Ainda acha que lareira só cabe em casa de campo? Eu te provo o contrário! Principalmente nas regiões mais frias, a demanda por lareiras em projetos residenciais levou ao desenvolvimento de opções de todos os estilos e dimensões.
Obviamente, quando falamos em uma estrutura que deve suportar o calor do fogo, precisamos considerar a variação de temperatura e o impacto deste aquecimento e resfriamento no material.
Levando isso em consideração e as orientações do fabricante, é possível revestir a lareira com porcelanatos, pedras naturais, peças cerâmicas, concreto, entre outros. O revestimento externo garantirá que a sua lareira esteja em conformidade com o estilo e a paleta escolhida para o ambiente.
CONFIRA: REVESTIMENTOS PARA LAREIRAS: O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA
A seguir, confira 40 ideias de revestimentos para lareiras!
- Na sala projetada pelo escritório Braccini + Lima Arquitetura, logo abaixo da TV, fica uma lareira. O antigo volume vertical foi transformado em uma base de mármore branco Paraná, que acompanha toda a extensão da parede, ligando o estar ao jantar.
- No projeto da arquiteta Jakelline Munero, um amplo painel ripado cinza unifica toda a área social e abre espaço para a antiga lareira de mármore.
- O anexo projetado pelo arquiteto Beto Faria tem lareira interna de concreto fino moldado na obra, também usado no forno de pizza e nas bancadas.
- Projetada pelo escritório 24 7 Arquitetura, a casa em haras possui uma extensa área social com sala de jantar e estar com lareira. A parede de pedras possui um recorte na parte inferior para a lenha.
- Para um apartamento de 30 m², o escritório Studio 92 Arquitetura projetou uma lareira ecológica portátil, executada em serralheria e mármore, que pode ser movida tranquilamente para qualquer ambiente.
- No projeto do arquiteto Ricardo Abreu, a parede que reveste a lareira, originalmente coberta com pastilhas de mármore travertino, foi pintada, trazendo uma nova linguagem.
- No apartamento projetado pela arquiteta Barbara Dundes, a lareira ecológica foi revestida com mármore gris armani.
- No projeto do escritório de arquitetura Mecanoo, a lareira fica em um vão na parede, entre o living e o jantar. As folhas de vidro protegem do fogo, sem impedir a disseminação de calor.
- O projeto do arquiteto Gabriel Bordin une a elegância clássica de boiseries aos materiais nobres, como o mármore que reveste a lareira embutida no painel de madeira.
- Em Minas Gerais, a construção desenhada por Carlos Verna traz elementos do campo, como palha, madeira e tijolinhos em tons quentes. Por outro lado, o cimento queimado que reveste a lareira dá um toque industrial.
- No projeto dos arquitetos Marcos Jobim, Silvana e Paola Carlevaro, a parede toda de concreto ganha volumes de Silestone, quase da mesma cor, para acomodar a lareira.
- O escritório Drops Arquitetura planejou um contraste de cores para a lareira. O efeito se intensifica com os caixilhos pintados de preto fosco e mármore nero como revestimento.
- Na reforma do Estúdio Pedro Bazani, a lareira de tijolos que já pertencia à casa foi pintada de cinza para combinar com a nova paleta.
- No projeto do paisagista Daniel Nunes, a lareira foi inserida em uma parede de pedras bolão.
- No projeto clean do escritório Lisbôa Demarche Arquitetura Design, o painel da TV recebeu ripado em toda a extensão, fazendo com que a porta da área íntima ficasse completamente mimetizada. Na parte da lareira foi usado travertino romano.
- Nesta suíte, a arquiteta e designer de interiores Dana Arazi Levine priorizou um estilo vintage. A cama com dossel é o perfeito complemento para a lareira revestida em mármore preto.
- Os tons de cinza prevalecem neste projeto de KJ Remodeling. Para a lareira, a escolha foi uma pedra natural na mesma paleta.
- O espaço da lareira, projetado pela designer de interiores Amber Lancaster, tem toques boêmios e um glamour boho dos anos 1970. A escolha da cor da parede, um azul acinzentado, reforça o aspecto relaxante do fogo.
- No projeto do escritório Space Like This e Mairead Turner, a lareira original foi desativada e recebe outra em seu interior. Seu revestimento, com elegantes azulejos verde garrafa, traz um contraste à sala.
- Na sala de estar dessa casa em Woodside, na Califórnia, reformada pela designer de interiores Fletcher Rhodes, a lareira descascada e as vigas aparentes são o destaque.
- No projeto do escritório Michelle Machado Arquitetura, com as paredes brancas, o contraste fica sob a responsabilidade das pedras naturais, que se estendem acima da lareira centralizada.
- No projeto da arquiteta Cecilia Bellucci, o ponto de partida para a definição das cores foram os revestimentos internos, sobretudo a grande parede de mármore piguês da lareira, que integra o living.
- No projeto da arquiteta Lara Linhares, a lareira tem tijolinhos no interior e adorno metalizado, que traz um toque divertido à decoração.
- No projeto contemporâneo do escritório de arquitetura Daytrip, a alvenaria foi a opção para que a lareira se fundisse à parede de fundo da sala, com vista para as árvores externas.
- No projeto do escritório balbek bureau, a lareira foi revestida com painéis de betão armado, enquanto as paredes são acabadas com gesso que imita concreto.
- No projeto executado pelos arquitetos Slava Balbek, Evgeniya Dubrovskaya e Artem Beregnoy, os tijolinhos foram escolhidos a dedo para refletirem a época do prédio e incorporar a lareira com chaminé de canto original.
- No projeto da designer de interiores Jennifer Nichols, piso de carvalho francês, vigas de carvalho branco e uma lareira de calcário se fundem, criando uma mistura harmoniosa de texturas e cores.
- O ambiente do designer de interiores Michael Hilal é pontuado por uma lareira de pedra cinza de dois andares e mobiliado com cadeiras de Jindrich Halabala.
- Como estratégia para manter a unidade visual, a lareira de concreto dialoga com a arquitetura e com outros materiais internos escolhidos por Bernardes Arquitetura.
- No projeto do escritório Doherty Design Studio, a lareira sob o banco na janela é demarcada pelo piso de pedra, em contraste com a madeira que reveste o restante do living.
- Embutida na estante de madeira, a lareira é feita com tijolinhos de uma olaria local. O projeto é assinado pelo escritório Arquipélago.
- O escritório Malgosia Migdal Design apostou em uma sala de estar branca, com móveis de design curvos e lareira, para valorizar a vista para o oceano.
- No projeto do arquiteto Junior Ferreira, o porcelanato em grande formato, de 1,20 x 2,40 m, foi aplicado no painel da televisão e na lareira.
- No projeto da arquiteta Laura Pezolato, a lareira foi executada em Dekton, mantendo a paleta minimalista do apartamento.
- Para oferecer maior conforto às visitas, a sala do piano possui lareira revestida em mármore. Projeto do arquiteto Paulo Tonin.
- No projeto da arquiteta Gabriela Casagrande, o painel ripado em espinha de peixe funde-se à lareira em mármore.
- No projeto da construtora Saffron Case Homes, o escritório tem uma atmosfera mais sóbria, com lareira em pedra natural e paredes pintadas de verde-escuro.
- Na casa de campo reformada pelo escritório AMFB, a lareira original com azulejos cerâmicos foi preservada.
- O living desta casa de fazenda em Serra Nevada, na Califórnia, ganhou uma atmosfera acolhedora e convidativa com lareira em pedra natural.
- Com parede de tijolos de barro e lareira, o escritório Gabriel Valdivieso Design buscou criar um ambiente acolhedor para leitura na sala.