que formam nos espaços. Por ser um pouco maior que os azulejos tradicionais, este modelo é mais indicado para lavabos um pouco mais amplos. Uma dica é a estampa geométrica, que deixa a decoração moderna e unifica os ambientes. Por ter base cimentícia demanda a aplicação de impermeabilizantes e requer mais manutenção. Não é algo muito complexo e o resultado estético é tão lindo que compensa.

  1. No lavabo projetado pelo Estúdio Minke, o ladrilho hidráulico geométrico no piso e na parede é o destaque do ambiente. A pia esculpida é de pedra ardósia.

Projeto de Estúdio Minke com revestimento para lavabo (Foto: Maura Mello / Divulgação)

 

  1. A paleta monocromática deste lavabo é guiada pelo piso de ladrilhos desenhados, escolhido pelo escritório 2lgstudio.

Projeto do escritório 2lgstudio com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. No lavabo projetado pelas arquitetas Livia Dalmaso e Duda Senna, os ladrilhos hidráulicos acompanham o tom das paredes. A cuba esculpida é de granito branco itaúnas.

Projeto das arquitetas Livia Dalmaso e Duda Senna (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Macaxá Arquitetura, o ladrilho hidráulico na cor ferrugem destaca a parede do fundo do ambiente, enquanto o piso foi substituído por porcelanato.

Projeto do escritório Macaxá Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Ana Helena Lima / Divulgação)

 

  1. Projetado pelo escritório AR Arquitetos, o lavabo é uma caixa toda revestida de bordô, com ladrilho hidráulico no piso e nas paredes. Em contraste, cuba de pedra Nanoglass.

Projeto do escritório AR Arquitetos com revestimento para lavabo (Foto: Maíra Acayaba / Editora Globo)

 

PEDRAS NATURAIS

Clássicos e elegantes, os mármores e granitos nunca saem de moda! Por serem produtos naturais, cada peça é única. É importante ter em mente que são produtos mais porosos e demandam maior manutenção, pois mancham com facilidade.

Se você é entusiasta de um estilo mais rústico, também pode investir em outras rochas naturais sem polimento, como a pedra moledo. Os seixos telados também conferem um visual único ao lavabo.

 

  1. Projetado pela arquiteta Paula Magnani, este lavabo tem ares sofisticados, graças à bancada de mármore branco, complementada pelo pendente de cristal.

Projeto da arquiteta Paula Magnani com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. Já no lavabo do arquiteto Charles Inglis, o mármore branco segue da bancada à parede, em harmonia com o piso de madeira em tons claros.

Projeto do arquiteto Charles Inglis com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. Em busca de uma estética natural, o escritório Mandril Arquitetura optou por uma parede de pedra moledo, onde está a bancada de Neolith, com deque de madeira.

Projeto do escritório Mandril Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Mariana Orsi /Divulgação)

 

  1. Os arquitetos Carlos Duarte e Juliana Nogueira trouxeram muita rusticidade ao lavabo, com parede de pedras naturais e cuba esculpida em tora de madeira.

Projeto dos arquitetos Carlos Duarte e Juliana Nogueira com revestimento para lavabo (Foto: Victor Affaro / Divulgação)

 

  1. No lavabo do escritório Pixel Arquitetura, as paredes foram revestidas com seixos telados que trazem sensação de bem-estar ao espaço.

Projeto do escritório Pixel Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Renato Navarro / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Ester Monteiro Arquitetura, o granito flameado branco dá unidade para a área externa e foi aplicado também na parede e na bancada do lavabo.

Projeto do escritório Ester Monteiro Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Lília Mendel / Divulgação)

 

  1. No projeto do arquiteto Leo Romano, a bancada de mármore bege bahia é o perfeito complemento para a parede de pedras naturais.

Projeto do arquiteto Leo Romano com revestimento para lavabo (Foto: Marcus Camargo / Divulgação)

 

  1. No projeto de Fato Estúdio, o quartzito Taj Mahal desce do blacksplash para a pia esculpida em combinação com a marcenaria de folha de carvalho natural.

Projeto de Fato Estúdio com revestimento para lavabo (Foto: Juliano Colodeti, MCA Estúdio / Divulgação)

 

GRANILITE

O granilite é um revestimento feito a partir de uma mistura de cimento branco ou comum, areia e água. Ele leva pedras de diferentes tamanhos como granito, mármore, quartzo e outros minerais – até vidro. Com cores e texturas variadas, pode ser encontrado em sua versão polida, ideal para os interiores, lavado ou fulgê – nesta última, as irregularidades dos grânulos são mantidas, garantindo uma superfície áspera e antiderrapante.

 

  1. A designer de interiores Juliana Pires, do JP Studio, aplicou granilite no piso e em meia parede do lavabo, complementando-a com azul escuro e tom canela no teto.

Projeto de JP Studio com revestimento para lavabo (Foto: Adriano Pacelli / Divulgação)

 

  1. No lavabo do hotel Chez Marie Sixtine, o granilite preenche todas as paredes. A cuba de metal, a torneira de aço, o espelho arredondado e o lustre pendente complementam o ar vintage.

Projeto do hotel Chez Marie Sixtinecom com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

  1. Para o lavabo, o escritório Pascali Semerdjian desenhou a pia feita de dois cilindros de granilite, que apoia a cuba metálica e esconde as instalações hidráulicas.

Projeto do escritório Pascali Semerdjian com revestimento para lavabo (Foto: Ricardo Bassetti / Divulgação)

 

  1. No projeto da arquiteta Ana Sawaia, o piso de granilite foi feito com os cacos de mármore travertino provenientes do entulho da obra.

Projeto da arquiteta Ana Sawaia com revestimento para banheiro (Foto: André Scarpa / Divulgação)

 

CIMENTO QUEIMADO

O cimento queimado é um revestimento resistente e versátil, que pode ser usado tranquilamente no lavabo. O material é resistente, de fácil limpeza e fica lindo no banheiro, mas precisa ser feito por um profissional qualificado. O efeito também pode ser conquistado com porcelanato, tintas e texturas especiais.

  1. Na reforma comandada pelo escritório Ao Quadrado Arquitetura, a bancada, os metais e a iluminação foram trocados, e as paredes ganharam textura de cimento.

Projeto do escritório Ao Quadrado Arquitetura com revestimento para lavabo  (Foto: Denilson Machado, do MCA / Divulgação)

 

  1. A bancada de madeira com acabamento rústico se destaca sobre as texturas de cimento queimado, que cobrem o piso e as paredes do lavabo projetado pelo arquiteto Bruno Moraes.

Projeto do arquiteto Bruno Moraes com revestimento para lavabo (Foto: Guilherme Pucci / Divulgação)

 

  1. O lavabo do escritório Calamo Arquitetos harmoniza acabamento em cimento queimado com ladrilhos hidráulicos estampados.

Projeto do escritório Calamo Arquitetos com revestimento para lavabo (Foto: Guilherme Pucci / Divulgação)

 

MADEIRA

Considerada uma vilã em banheiros, a madeira é um material mais complicado de usar em áreas molhadas, mas no lavabo sua aplicação é super possível. Ainda assim, é recomendado que o material receba um tratamento e seja impermeabilizado. Você pode aplicá-lo nas paredes ou no piso.

  1. No projeto do escritório FGMF, o parquet original do apartamento foi reproduzido para levar ao lavabo a linguagem do living. Além do piso, o material reveste a parede atrás da bancada de granito preto.

Projeto do escritório FGMF com revestimento para lavabo (Foto: Edu Castello / Editora Globo)

 

  1. No projeto do escritório Todos Arquitetura, o lavabo simula a decoração da sala de estar, mantendo o piso de madeira em padronagem espinha de peixe

Projeto do escritório Todos Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Maura Mello / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório SP Studio, a madeira cumaru foi aplicada no teto e em uma das paredes. Para a área molhável, a opção foi a tinta cor mostarda.

Projeto do escritório SP Studio com revestimento para lavabo (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Joana & Manoela Arquitetura, o piso de madeira natural se estende para o lavabo, com paredes e gabinete da bancada revestidos de lâmina amadeirada.

Projeto do escritório Joana & Manoela Arquitetura (Foto: Cristiano Bauce / Divulgação)

 

  1. Este lavabo, criado pela marca de tintas Benjamin Moore, é todo tomado por um verde petróleo que reveste a meia-parede de madeira e é reforçado pelo papel de parede floral.

Projeto de Benjamin Moore com revestimento para lavabo (Foto: Divulgação)

 

PORCELANATO

Embora seja o revestimento mais popular para banheiros, no lavabo, o porcelanato acaba sendo deixado um pouco de lado. Isso porque, por não requerer uma alta resistência à água, o ambiente permite ousar na escolha de revestimentos, diferente de banheiros com box. Ainda assim, o porcelanato é uma excelente opção para executar bancadas em lavabos.

  1. No lavabo projetado pelo escritório Fantato Nitoli Arquitetura, o painel de madeira frisado em tom marsala forma uma composição inusitada com o porcelanato escuro que imita granilite.

Projeto do escritório Fantato Nitoli Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)

 

  1. No projeto de Cristiane Schiavoni, piso, paredes e bancada foram executados com o mesmo porcelanato marmorizado.

Projeto de Cristiane Schiavoni com revestimento para lavabo (Foto: Fabio Severo / Divulgação)

 

  1. Já a arquiteta Amanda Miranda trouxe um toque mais jovial ao lavabo revestido com porcelanato marmorizado ao adicionar uma parede com revestimento canelado verde água.

Projeto da arquiteta Amanda Miranda com revestimento para lavabo (Foto: Lília Mendel / Divulgação)

 

  1. No projeto do escritório Flipê Arquitetura, não só as paredes foram revestidas com porcelanato, como a bancada também foi esculpida neste material.

Projeto do escritório Flipê Arquitetura com revestimento para lavabo (Foto: Carolina Lacaz)

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 11 agosto 2024 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais