Revestimentos para lareiras: o que levar em consideração na escolha

É só o inverno se aproximar, que já começamos a pensar em como tornar a casa mais aconchegante e confortável para o frio. Principalmente na região sul do país, cresce a demanda por lareiras nos projetos residenciais, por isso, é importante saber quais revestimentos podem ser especificados com segurança.  CONFIRA: É SEGURO UTILIZAR PORCELANATO EM […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 13 abril 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Revestimentos para lareiras

Porcelanato da Linha Fóssil, da Roca Cerâmica, reveste a lareira com segurança e estética (Foto: Roca / Divulgação)

É só o inverno se aproximar, que já começamos a pensar em como tornar a casa mais aconchegante e confortável para o frio. Principalmente na região sul do país, cresce a demanda por lareiras nos projetos residenciais, por isso, é importante saber quais revestimentos podem ser especificados com segurança. 

CONFIRA: É SEGURO UTILIZAR PORCELANATO EM LAREIRAS?

Se você pretende ter uma lareira convencional, é preciso assegurar que ela seja estruturalmente resistente, com resistência mecânica para suportar todas as movimentações que serão geradas por conta do aquecimento e do resfriamento das placas.

Independente do revestimento escolhido para a parte externa, é fundamental que internamente ela seja revestida por tijolos refratários, capazes de manter a maior parte do calor no interior da estrutura. É fundamental também escolher uma argamassa colante que tenha capacidade térmica e seja flexível para suportar essas variações térmicas, sem comprometer a aderência das peças. 

 

Porcelanato

Revestimentos para lareiras

Linha Venato (60 x 120 cm), da Roca Cerâmica, utilizada em ambiente de Bruno Carvalho (Foto: Jonatas Marques / Divulgação)

 

Hoje, o porcelanato é um dos materiais mais utilizados para revestir lareiras. Além de permitir a personalização total do ambiente, com diferentes cores e padrões, ele apresenta uma resistência superior a pedras naturais, como mármores e granitos. 

Como no seu processo de fabricação, o porcelanato passa por uma queima a 1200 ºC, ele é extremamente resistente, inerte à mancha e à própria fuligem gerada no aquecimento da lareira. É um produto muito mais estável que os demais. 

 

Dekton

Revestimentos para lareiras

Projeto do arquiteto Arthur Guimarães para a Casacor-SP 2021 com lareira revestida em Dekton (Foto: Divulgação)

 

Produzido pela Cosentino, o Dekton é feito a partir da mistura de matérias-primas utilizadas para fabricar vidro, porcelana e superfícies de quartzo, tudo ultracompactado e prensado por 25 mil toneladas. Como não utiliza resina em sua composição, é super resistente a altas temperaturas e também pode ser especificado para o revestimento externo da churrasqueira. 

O arquiteto Arthur Guimarães, por exemplo, se beneficiou desta propriedade na Casacor-SP 2021 para revestir uma lareira ecológica em seu ambiente. Neste caso, o projeto deve ter uma base com altura mínima de 10 cm e um vão para as chamas com altura de 60 cm e profundidade mínima de 35 cm, sendo recomendado apenas materiais frios no entorno da lareira. 

 

Tijolos

Revestimentos para lareiras

Nesta sala, parte da lareira tem os tijolos refratários expostos (Foto: Eucatex / Divulgação)

 

Se você prefere um estilo mais rústico, por que não manter os tijolos refratários aparentes? Esta é uma alternativa para quem deseja economizar no revestimento da lareira convencional, afinal, você será obrigado a utilizá-lo de qualquer forma na estrutura, por conta da absorção de calor incomparável. 

 

Pedras naturais 

Revestimentos para lareiras

Lareira revestida de pedras naturais (Fonte. Google)

As pedras já trazem aquele toque campestre que muita gente procura ao construir uma lareira. Entre as mais utilizadas estão a pedra ferro, pedra madeira e pedra canjiquinha. Vale destacar que essas opções demandam uma limpeza mais pesada, já que sua textura tende a acumular mais fuligem. 

 

Mármores e granitos

Revestimentos para lareiras

As lareiras revestidas de mármore são muito comuns nos Estados Unidos (Foto: Reprodução)

 

Por muito tempo eles foram os queridinhos para revestir lareiras e, de fato, são bem resistentes às altas temperaturas. O ponto negativo está na porosidade destes materiais, que tendem a manchar com facilidade com a fuligem. Hoje, você pode alcançar este resultado elegante com um custo-benefício melhor ao investir em um porcelanato. 

 

Aço corten  

Revestimentos para lareiras

Graças ao vermelho ferrugem, a lareira revestida de aço corten traz um visual único ao projeto (Foto: Pinterest / Reprodução)

 

As lareiras de aço corten se popularizaram para áreas internas, mas o material também pode ser utilizado para revestir lareiras internas. O aço corten possui diferentes agentes químicos do aço comum em sua composição, que retardam a ação corrosiva do material, tornando-o mais resistente e durável. Inclusive, a camada vermelho ferrugem criada atua como uma barreira protetora impedindo o avanço da corrosão.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 13 abril 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais