No último sábado (18), pude conferir em primeira mão os ambientes da CASACOR São Paulo 2024, no Conjunto Nacional. Aberta ao público de 21 de maio a 28 de julho, a mostra de decoração e arquitetura ocupa 9 mil m², então, preparem-se para uma longa e inspiradora caminhada.
Este ano, o circuito tem 5 áreas dedicadas a exposições e instalações artísticas, além de 70 ambientes assinados por arquitetos, paisagistas e designers de interiores renomados. São 8 estúdios e lofts, 16 casas, 7 jardins, 6 operações de restaurante, bar e café, 5 banheiros unissex com espaço família, 4 lojas e operações comerciais, além de quartos, lavabos, salas de leitura, home office, home cinema, lavanderia, cozinhas, livings e até um espaço de coworking totalmente funcional, que pode ser utilizado pelos visitantes.
Eu sei, parece uma overdose de informação, e é mesmo! Em uma única visita, seria impossível capturar todos os lançamentos e tendências, mas separei alguns dos ambientes que mais me impressionaram com relação aos revestimentos. Confira a seguir:
Casa Ñe’é LG | Nildo José Arquitetos
Caules de bambu partidos ao meio serviram de inspiração para a criação do painel orgânico de MDF usinado que percorre os 340 m² da Casa Ñe’é LG. O projeto do escritório Nildo José Arquitetos traz uma paleta naturalmente leve, com tons rosados e terrosos. O paisagismo assinado por Bia Abreu complementa a sensação de um caminho sinuoso pela floresta, em uma atmosfera que beira o lúdico.
Já o piso de cerâmica artesanal, da Keramica, remete aos trançados das cestarias brasileiras, proporcionando um visual elegante e acolhedor como um grande tapete entrelaçado.
Casa Tão | Bárbara Dundes
Compreender o universo, a natureza e a constância de seus ciclos é o propósito desta casa de 60 m², projetada por Barbara Dundes. Na Casa Tao, reconhecemos a força da ancestralidade e também do porvir, através da combinação de trabalhos artesanais e tecnologias contemporâneas.
As superfícies na entrada do ambiente foram revestidas com uma solução da Formica: o Formiwall, no padrão Steel Silver, com efeito de aço escovado. No piso, o revestimento de tijolos da Lepri, na cor Terracota, combina detalhes artesanais e tecnológicos para proporcionar conforto e naturalidade ao espaço. O toque do tapete versátil Tear Guanabara, da by Kamy, personalizado especialmente para a “Casa Tao”, contribui para a elegância do ambiente.
Ceiba Camba | Eduardo Baldelomar
A diversidade cultural e natural da Bolívia encanta no ambiente de 54 m², assinado por Eduardo Baldelomar para a marca Gustavo Eyewear. O décor é pautado na flor Ceiba camba, nativa da região leste boliviana, que estampa o brasão do Departamento de Santa Cruz de La Sierra e a nota de 20 do país.
O pórtico de ingresso ao ambiente é marcado por um mural de grande dimensão, assim como outra peça ao fundo, ambos desenhados por Eduardo Baldelomar e construídos em mosaico com cerâmica reciclada pelo artista autodidata e engenheiro químico conterrâneo, Andrés Fenix. As criações protagonizam o espaço marcado pela multiplicidade de cores, pelas formas orgânicas e pelos jogos de luz.
Cozinha Torno | Mandril Arquitetura
Nesta edição, os sócios Bruno Reis e Helena Kallas propõem uma cozinha e sala de almoço com 55 m² pensada para encontros em família com 55 m². Um dos pontos de partida para a concepção da “Cozinha Torno” foi a experiência deles no Ateliê Cerâmica e Cia, que rendeu uma coleção de vasos e bases de luminária, assim como os revestimentos cerâmicos artesanais que compõem o tampo da mesa – elemento central do espaço.
O azul também aparece na ilha central, revestida com peças de cerâmica rústicas e imperfeitas. As cerâmicas Invechiatto Champagne, da Lepri, revestem parte do piso, parede, forro e sanca, emoldurando a tapeçaria. Parte do piso também é revestida de porcelanato, em um mix de materiais contundente e bem pensado.
Estúdio Âmago | Ana Weege
Talvez a combinação mais inusitadas – e bem-sucedida – tenha ficado a cargo da arquiteta Ana Weege, no Estúdio Âmago. No living, o destaque fica para seis grandes colunas de fibra natural de taboa, criadas por mulheres artesãs do interior de São Paulo – um biombo sustentável que valoriza a cultura local e promove o uso de recursos renováveis.
CONFIRA: ABIMAD E ABCASA ABREM CALENDÁRIO DE FEIRAS DE DECORAÇÃO 2024
Além disso, a parede ondulada foi revestida de fibra de coco, material muito utilizado em capachos, reforçando o compromisso com a sustentabilidade. Do lado oposto, a lareira é revestida de mármore, assim como piso, floreira, rodapés e bancada da copa. A estante combina cerâmica de queima artesanal da ColorMix e chapa de latão, que reveste as prateleiras.
Loft Celmar – 2064 | Estúdio Ro+Ca
O trio de arquitetos Rodrigo Beze, Carlos Carvalho e Caio Carvalho buscou materializar um espaço-cápsula imaginado sob medida para hoje ou para daqui 40 anos. A contraposição de materiais rústicos e modernos é evidenciada na bancada da cozinha, que combina inox e pedra bruta de maneira nada convencional. O backsplash segue o padrão de acabamento futurista dos eletrométricos, metais e utensílios.
No quarto, a cabeceira filetada curva oferece contraste ao acabamento amadeirado Capadócia da Celmar, que reveste tetos e paredes. No banheiro, o armário curvo segue o padrão orgânico.
Raízes | Monik Arquitetura e Interiores
O desenho pintado à mão sobre os azulejos logo na entrada e o painel amadeirado em formato orgânico nas cabines são os pontos focais do banheiro funcional de 36 m², assinado pela arquiteta Monik Santos. As luminárias feitas de cerâmicas sobrepostas ao mural são um encanto à parte.
Princípios da biofilia justificam os traços que remetem a formas da natureza, adotados para resgatar nossa origem e criar um cenário de contemplação. A arquiteta almeja instigar uma reflexão sobre a atual sociedade multicultural: nela, ter raízes é o que nos torna seres individuais e, ao mesmo tempo, plurais.
Casa Átimo | Renato Mendonça
Os tons de marrom dominam o espaço amplo de 110m², com teto inclinado, pé-direito alto e grandes vãos, assinado pelo arquiteto Renato Mendonça. O padrão amadeirado Carballo, exclusivo da Criare, surge como protagonista em todo o ambiente, numa tonalidade mais escura. Ele é combinado a uma laca acetinada, bege acinzentada, que traz destaque à cozinha, com bancada em Xtone.
O piso, desenvolvido em homenagem aos rios da Amazônia, apresenta os veios naturais da madeira com uma tonalidade escura. No closet, a iluminação valoriza o revestimento cerâmico rústico da Del Favero.
Estúdio Refúgio de Memórias | AD|VP Arquitetura
Com 88 m², o Estúdio Refúgio de Memórias integra sala, cozinha, quarto e banheiro. O principal destaque é o living, com piso em formato orgânico, da Colormix, cuja textura remete à passagem do tempo. A brasilidade permeia cada escolha das arquitetas, incluindo o painel de cerâmica rústica da Del Favero, que abraça o sofá.
Terrae Brasilis | Fernanda Marques
No amplo lounge do Terrae Brasilis, onde uma sala de estar e um bar se entrelaçam numa atmosfera acolhedora, a arquiteta Fernanda Marques aplica os revestimentos da Hunter Douglas de uma forma inédita. É o caso da gigantesca abóbada, que recobre o espaço, construída a partir do forro U25 Woodlines, que reproduz de forma fidedigna a madeira.
Já o revestimento metálico Quadroline, na cor branca, reveste todas as paredes do lounge e serve de requadro para as obras de arte.
Hall do Apartamento | Gustavo Scaramella
O ambiente do arquiteto Gustavo Scaramella oferece uma jornada surpreendente em 44 m² de hall de entrada. A paleta eufórica tem como destaque a tinta Amarelo Pantanal nas paredes e o piso de tauari bicolor, com madeira ebanizada e clara intercaladas. Os círculos de mármore Napoleon Bordeaux, da Michelangelo, trazem uma referência aos edifícios históricos.