A cozinha planejada é aquela em que os móveis são produzidos sob medida. No geral, quando utilizamos este termo estamos nos referindo à marcenaria desenhada por um arquiteto ou designer de interiores e executada por um terceiro.
Se, há alguns anos, uma cozinha planejada estava fora do orçamento da maioria dos brasileiros, hoje, ela é mais acessível e a melhor opção para aproveitar melhor pequenos espaços, favorecer a circulação e agregar em estética ao projeto.
O primeiro passo é compreender os hábitos daquela família para, então, determinar quais são os eletrodomésticos necessários e desenhar a marcenaria em torno disso. Outra vantagem dos armários planejados é poder projetá-los conforme os utensílios que você possui em casa, suas louças, panelas, talheres, copos, taças, etc.
Além disso, hoje, vemos diversos nichos criados para expor plantas, cerâmicas e objetos de decoração. Dá para apostar em lâmpadas de LED, diferentes acabamentos, mecanismos de abertura e puxadores. Tudo isso deve ser definido conforme a necessidade e o gosto do morador.
A seguir, confira 50 cozinhas planejadas para se inspirar!
- O escritório Studio 92 Arquitetura projetou a cozinha com armários em tom romântico, que contrasta com a prateleira suspensa preta de serralheria e a madeira do piso.
- O azul-cobalto usado nos armários se destaca em contraste com os revestimentos sóbrios e modernos no projeto do escritório LL Arquitetura.
- No projeto da arquiteta Vinícia Brandão, os armários de MDF misturam verde e areia para sair do lugar-comum, mas sem ousar demais.
- No projeto do escritório FPBF Arquitetura a solução para ocultar a antiga lavanderia foi desenhar um armário mimetizado com portas-camarão, que, quando fechado, mescla-se aos demais.
- Com desenho do escritório Spazio Arquitetura, um dos armários da cozinha aberta tem portas de vidro aramado, que dá efeito translúcido sem revelar totalmente o que tem dentro.
- Na cozinha americana projetada pelo escritório Lene Arquitetos, o próprio balcão foi aproveitado como um armário para armazenamento na parte inferior, criando unidade e funcionalidade.
- Nesta cozinha projetada pelo arquiteto Diego Revollo, o armário suspenso ganhou iluminação tanto na parte superior como embaixo do móvel para destacar a bancada.
- A arquiteta Marina Carvalho criou uma cozinha com armários azuis. No lugar da alvenaria, um móvel sob medida tem multifunção: passa-prato, cantinho do café e área da adega, além de nichos e gavetas que organizam tudo no apê.
- No projeto de Patrícia Gasparelo de Alborta, a área de serviço fica dentro dos armários da cozinha para ganhar espaço.
- Na cozinha integrada assinada pelo escritório Lilutz Arquitetura, os armários coloridos compõem perfeitamente com a planta pendente disposta em um dos nichos.
- A cozinha projetada pelo escritório Mandril Arquitetura traz dois tons de rosa no piso e um terceiro, de aspecto mais queimado, nos armários baixos, que contrastam com os suspensos de acabamento amadeirado.
- O escritório Lelalo Arquitetura e Design apostou em uma parede lateral revestida com um grande painel ripado para embutir a geladeira e ainda comportar os armários.
- Tons amadeirados nos armários da cozinha são bem-vindos quando a intenção é compor com plantas, como neste projeto assinado pela arquiteta Flávia Theodorovitz.
- No projeto do escritório Duda Senna Arquitetura, os armários combinam dois tons: a parte suspensa foi executada com cinza e a inferior em goiaba.
- O arquiteto Fábio Frutuoso usou uma composição de laranja e azul nos armários a pedido do proprietário, pois lembra a cozinha onde ele cresceu e aprendeu a gostar de cozinhar.
- O arquiteto Rafael Ramos misturou armários superiores brancos e inferiores amadeirados em busca de um contraste de materiais na cozinha.
- A arquiteta Claudia Alionis usou elementos de fácil manutenção, entre eles os armários suspensos com vidro martelado, que traz um ar retrô.
- No projeto de Leo Romano, o degradê de azuis nos armários com portas de vidro laqueadas internamente reforça a suavidade e a simplicidade dos tijolos
- Na cozinha projetada pelo escritório ACF Arquitetura, cooktop, forno e micro-ondas dividem espaço com as prateleiras suspensas e seu vitrô móvel.
- O bloco de madeira rovere canova desenhado pelo escritório Andrade & Mello Arquitetura foi complementado por um armário com portas de vidro.
- Na cozinha projetada pelo Estúdio Urbhá, os armários brancos ganharam detalhes em madeira, como a bancada.
- No projeto do escritório Loft87, a marcenaria integra a sala, a cozinha e a varanda deste apartamento. Para dar um respiro ao layout e servir de apoio ao lado do fogão, um nicho central foi embutido na madeira. Os puxadores também mudam, de acordo com a praticidade de abertura para cada região da cozinha pequena.
- No projeto do Studio 92, de um lado, as prateleiras ocupam menos espaço do que um armário convencional e ainda colaboram com a decoração. Do outro, os compartimentos ocupam os dois extremos do pé-direito.
- Para ter os temperos à mão, os armários mais altos ganharam um nicho estreito, que acomoda apenas itens pequenos como saleiros, dosadores e livros de culinária. Projeto do escritório britânico Rise Design Studio.
- No projeto do designer Paulo Azeco, o fogão industrial que o morador já possuía combinou com a bancada, a parede e a prateleira de concreto moldados na obra. O armário de preto fosco complementa perfeitamente a decoração.
- A cozinha projetada pela arquiteta Marcela Wandenkolk é de estilo provençal, em referência aos anos que o morador viveu na Bolívia, e que dialoga com o restante do mobiliário moderno por meio do azul.
- Feitos de marcenaria sob medida desenhada pelo 3P Studio, os armários ganharam tom de verde, que contrasta com a madeira e o forno à lenha de cimento queimado vermelho, cor revitalizada na obra.
- Na cozinha industrial projetada pelo Estúdio Maré, os eletrodomésticos passam despercebidos em meio aos armários escuros sob medida.
- Na cozinha projetada pelo Estúdio Glik de Interiores, o tom cinza dos armários planejados e da pintura das paredes é quebrado pelo freijó da marcenaria.
- A marcenaria escura da cozinha projetada pela arquiteta Mariana Olha funciona como um contorno de destaque para o canto mais funcional do ambiente.
- Os tons terracota e louro-freijó nos armários se contrapõe ao concreto e ao revestimento verde-claro do frontão no projeto do Voilà Studio.
- No projeto da arquiteta Flavia Cardim e do designer de interiores Alison Limontt, a cozinha recebeu armários descolados na cor preta com alguns detalhes em branco.
- No projeto do Studio Vista Arquitetura, toda a marcenaria da local foi executada em cinza para equilibrar com o piso vinílico amadeirado.
- O arquiteto escolheu armários pretos para a cozinha ficar mais discreta no espaço. A geladeira fica embutida na marcenaria e o fogão e o micro-ondas seguem a paleta.
- Na cozinha projetada pela Triart Arquitetura, os armários ripados verdes equilibram a abundância dos elementos frios, entre eles, o concreto, o cimento e o aço.
- A madeira cabreúva nos nichos e os puxadores de latão conferem uma dose de sofisticação ao projeto de Mona Singal e Rafael Zalc.
- A obra de Tarsila do Amaral, “Abaporu”, ajudou o arquiteto Renato Mendonça a definir a paleta só com cores primárias da cozinha.
- No projeto do escritório Bloco Arquitetos, a cozinha foi ampliada para a antiga área de serviço, com armários revestidos de lâmina de freijó.
- A marcenaria desenhada pelo escritório Macaxá Arquitetura foi executada com fórmica verde pastel, laca cinza e folha de madeira carvalho americano.
- No projeto do escritório Beta Arquitetura, a cozinha ganhou armários planejados e bancada de quartzo calacata.
41. No projeto do estúdio Ali Vivoda Interiors, a cozinha traz um equilíbrio perfeito entre o antigo e o novo. Sua paleta de cores concentra-se em tons claros, principalmente nos grandes armários planejados que cobrem toda a parede principal.
42. É possível ouvir o barulho do mar e sentir o frescor da maresia só de olhar para esta cozinha. Na reforma comandada pelo estúdio Anja Michals Design, o espaço ganhou grandes espaços de armazenamento planejados em um tom azul bebê.
43. Com armários em verde menta, a marcenaria planejada garantiu a criação de uma torre quente sob medida nessa cozinha projetada pelo Estúdio Volpert.
44. Armários na cor verde e madeira são os protagonistas no projeto de reforma da arquiteta Lenina Pacheco.
45. No projeto da arquiteta Djanira Cabral, o estilo provençal dos armários se contrapôs à estética escandinava dos outros ambientes e, ao mesmo tempo, trouxe um charme a mais para o todo.
46. No projeto da designer de interiores Magdalena Keck, o mármore envolve toda a parede dos fundos da cozinha e forma os balcões e o tampo da ilha. Os armários pretos de aço foram personalizados com portas de vidro com nervuras, fornecendo um vínculo visual com o par de luminárias pendentes.
47. No projeto do arquiteto Gabriel Mazorra, o forro no teto na cor verde e os armários em tom terracota contrastam com o aço utilizado para criar um ambiente industrial para a área de refeições.
48. Atemporal, com emprego maciço de materiais naturais, esta cozinha pedia uma marcenaria mais neutra. Por isso, a arquiteta Letícia Morais optou pelo tom acinzentado.
49. Na cozinha da arquiteta Livia Ornellas, vale destacar o tom terracota do acabamento em laca do armário superior. Para equilibrar visualmente, tanto os armários inferiores como os móveis são de madeira clara.
50. No projeto da designer de interiores Joan Enger, a marcenaria foi planejada para aproveitar cada cm do pé-direito alto da cozinha.