A escolha entre ralo sifonado, seco, linear, de canto ou oculto deve levar em consideração as características do ambiente e do morador
Geralmente discreto, só costumamos lembrar do ralo em caso de problemas: quando é ineficiente no escoamento de água ou ocasiona mau cheiro. Para evitar essa dor de cabeça no pós obra, a escolha correta dos tipos de ralo, a posição e a impermeabilização são fundamentais.
Na hora de especificá-los no projeto, é necessário um cálculo de hidráulica para estimar a vazão correta da água e adequar à demanda do ambiente. Junto a isso, é fundamental verificar o caimento, que precisa ser imperceptível e não pode ser esquecido em hipótese alguma.
Mas antes de nos debruçarmos sobre as principais opções, você conhece a estrutura básica de um ralo? Ele possui uma caixa receptora, cuja base é encaixada ao chão e ligada por tubos ao esgoto. Também acompanha uma grelha, responsável por reter qualquer tipo de sujeira ou detrito, evitando que eles cheguem ao encanamento e causem entupimento e mau cheiro.
A seguir, conheça os principais tipos de ralo para o banheiro!
Ralo sifonado
É um ralo que possui sifão – uma espécie de bolsa com água de função mecânica, que evita que os gases retornem e causem mau cheiro. Esses são os ralos mais usados e indicados para banheiros, cozinhas e áreas de serviço.
Ralo seco
O tradicional ralo seco não possui o sifão. A principal queixa com relação a este modelo é que por não possuir sifão, deixa um caminho livre para que os gases do esgoto retornem pela tubulação, causando mau cheiro.
Geralmente, é indicado apenas para a área do box, facilitando o escoamento de água. Para evitar o retorno de odores, conecte-o a uma caixa sifonada, nunca diretamente na tubulação de esgoto.
Ralo linear
O ralo linear é composto por uma grelha metálica ou de PVC e uma calha de escoamento. Sua principal característica é a estética, pois esse tipo de produto permite melhor apresentação no ambiente e evita recortes no piso, podendo ser usado tanto em áreas internas, como externas. Os ralos lineares possuem tamanhos diferentes, o que permite essa versatilidade de uso.
CLIMA: COMO ESCOLHER PISO PARA BANHEIRO ANTIDERRAPANTE
Para a instalação desse modelo é necessário deixá-lo no mesmo nível do revestimento. Na hora de fazer o contrapiso, o profissional deve criar um rebaixamento para encaixar o ralo linear, preferencialmente, no canto do box.
Ralo de canto
Como o próprio nome sugere, esse tipo de ralo é indicado para instalações nos cantos do cômodo e possui grelha em formato “L” ou triangular, ideal para diversos ambientes. No banheiro, este modelo facilita o escoamento da água na área do box e é fácil de ser instalado.
Ralo oculto ou invisível
Conhecido como ralo oculto ou ralo invisível, é um modelo que possui a mesma função de escoamento dos demais ralos, porém com um apelo estético. Esse tipo de ralo fica praticamente imperceptível, deixando aparente apenas frestas para escoamento da água, um acabamento discreto e elegante para o seu projeto.
O ralo oculto pode ser linear ou quadrado, com tampa de inox ou do próprio revestimento utilzado no piso.
Ralo linear oculto
O ralo linear oculto é um modelo composto por uma grelha metálica, que faz o papel da tampa, e por uma calha de escoamento. Existem os modelos com essa tampa revestida com o próprio piso do ambiente, de modo que a presença do ralo praticamente nem é percebida, ou com a tampa em inox. Para a instalação, a indicação é que seja colocado paralelamente às paredes e conectado à caixa sifonada.
Ralo quadrado oculto
O modelo de ralo quadrado oculto é fabricado nas medidas padrão 15×15 cm e 10×10 cm e são compostos por duas estruturas de aço inox. Uma delas é embutida no piso e possui saída para água. Já a outra peça se encaixa internamente e, a partir daí, o piso é assentado de maneira camuflada no ambiente, ou então no modelo de tampa de inox.