Para quem busca uma instalação fácil, rápida e barata, sem a necessidade de grandes obras, não há revestimento como o vinílico. Feito de cloreto de vinila, mais conhecido como PVC, este material imita de forma eficiente a madeira, e traz inúmeras vantagens, incluindo conforto térmico e acústico.
Por ser emborrachado, o piso vinílico absorve o som das pisadas. Isso é uma vantagem para quem mora em apartamento, tem crianças ou pets. Ele também é considerado um piso atérmico, ou seja, não é influenciado pela temperatura exterior. Em dias muito quentes ou frios, o piso vinílico fica estável e confortável para pisar ou engatinhar.
Isso já justificaria o vasto emprego dos pisos vinílicos nos projetos residenciais. Mas o preço relativamente baixo costuma ser o fator decisivo na hora da compra. Se você também deseja economizar, mas não abre mão da estética, confira 50 ideias deslumbrantes com piso vinílico!
MANUAL DO PISO VINÍLICO: O QUE É, APLICAÇÕES, FORMATOS, INSTALAÇÃO E LIMPEZA
- Inicialmente, o casal de moradores desejava retirar o piso existente, considerado muito escuro. Entretanto, o escritório Robert RobL arquitetura & interiores os convenceu a mantê-lo, já que era um piso vinílico em ótimo estado, e trabalhou com paredes claras e tapetes para equilibrar.
- O living decorado pela arquiteta Bianca Rieg possui um acolhedor sofá de tecido terracota e piso vinílico amadeirado.
- No projeto do escritório Gava Arquitetura, o piso vinílico foi aplicado sobre o existente, trazendo vida nova ao living.
- Neste apê de 50 m², em São Paulo, a madeira está presente no piso vinílico, na marcenaria planejada e no teto, para conectar ambientes. Projeto do escritório LCAC Arquitetura e Doma Arquitetura.
- No projeto da arquiteta Larissa Catossi, o quarto leva piso vinílico em tom canela, perfeito para aquecer o ambiente.
- No projeto do escritório Vivi Cirello Arquitetura e Interiores, o forro revestido foi revestido de vinílico, acompanhando o painel ripado de lâmina de madeira freijó e o piso de tacão de perobinha.
- A área de circulação tem piso vinílico com perfil de alumínio, separando a paginação em espinha-de-peixe da chapa reta. Projeto do designer de interiores Waldir Junior e do arquiteto Guilherme Garcia.
- Como o apê é voltado à locação, as arquitetas do Studio Dyo escolheram revestimentos de fácil manutenção, como piso vinílico.
- No projeto de Studio Casarina, a combinação entre azul, painel de madeira e piso vinílico aquece o estar, tornando-o mais receptivo para as visitas.
- No projeto do escritório Sertão Arquitetos, o home office com biblioteca e canto de leitura foi todo revestido de madeira e, para combinar, foi escolhido um piso vinílico em tonalidade mais clara.
- Já na área íntima, um piso vinílico foi usado para garantir o aconchego da madeira. A cabeceira de veludo azul dá um toque de cor. Projeto do escritório Arquideias.
- No living, o piso vinílico acinzentado e o painel branco da TV permitiu que o escritório ARQVentura ousasse na decoração.
- No projeto do escritório Tripper, o piso vinílico que imita cimento queimado foi instalado sobre o piso já existente.
- Como os moradores desta cobertura tem um cachorro, a aposta do escritório A+G Arquitetura foi o piso vinílico no padrão de madeira com paginação espinha-de-peixe.
- Totalmente integrado, o living criado pelo escritório Larissa Catossi Arquitetura foi revestido com piso vinílico.
- Na reforma comandada pelo arquiteto Ricardo Abreu, para que a integração da varanda não ficasse evidente, foi utilizado forro de vinílico em parte do teto.
- O piso vinílico é uma excelente opção para quartos infantil pelo conforto térmico. Essa foi a escolha da arquiteta Leticia de Nóbrega, com marcenaria em tom azul vibrante.
- A arquiteta Kika Mattos optou por colocar um piso vinílico sobre a cerâmica existente para tornar o espaço mais aconchegante.
- Em todo o apartamento reformado por Estudio Olo, o piso vinílico foi usado para conferir unidade e sensação de amplitude ao imóvel.
- Reformado durante a pandemia, os revestimentos deste apartamento foram pensados para a higienização: vinílico e porcelanato, em tons similares. Projeto do escritório SOMOS.
- Para o piso do home office, o escritório Fantato Nitolium escolheu um vinílico amadeirado em paginação de escama de peixe, trazendo acolhimento e elegância
- No projeto do escritório Lisbôa Demarche, o piso vinílico foi paginado na diagonal para ampliar o espaço.
- No quarto do bebê, o piso vinílico complementa a paleta de cores suave e ainda oferece conforto térmico para as próximas fases. Projeto do escritório Beta Arquitetura.
- Para entregar o conceito aberto, integrado, contemporâneo e despojado, com uma “alma carioca”, o escritório MBV Arquitetura optou pelo piso vinílico nas áreas social e íntima.
- Como os moradores desejavam uma casa acolhedora e funcional para o dia a dia, o escritório Arquideias especificou o piso vinílico para a área social.
- Como o imóvel é alugado, as intervenções foram pontuais. O escritório Tripper Arquitetura empregou o piso vinílico em todos os ambientes secos.
- A cozinha descontraída com piso vinílico é ideal para receber os amigos, que se espalham pelo apê. Projeto da arquiteta Andressa Venturini.
- A reforma realizada pelo escritório Simões Pasin Arquitetura substituiu todos os revestimentos, optando por um piso vinílico claro para valorizar a iluminação natural.
- No projeto da arquiteta Bianca Rieg, a área social é composta por um amplo living, com área de jantar, sala de TV e uma saleta revestidos com piso vinílico.
- Para aquecer a paleta branca e cinza, o escritório Lumi Arquitetura acrescentou um tom de bege nas paredes e piso vinílico.
- Para garantir um clima acolhedor, o escritório Doma Arquitetura inseriu um piso vinílico em réguas amadeiradas.
- A iluminação e o uso de cores equilibra o estúdio de 26 m², com piso vinílico por toda a sua extensão. Projeto do escritório Hoearquitetura.
- O preto e o cinza se sobressaem nessa decoração industrial, que tem como base o piso vinílico amadeirado. Projeto da arquiteta Michelle Machado.
- Para manter a praticidade do piso frio, o escritório w.arquitetura optou por aquecer a sala através da aplicação de vinílico no teto.
- Apê de 70 m² de um casal com pets tem tons neutros e revestimentos de fácil manutenção, incluindo piso vinílico no quarto. Projeto do escritório TT Interiores.
- Para equilibrar a marcenaria e o frontão coloridos, o escritório Voilà Studio optou por um piso vinílico neutro, que ainda disfarça a sujeira.
- No projeto do escritório Studio Vista Arquitetura, como o piso seria um vinílico amadeirado, grande parte da marcenaria foi executada em tons de cinza.
- O projeto do escritório Fantato Nitoli de segue uma paleta elegante de tons neutros, com pontos de madeira para trazer aconchego, como o piso vinílico amadeirado e o painel ripado.
- O escritório Doreen Arquitetura apostou em um piso vinílico que imita madeira e cobre toda a extensão do apartamento, com exceção da área molhada do banheiro.
- Neste projeto, a designer de interiores Fernanda Olinto apostou no piso vinílico que imita madeira com paginação de espinha de peixe.
- A arquiteta Carol Pontes propôs pequenas alterações de layout para facilitar o dia a dia do casal, incluindo unificar o piso todo no vinílico.
- A cozinha deste apartamento é demarcada pelo encontro do piso vinílico com porcelanato sextavado que conecta os ambientes. Projeto da designer de interiores Cassiana Fagoti.
- No projeto do Estúdio Minke, para o mezanino, um piso vinílico amadeirado foi o responsável por trazer conforto térmico.
- O piso vinílico reveste toda a área externa, projetada pela arquiteta Amanda Miranda, garantindo uma base neutra que destaca as portas dos armários e os tapetes de tons terrosos.
- Para esta cozinha integrada, a arquiteta Duda Senna apostou na mistura do piso vinílico com ladrilhos artesanais.
- No projeto do escritório Fantato Nitoli Arquitetura, o contraponto para a estética industrial é o piso vinílico em espinha de peixe num tom de madeira clara, que dá um pouco de leveza à área social.
- No living reformado pela arquiteta Marina Romeiro, o grande painel de madeira, que ocupa quase toda a extensão da parede, combinado ao piso vinílico.
- Nesta suíte, o tom mais escuro do piso vinílico confere elegância à composição. Projeto dos arquitetos Cristiano Tonietto e Rafael Neves.
- Na reforma comandada pela arquiteta Amanda Miranda, foi aplicado piso vinílico amadeirado sobre o porcelanato existente para “aquecer” o espaço e mudar completamente a atmosfera, sem necessidade de uma obra pesada.
- Na reforma da casa de 180 m², o escritório Sabugosa Arquitetura optou por manter os revestimentos originais do piso, substituindo apenas o forro por vinílico para aquecer a área social.