O azulejo é um dos revestimentos mais comuns para revestir cozinhas e banheiros. Esta peça cerâmica de pouca espessura, geralmente quadrada, apresenta um brilho característico graças ao esmalte. Mas sua característica mais marcante, sem dúvida, são os diversos desenhos e estampas.
Se você procura por um elemento marcante com bom custo-benefício, os azulejos decorados são uma excelente opção. Eles podem revestir paredes completas, meia-parede, frontão, pilar, detalhes, bancos, entre outros. Nos últimos tempos, popularizou-se ainda a criação de painéis internos decorativos, remetendo ao modernismo.
Antes de serem vistos como uma excelente opção para ambientes internos, os azulejos revestiam jardins, igrejas, palácios e monumentos. Eram produzidos artesanalmente, um a um, e, portanto, caros e restritos à elite. São deste período os famosos murais de azulejos que contam histórias bíblicas, mitológicas ou retratam paisagens.
Desde o início, o aspecto decorativo esteve intrinsecamente ligado à história do azulejo. E, se você ainda tem dúvidas sobre a aplicação restrita em pisos, saiba que não se trata de uma falta de vontade, mas de uma questão mecânica do material: na maioria dos casos, ele é pouco resistente ao impacto, portanto, caminhar sobre ele poderia comprometer o revestimento.
Mas não se preocupe, não faltam opções para aplicar azulejos decorados em casa. A seguir, confira 32 projetos que fazem bom uso das peças!
- O escritório Fabio Frutuoso Arquitetura e Interiores criou um painel de azulejos na cozinha, com formato em L. As peças são do artista Wilson Romão e se sobressaem em meio aos tons neutros da decoração.
- Na biblioteca retrô do arquiteto Jean de Just, cobogós e azulejos emolduram a estante feita de gesso com prateleiras e portas existentes no apartamento, que foram reaproveitadas.
Projeto do arquiteto Jean de Just com azulejos retrô (Foto: André Nazareth / Divulgação)
- No projeto da arquiteta Jac Ferreira, um fundo verde dá o contraste na área da churrasqueira, enquanto o azulejo traz um ar retrô e resulta em uma atmosfera de casa, como pretendiam os moradores.
- Azulejos em branco e amarelo foram a aposta certeira para o painel da cozinha deste apê na praia. A escolha eleva o astral do ambiente projetado por Robert RobL Arquitetura e Interiores.
- No projeto do Studio Ark, o grande painel com azulejos de Athos Bulcão faz referência ao modernismo e confere identidade ao apartamento.
- Para dar unidade ao projeto do escritório Balaio Arquitetura e fazer a transição entre a sala de estar e a cozinha, um painel de azulejo com poás foi criado percorrendo a parede que está ao lado da mesa de jantar e segue até a bancada da cozinha.
- Assinada pela stylist Anna van Keppel, essa cozinha parece ter saído de um filme dos anos 60. Com um estilo vintage, o espaço é revestido por um papel de parede floral que faz uma combinação perfeita com os azulejos e marcenaria branca da cozinha.
- Pensando em homenagear Athos Bulcão, os profissionais do escritório Bloco Arquitetos criaram um painel de azulejos assinados pelo próprio Athos.
- No espaço da churrasqueira projetado pela arquiteta Julliana Camargo, os azulejos verdes desenhados roubam a cena e adicionam um toque retrô ao local.
- No jardim projetado pela paisagista Gabriella Ornaghi, o corredor de entrada ganhou painel de azulejos assinado pela artista Calu Fontes.
- No projeto do escritório Farah+, os azulejos geométricos conferem uma atmosfera dos anos 1970 e dão mais charme para a sala.
- Em casa de campo, cozinha com estilo provençal projetada pelo escritório Escala Arquitetura traz parede revestida com azulejo português como destaque.
- No projeto do escritório Compondo Arquitetura, os azulejos com pequenos traçados no frontão trazem um ar divertido à cozinha, junto à parede verde.
- Pensando em trazer elementos paulistanos e mineiros à decoração, o escritório Carolina Munhoz Arquitetura e Interiores criou um painel de azulejos que fazem referência aos da Igreja da Pampulha.
- O escritório Arq. Simplifica aproveitou a área do boxe desse lavabo, que não é usado, para incluir plantas e trazer mais vida para o ambiente. O painel de azulejos, branco e azul, é o destaque.
- No projeto do Estúdio Maré, os azulejos e a marcenaria no mesmo tom de azul criam unidade na cozinha.
- A cozinha deste dúplex de 760 m², localizado na Praia Brava, em Itajaí, recebeu azulejos azuis decorados no frontão e na bancada.
- No projeto do escritório Altera Arquitetura, os azulejos decorados do frontão foram escolhidos para combinar com os armários azuis.
- Na cozinha projetada pelo escritório LCAC Arquitetura, a escolha dos azulejos decorados combina com o restante da decoração e cria uma unidade com a vegetação.
- Logo no hall de entrada, o Estúdio Nōdo criou um painel de azulejos geométricos, criados pelo artista Athos Bulcão. Dessa forma, os moradores já são recebidos em um clima relax.
- No projeto da designer de interiores Roberta Devisate, os azulejos ocupam toda uma parede da copa, trazendo descontração para o cômodo. As peças foram paginadas em orientações contrárias e também com a variação de cores cinza e azul.
- O escritório PKB Arquitetura projetou a área gourmet e desenhou especialmente o azulejo geométrico, assim como o balcão e a mesa de jantar.
- No projeto do arquiteto Rafael Ramos, o destaque é o azulejo decorado no backsplash, paginado em diferentes orientações.
- No projeto do escritório Guel Arquitetos, o painel de azulejos decorativos cria um misto de cozinha contemporânea com um estilo brasiliense.
- No projeto do escritório Pixel Arquitetura, a integração entre a área gourmet e a cozinha é reforçada pelo painel de azulejos decorados azul e branco.
- Os azulejos decorados mais simples, como este com um único traçado, podem ser paginado em orientações diferentes para um resultado dinâmico. Projeto da arquiteta Marina Carvalho.
- No projeto do escritório Maia Romeiro Arquitetura, o mesmo azulejo decorado reveste a parede da sala de jantar.
- Na cozinha projetada pela arquiteta Larissa Gnoatto, o painel de azulejos desenvolvido por Rômulo Lass faz do frontão uma verdadeira obra de arte.
- No projeto da designer de interiores Andrea West, o mesmo azulejo hexagonal foi aplicado no piso, na parede e em parte do teto, dando um efeito lúdico e sofisticado.
- Nesta cozinha americana, decorada pelo Studio Arquiteturas, os azulejos geométricos azuis e brancos ditam o tom despojado, reforçado pelo neon.
- No décor da área gourmet, reformada pelo arquiteto Alexandre Bianco, a inspiração náutica foi aplicada de forma sutil, por meio do azul no painel de azulejos.
- No projeto do Estudio Olo em parceria com a arquiteta Isabel Estellita, o painel de azulejos aplicado na sala de jantar foi inspirado no legado do artista Athos Bulcão.