Saiba tudo sobre o evento que acontece de 3 a 7 de abril no Pavilhão da Bienal, em São Paulo
O momento é de celebração: há 20 anos, nascia a SP–Arte. Hoje, consolidada como a maior feira de arte do hemisfério sul, a 20º edição acontece entre os dias 3 e 7 de abril no Pavilhão da Bienal, em São Paulo, e reúne mais de 190 expositores, entre galerias de arte, estúdios de design, editoras e instituições culturais.
Muito mais do que uma feira, a SP–Arte se tornou um catalisador do mercado de arte brasileiro, conectando galerias, artistas e apreciadores em um ambiente vibrante e dinâmico. Neste espaço, encontramos exibições de artistas renomados, bem como de talentos emergentes, além de talks e lançamentos de design.
CONFIRA: AGENDA 2024: PROGRAME-SE PARA OS PRINCIPAIS EVENTOS DE ARQUITETURA, DESIGN E DECORAÇÃO
No primeiro e no segundo andar do pavilhão, estarão concentradas as galerias de arte moderna e contemporânea, instituições culturais e espaços autônomos, além da Arena Iguatemi, que receberá os Talks SP–Arte. Na sexta-feira (5), às 14h, a conversa entre Adriana Varejão, uma das minhas artistas favoritas, e Catarina Duncan promete.
Mas o destaque deste ano é a exposição Tátil: materiais no design contemporâneo, curada por Livia Debbané, no térreo. Com 25 peças criadas por designers estabelecidos ou em sua primeira década de trajetória, os projetos da exposição mostram como as qualidades próprias de cada matéria-prima informam processos criativos, incentivam práticas sustentáveis e propõem estéticas inovadoras.
Em 2024, a feira celebra o crescimento de mais de 50% do setor de design em relação à edição passada, reunindo agora 67 expositores ao todo. Por lá, o público poderá conferir trabalhos de grandes nomes do mobiliário brasileiro moderno e contemporâneo, como ETEL, ovo, Rodrigo Silveira, Jacqueline Terpins, irmãos Campana, Lina Bo Bardi, Jorge Zalszupin e Joaquim Tenreiro.
Os apreciadores de pedras naturais ainda poderão conferir de perto as mesas da Coleção Botanique, da Sette7, com design assinado por Vivian Coser, no espaço da Dan Galeria. As peças são inspiradas na exuberância dos jardins brasileiros e nos projetos do paisagista Burle Marx, e utilizam mármores, quartzos e cristais brasileiros com cores vibrantes. Uma verdadeira homenagem à riqueza natural do nosso país!