Os azulejos retrô prometem ser uma tendência para revestir cozinhas, banheiros e lavabos em 2024. Isso não significa que as pessoas deixarão de reformar esses ambientes, muito pelo contrário! O termo retrô se refere a algo novo inspirado em décadas passadas, diferente do vintage, que é verdadeiramente antigo.
Quando pensamos em azulejos retrô, estamos falando de todos os modelos que fizeram sucesso nas décadas de 40, 50, 60, 70 e, forçando a barra, até 90. Em geral, a primeira imagem que vem à cabeça é dos azulejos que imitam ladrilho hidráulico, estampados e com cores vibrantes.
Contudo, modelos como zellige, subway tile (ou azulejo de metrô), português ou o clássico 15×15 também são considerados azulejos retrô. Para reforçar essa estética, é fundamental que o restante do projeto acompanhe a década de inspiração, incluindo armários, puxadores, pisos, móveis e adornos.
A seguir, confira 40 projetos com azulejos retrô para quem é apaixonado por história!
- Neste projeto da arquiteta Gabriela Marques e da designer de interiores Carla Bomfim, a prateleira suspensa em serralheria foi combinada a outros itens que remetem ao estilo retrô, como os azulejos de metrô e o piso que lembra ladrilho hidráulico.
- Na biblioteca retrô do arquiteto Jean de Just, cobogós e azulejos emolduram a estante feita de gesso com prateleiras e portas existentes no apartamento, que foram reaproveitadas.
- Os mesmos azulejos geométricos foram aplicados no frontão da cozinha. Isso é possível graças à base branca de quase todo o apartamento. Os cobogós são essenciais para realçar a estética retrô.
- No projeto do arquiteto Daniel Bolson, do escritório Coletivo Par, o azulejo de metrô cinza foi combinado ao piso de ladrilho hidráulico, que também carrega uma estética retrô.
- No projeto do escritório ACF Arquitetura, os azulejos quadrados brancos complementam a estética retrô dos armários com vidro ondulado.
- No projeto da arquiteta Jac Ferreira, um fundo verde dá o contraste na área da churrasqueira, enquanto o azulejo traz um ar retrô e resulta em uma atmosfera de casa, como pretendiam os moradores.
- Na cozinha projetada pelo o designer Gabriel Valdivieso, o verde-claro foi escolhido para a pintura dos armários, somando ar retrô aos azulejos de metrô cinzas.
- A arquiteta Claudia Alionis usou elementos retrô na cozinha desta casa de praia, como os azulejos quadrados e os armários suspensos com vidro martelado.
- No projeto do escritório Go Up Arquitetura, os azulejos rosados resgatados da casa de infância do morador foram aproveitados na forma de caquinhos na varanda, que também carregam essa estética retrô.
- Os azulejos de metrô também aparecem em composições retrô associadas ao estilo casa de fazenda. Na cozinha do escritório Go Up Arquitetura os azulejos brancos foram combinados a tons claros e texturas de palha.
- No projeto do arquiteto João Panaggio, o novo banco de concreto engastado na alvenaria e revestido de azulejos retrôs tem tudo a ver com o piso de taquinhos preservado.
- No banheiro de Lígia Baleeiro e do marido, o uso de azulejo de metrô e os metais dourados garantiu a atmosfera dos anos 1950, junto à cômoda de madeira, que substitui o uso dos tradicionais gabinetes abaixo da pia.
- Já o projeto da designer de interiores Marcella Bacelar uniu a estética retrô e industrial, com esquadrias formando o box, aparador da pia retrô, azulejos de metrô, metais dourados e uma claraboia estratégica para garantir bastante luz natural.
- No projeto do Studio Ark, o grande painel com azulejos de Athos Bulcão faz referência ao modernismo e confere identidade ao apartamento.
- Respeitando a estética do sobrado reformado pelo arquiteto Rafael Leão, o banheiro ganhou um porcelanato que imita cimento mais rústico. As paredes foram revestidas com azulejo de metrô, alinhados para dar aspecto retrô.
- No projeto da arquiteta e designer de interiores Barbara Jalles, os azulejos do piso e das paredes foram escolhidos para realçar a estética retrô da marcenaria verde.
- Os azulejos de cerâmica colorida 15 x 15 cm já existiam no banheiro deste apê em São Paulo, reformado pelo escritório Stuchi & Leite. Com o ambiente ampliado, peças iguais foram aplicadas nas novas paredes.
- Para dar unidade ao projeto do escritório Balaio Arquitetura e fazer a transição entre a sala de estar e a cozinha, um painel de azulejo foi criado percorrendo a parede que está ao lado da mesa de jantar e segue até a bancada da cozinha.
- Nesta cozinha projetada por Studio Guadix, o estilo farmhouse valoriza a riqueza dos detalhes da marcenaria, as molduras, os puxadores, os azulejos retrô e os móveis de madeira maciça, com uma paleta clara.
- A cozinha azul com estética retrô é o ponto alto do projeto de . A marcenaria e os puxadores retrô, escolhidos a dedo, trazem o aconchego e o charme desejados, junto ao azulejo de metrô branco.
CONFIRA: AZULEJOS GEOMÉTRICOS: COMO E ONDE USAR
- A cozinha projetada por tem azulejo estampado preto e branco, azulejos de metrô branco e armários de estilo retrô na cor cinza.
- Inspirada na decoração dos anos 50 e 60, esta cozinha projetada pela arquiteta Julliana Camargo exala estilo vintage com piso de madeira acinzentada e azulejo no frontão.
- Assinada pela arquiteta Teresa Mascaro, essa cozinha traz a essência de casa de vó com azulejos amarelo pastel na área molhada próxima à bancada.
- Assinada pela stylist Anna van Keppel, essa cozinha parece ter saído de um filme dos anos 60. Com um estilo vintage, o espaço é revestido por um papel de parede floral que faz uma combinação perfeita com os azulejos e marcenaria branca da cozinha.
- Na reforma assinada pela arquiteta Cristiane Schiavoni, a cozinha ganhou toques retrô, como o piso hexagonal vermelho, os azulejos branco e os adornos.
- Nesta pousada em San Juan, em Porto Rico, o projeto de Stephan Watts e Roy Delgado destaca o azulejo antigo xadrez.
- No espaço da churrasqueira projetado pela arquiteta Julliana Camargo, os azulejos verdes desenhados roubam a cena e adicionam um toque retrô ao local.
- A inserção do azulejo jade na parede do chuveiro e no acabamento da banheira cria uma atmosfera envolvente para este banheiro da Goldenbird Design.
- No projeto de Davide Casaroli, os azulejos de Zellige – tradicional feito à mão em Marrocos, aparecem dentro do box e na meia parede, próximo à região mais íntima do banheiro.
- Cobogós, azulejos de metrô e concreto aparente complementam o ambiente reformado pelo escritório brasiliense Sainz Arquitetura.
- Em casa de campo, cozinha com estilo provençal projetada pelo escritório Escala Arquitetura traz parede revestida com azulejo português como destaque.
- No projeto da designer de interiores Katie Malik, o banheiro pequeno foi revestido com subway tiles. A estética retrô é reforçada pelo rejunte escuro e detalhes dourados.
- No projeto do arquiteto Pietro Terlizzi, os azulejos de metrô, o piso tricolor e os armários azuis dividem espaço e compõem uma decoração jovial, com toque retrô.
- No projeto do escritório Studio Tack, o banheiro de uma das suítes exala a estética retrô através dos azulejos que vão até o meio da parede. Um azul profundo contrasta visualmente com a cor clara.
- A combinação de azulejo de metrô e piso de ladrilho hidráulico é imbatível para criar ambientes retrô, como o banheiro assinado por Priscila D’Attilio.
- Neste apartamento cheio de tons vibrantes em Bristol, o azulejo de metrô azul contrasta com os armários amarelos, em uma composição retrô e divertida.
- Este banheiro com parede curva em Barcelona, na Espanha, foi inteiramente revestido com pastilhas de azulejo rosa. Projeto de Cierto Estudio.
- No projeto da arquiteta Livia Ornellas, o piso de azulejos com estampa geométrica combina com os armários em terracota da cozinha.
- A arquiteta Anna Yuri Murayama projetou esta cozinha misturando o estilo provençal e toques contemporâneos. O ambiente possui bancada com tampo em quartzo branco e azulejos de metrô brancos, que combinam perfeitamente com os armários na cor off white.
- No projeto do designer de interiores Paulo Cardoso, a paleta de cores mais fechadas foi definida a partir dos azulejos retrô da cozinha.