Diferente dos banheiros com área de box, o lavabo é considerado uma área molhável, ou seja, ele está sujeito a eventuais respingos, mas não o suficiente para acumular muita água. Na prática, isso significa uma maior liberdade na hora de escolher revestimentos, pois não há uma preocupação tão grande com a resistência à umidade ou ao escorregamento.
Como o lavabo costuma ser um espaço de dimensões menores, pouco usado no dia a dia, muitos arquitetos e designers de interiores aproveitam este ambiente para ousar nas escolhas e impressionar as visitas. Isso pode ser feito com papéis de parede, azulejos, pastilhas, pedras naturais, entre outros.
A seguir, você confere os prós e contras de cada revestimento, além de 60 ideias de lavabos para se inspirar!
PAPEL DE PAREDE
Não tem jeito: renovações rápidas e sem sujeira, só mesmo usando papel de parede. O revestimento é o queridinho dos lavabos e é uma excelente opção para quem deseja ousar neste cômodo. Como as medidas do lavabo tendem a ser melhores, o investimento acaba sendo menor do que em outros ambientes.
Na hora da compra, opte por modelos vinílicos, que apresentam maior resistência e durabilidade quando houver, momentaneamente, o contato com a água ou alguma sujeira. Assim, eles não apresentarão problemas caso algumas gotas respinguem ao lavar as mãos.
- Como o lavabo sofre menos com a umidade do que um banheiro com chuveiro, é possível revesti-lo com papel de parede, como fez o escritório Todos Arquitetura.
- O papel de parede escuro com borboletas e flores dá vida ao lavabo compacto assinado pelo escritório A+G Arquitetura. O espelho em uma das paredes aumenta a sensação de amplitude e valoriza o revestimento.
- O papel de parede também pode ser aplicado no teto, criando um efeito de caixa, como no projeto do AF MM Studio.
- Além do papel de parede com folhagens maximalista, que por si só cria impacto visual, este projeto do escritório GG Arquitetura ainda conta com o neon pink para arrematar o décor.
- No seu lavabo, a arquiteta Ana Paula Rezende manteve um papel de parede estampado pré-existente, mas optou por louças e acabamentos em tons neutros.
- Trazido de Londres, o papel de parede que reveste o lavabo tem desenhos de palmeiras em tons frios de azul. A cor foi escolhida pela arquiteta Fernanda Medeiros para equilibrar os elementos de madeira.
7. Uma forma de economizar no papel de parede é recobrir apenas uma ou duas paredes, como fez o escritório Pistache Arquitetura.
- Este lavabo com paleta clara recebeu papel de parede que mais parece uma ilustração feita à mão. Projeto de Tapa no Visu.
- Já o papel de parede geométrico trouxe um tom divertido ao lavabo do escritório Mouve Arquitetura, com metais dourados.
- O papel de parede também é a solução ideal para os entusiastas do estilo romântico. No projeto assinado pela designer de interiores Jae Joo, o papel de parede floral foi feito à mão.
- O lavabo, projetado pelo escritório Space Exploration, apostou em um papel de parede degradê da Calico Wallpaper. As nuances sutis destacam a cuba esculpida em mármore.
TINTA
Um dos principais fatores que levam as pessoas a pintarem o banheiro é o custo. A pintura somada à mão de obra representa um gasto menor do que a compra de revestimentos e instalação. Além disso, a pintura abre margem para mudar o estilo do banheiro mais facilmente, mudando a cor ou a textura.
O tipo de tinta mais indicado para quem busca durabilidade é a epóxi, com baixa absorção, alta resistência e durabilidade. Em lojas convencionais, também é possível encontrar diversas tintas que podem ser usadas na parte de fora do box, do tipo esmalte à base de água, látex e acrílicas. É recomendado o acabamento semi-brilho ou brilho para facilitar a limpeza.
- Na reforma comandada por Victoria Sass, o lavabo faz referência ao estilo da década de 1970, com meia-parede em tons terrosos e piso verde.
- Idealizado pelo Studio Pepe, este lavabo é um convite ao lúdico, com uma pintura geométrica que se estende à estrutura da janela.
- Na meia-parede idealizada pelo escritório SP Estúdio. o verde água acompanha a bancada, na mesma tonalidade, enquanto a metade superior ganhou pintura coral.
- No lavabo da boutique Facile, o destaque é a pintura de parede com formas orgânicas. Várias pinceladas de azul, amarelo, preto e vermelho, além de bolinhas de diferentes tamanhos, criam uma decoração instagramável.
- A pintura no teto, assinada pela artista Marcela Amaro, garante um lavabo único no projeto do escritório Pixel Arquitetura.
- No apartamento alugado, a moradora não podia trocar os revestimentos do lavabo. A solução encontrada pelo escritório Triart Arquitetura foi cobrir o piso de granito e os azulejos das paredes com tinta epóxi verde.
AZULEJO
A cerâmica é a base para a maioria dos revestimentos que utilizamos na arquitetura e construção civil. Produzidas a partir da mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, as placas cerâmicas mais comuns em lavabos são os azulejos. Com ótimo custo-benefício, eles são fáceis de instalar, apresentam boa durabilidade e baixa manutenção.
- Neste projeto do Studio Tack, aparede de azulejos quadrados rosa claro se estende até a metade da parede, cuja parte superior é tomada por um azul profundo.
- Os azulejos em tons claros de azul remetem à praia no lavabo projetado pela arquiteta Luiza Andrade. As obras de tacos de madeira foram utilizadas para criar um deck interessante na pia do lavabo.
- Os azulejos em candy color dominam o lavabo do escritório Pohio Adams Architects. Na parede, os pequenos azulejos quadrados foram paginados de forma irregular, criando uma faixa.
- No projeto do Estúdio Penha, o azulejo geométrico paginado em diferentes sentidos cria um efeito óptico interessante.
- No projeto do Estúdio Penha, os azulejos retangulares recobrem apenas a parede da cuba, onde o destaque são as tubulações de cobre expostas.
- No projeto do escritório loft87 arquitetura, este lavabo recebeu tinta rosa clara nas paredes, combinada à louça e à bancada branca.
- O arquiteto Lucas y Hernández-Gil criou um lavabo lúdico com tons saturados. Os azulejos alaranjados formam uma redoma de cor viva, complementada pela tinta em tom sobre tom.
- No projeto do escritório Duda Senna Arquitetura a parte inferior foi revestida com azulejos de metrô azuis, enquanto a parte superior foi pintada de rosa.
- Azulejos em formatos inusitados também tem vez nos lavabos. O projeto da arquiteta Daniela Funari combina azulejos triangulares com bancada de mármore e cimento queimado.
- No projeto do arquiteto Gustavo Passalini, o azulejo hexagonal azul, combinado às peças brancas, traz um ar clean ao ambiente.
PASTILHAS
Esse é mais um tipo de revestimento cerâmico, mas vale lembrar que também existem pastilhas de vidro, mármore, pedras e metálicas. Sua principal diferença para os azulejos está nas dimensões: as pastilhas são bem menores! O amplo mix de cores, acabamentos e materiais permite a aplicação nos mais variados projetos e lavabos.
Existe uma válida preocupação quanto aos rejuntes que, com o tempo, vão escurecendo. Uma dica é apostar em cores que não sejam tão claras – assim será possível “camuflar” as terríveis manchinhas que aparecem.
- Assinado pela arquiteta Vivian Coser, este lavabo ganhou um revestimento especial para as paredes: pastilhas que lembram madrepérola.
- No banheiro projetado pelo escritório Lez Arquitetura, as pastilhas hexagonais pretas aplicadas no piso e na parede conferem maior sensação de amplitude.
- Um agradável ar praiano invade este lavabo, criado pela arquiteta Marcia Muller, graças à combinação de pastilhas na parede, piso e bancada de mármore travertino.
- O Voilà Studio apostou em dois tons diferentes de pastilhas hexagonais rosas neste projeto, criando a sensação de meia parede no banheiro
LADRILHO HIDRÁULICO
Os ladrilhos hidráulicos são peças de cimento totalmente artesanais que encantam pelo colorido e desenhos que formam nos espaços. Por ser um pouco maior que os azulejos tradicionais, este modelo é mais indicado para lavabos um pouco mais amplos. Uma dica é a estampa geométrica, que deixa a decoração moderna e unifica os ambientes. Por ter base cimentícia demanda a aplicação de impermeabilizantes e requer mais manutenção. Não é algo muito complexo e o resultado estético é tão lindo que compensa.
- No lavabo projetado pelo Estúdio Minke, o ladrilho hidráulico geométrico no piso e na parede é o destaque do ambiente. A pia esculpida é de pedra ardósia.
- A paleta monocromática deste lavabo é guiada pelo piso de ladrilhos desenhados, escolhido pelo escritório 2lgstudio.
- No lavabo projetado pelas arquitetas Livia Dalmaso e Duda Senna, os ladrilhos hidráulicos acompanham o tom das paredes. A cuba esculpida é de granito branco itaúnas.
- No projeto do escritório Macaxá Arquitetura, o ladrilho hidráulico na cor ferrugem destaca a parede do fundo do ambiente, enquanto o piso foi substituído por porcelanato.
- Projetado pelo escritório AR Arquitetos, o lavabo é uma caixa toda revestida de bordô, com ladrilho hidráulico no piso e nas paredes. Em contraste, cuba de pedra Nanoglass.
PEDRAS NATURAIS
Clássicos e elegantes, os mármores e granitos nunca saem de moda! Por serem produtos naturais, cada peça é única. É importante ter em mente que são produtos mais porosos e demandam maior manutenção, pois mancham com facilidade.
Se você é entusiasta de um estilo mais rústico, também pode investir em outras rochas naturais sem polimento, como a pedra moledo. Os seixos telados também conferem um visual único ao lavabo.
- Projetado pela arquiteta Paula Magnani, este lavabo tem ares sofisticados, graças à bancada de mármore branco, complementada pelo pendente de cristal.
- Já no lavabo do arquiteto Charles Inglis, o mármore branco segue da bancada à parede, em harmonia com o piso de madeira em tons claros.
- Em busca de uma estética natural, o escritório Mandril Arquitetura optou por uma parede de pedra moledo, onde está a bancada de Neolith, com deque de madeira.
- Os arquitetos Carlos Duarte e Juliana Nogueira trouxeram muita rusticidade ao lavabo, com parede de pedras naturais e cuba esculpida em tora de madeira.
- No lavabo do escritório Pixel Arquitetura, as paredes foram revestidas com seixos telados que trazem sensação de bem-estar ao espaço.
- No projeto do escritório Ester Monteiro Arquitetura, o granito flameado branco dá unidade para a área externa e foi aplicado também na parede e na bancada do lavabo.
- No projeto do arquiteto Leo Romano, a bancada de mármore bege bahia é o perfeito complemento para a parede de pedras naturais.
- No projeto de Fato Estúdio, o quartzito Taj Mahal desce do blacksplash para a pia esculpida em combinação com a marcenaria de folha de carvalho natural.
GRANILITE
O granilite é um revestimento feito a partir de uma mistura de cimento branco ou comum, areia e água. Ele leva pedras de diferentes tamanhos como granito, mármore, quartzo e outros minerais – até vidro. Com cores e texturas variadas, pode ser encontrado em sua versão polida, ideal para os interiores, lavado ou fulgê – nesta última, as irregularidades dos grânulos são mantidas, garantindo uma superfície áspera e antiderrapante.
- A designer de interiores Juliana Pires, do JP Studio, aplicou granilite no piso e em meia parede do lavabo, complementando-a com azul escuro e tom canela no teto.
- No lavabo do hotel Chez Marie Sixtine, o granilite preenche todas as paredes. A cuba de metal, a torneira de aço, o espelho arredondado e o lustre pendente complementam o ar vintage.
- Para o lavabo, o escritório Pascali Semerdjian desenhou a pia feita de dois cilindros de granilite, que apoia a cuba metálica e esconde as instalações hidráulicas.
- No projeto da arquiteta Ana Sawaia, o piso de granilite foi feito com os cacos de mármore travertino provenientes do entulho da obra.
CIMENTO QUEIMADO
O cimento queimado é um revestimento resistente e versátil, que pode ser usado tranquilamente no lavabo. O material é resistente, de fácil limpeza e fica lindo no banheiro, mas precisa ser feito por um profissional qualificado. O efeito também pode ser conquistado com porcelanato, tintas e texturas especiais.
- Na reforma comandada pelo escritório Ao Quadrado Arquitetura, a bancada, os metais e a iluminação foram trocados, e as paredes ganharam textura de cimento.
- A bancada de madeira com acabamento rústico se destaca sobre as texturas de cimento queimado, que cobrem o piso e as paredes do lavabo projetado pelo arquiteto Bruno Moraes.
- O lavabo do escritório Calamo Arquitetos harmoniza acabamento em cimento queimado com ladrilhos hidráulicos estampados.
MADEIRA
Considerada uma vilã em banheiros, a madeira é um material mais complicado de usar em áreas molhadas, mas no lavabo sua aplicação é super possível. Ainda assim, é recomendado que o material receba um tratamento e seja impermeabilizado. Você pode aplicá-lo nas paredes ou no piso.
- No projeto do escritório FGMF, o parquet original do apartamento foi reproduzido para levar ao lavabo a linguagem do living. Além do piso, o material reveste a parede atrás da bancada de granito preto.
- No projeto do escritório Todos Arquitetura, o lavabo simula a decoração da sala de estar, mantendo o piso de madeira em padronagem espinha de peixe
- No projeto do escritório SP Studio, a madeira cumaru foi aplicada no teto e em uma das paredes. Para a área molhável, a opção foi a tinta cor mostarda.
- No projeto do escritório Joana & Manoela Arquitetura, o piso de madeira natural se estende para o lavabo, com paredes e gabinete da bancada revestidos de lâmina amadeirada.
- Este lavabo, criado pela marca de tintas Benjamin Moore, é todo tomado por um verde petróleo que reveste a meia-parede de madeira e é reforçado pelo papel de parede floral.
PORCELANATO
Embora seja o revestimento mais popular para banheiros, no lavabo, o porcelanato acaba sendo deixado um pouco de lado. Isso porque, por não requerer uma alta resistência à água, o ambiente permite ousar na escolha de revestimentos, diferente de banheiros com box. Ainda assim, o porcelanato é uma excelente opção para executar bancadas em lavabos.
- No lavabo projetado pelo escritório Fantato Nitoli Arquitetura, o painel de madeira frisado em tom marsala forma uma composição inusitada com o porcelanato escuro que imita granilite.
- No projeto de Cristiane Schiavoni, piso, paredes e bancada foram executados com o mesmo porcelanato marmorizado.
- Já a arquiteta Amanda Miranda trouxe um toque mais jovial ao lavabo revestido com porcelanato marmorizado ao adicionar uma parede com revestimento canelado verde água.
- No projeto do escritório Flipê Arquitetura, não só as paredes foram revestidas com porcelanato, como a bancada também foi esculpida neste material.