Ao nos depararmos com a realidade profissional no dia a dia, percebemos que apenas saber atuar dentro da sua área de atuação não é o suficiente. Isto porque, quando falamos de empreendedorismo, falamos de várias esferas que rodeiam a nossa vida profissional, onde, saber, cuidar e lidar com todas elas tende a ser um grande desafio.
Por isso, ser um profissional com posicionamento assertivo que auxiliará a conduzir da melhor maneira todas as relações e tudo o que elas poderão ocasionar dentro do seu escritório.
O primeiro passo para possuir um posicionamento assertivo é se conhecer profundamente, por isso, saber identificar suas habilidades, pontos fortes, valores e metas profissionais te farão compreender quais serão os momentos em que você poderá ceder e mudar a rota.
Entenda: quanto mais você entender sobre si, mais fácil será comunicar sua identidade profissional de forma clara e consistente, gerando uma conexão com o seu cliente e, o principal, o respeito profissional, firmar, de fato, aquela relação de confiança onde, tudo o que você falar, ele confiará.
CONFIRA: QUAL É O LIMITE DA RESPONSABILIDADE ENTRE ARQUITETOS E DESIGNERS COM A EXECUÇÃO DA OBRA?
Dentro disso, é importante lembrar que sempre estar em busca de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional fará com que você tenha, cada vez mais alinhado, este posicionamento. Quanto mais você investir em seu próprio desenvolvimento, mais confiante e competente se tornará em sua área de atuação.
O segundo passo é compreender verdadeiramente o limite da responsabilidade que cabe a você e ao seu cliente, vez que na maioria das vezes o que se acredita é que todas as tratativas se limitarão ao que ficou determinado no contrato firmado, o que é um verdadeiro engano.
A relação cotidiana com seu cliente não é possível ser prevista em sua totalidade, por isso, você, quanto profissional, precisa estar seguro e confiante sobre as suas responsabilidades e obrigações porque, super comum e normal, é o cliente questionar e cobrar determinadas situações que não são de sua responsabilidade, contudo, a sua obrigação quanto profissional é instruir o cliente sobre a quem o cabe e como poderá conduzir a situação em questão e, até mesmo, como você pode ajudá-lo na ocasião.
Manter uma imagem e um comportamento consistente em todas as suas interações profissionais fará com que seu cliente compreenda melhor sua orientação e processos. Seja autêntico e genuíno em sua comunicação e ações, e mantenha-se fiel aos seus valores e princípios, mesmo quando enfrentar desafios ou adversidades.
E, por fim, esteja aberto a receber feedbacks positivos e negativos de seus clientes, busque compreender onde o seu posicionamento não foi tão assertivo e use-o como uma oportunidade de aprendizado e crescimento.
Estar sempre em busca de maneiras para melhorar e evoluir profissionalmente o tornará cada vez mais bem posicionado.
BIOGRAFIA BEATRIZ ALVARENGA
Beatriz Alvarenga é a advogada dos arquitetos. Especialista na área da Construção Civil, seu foco de atuação está na estruturação de escritórios de arquitetura, designer de interiores e engenharia.
Sua influência em moldar estruturas de maneira mais eficiente, rentável e ética, sua habilidade na condução de resoluções complexas e seu compromisso com o crescimento exponencial de seus clientes e com a justiça, são aspectos que solidificam sua posição como uma figura de referência e inspiradora no mercado.