Muito versátil, o tijolinho é um revestimento que vai desde o estilo industrial ao clássico. Hoje, o mercado dispõe de diversos materiais para alcançar este efeito, incluindo subway tiles e papéis de parede. Mas quando falamos em tijolinhos rústicos somos automaticamente remetidos à textura natural do barro e da argila.
Com a crescente valorização dos elementos que remetem à natureza e dos tons terrosos, o tijolinho rústico ficou cada vez mais em evidência nos projetos de interiores. Quem busca uma paleta mais neutra ou sóbria, pode optar por pintá-los de branco ou cinza, como veremos em alguns exemplos a seguir.
A forma mais tradicional de obter uma parede de tijolinhos exposta é remover o reboco da parede. Contudo, nem sempre podemos contar que as peças estarão inteiras sob a superfície. Uma dica é contratar uma mão de obra especializada para o serviço e tomar muito cuidado para que as ferramentas não machuquem demais as peças que ficarão aparentes, a não ser que este seja o intuito.
A seguir, confira 50 ideias com tijolinho rústico para se inspirar!
- No projeto dos arquitetos Slava Balbek, Evgeniya Dubrovskaya e Artem Beregnoy, os tijolinhos foram escolhidos a dedo para que representassem a época de construção do edifício na Ucrânia.
- No projeto da arquiteta Débora Ciarcia, a área extena com ofurô é conectada por uma parede de tijolinhos.
- Na cozinha projetada por Amber Road Design, o piso de cimento e pedras pretas serve de base para uma cartela de cores alegre. A parede, agora descascada, revela os tijolinhos deixados aparentes.
- A área gourmet da arquiteta Juliana Pippi mostra como é possível combinar elementos do estilo industrial à parede de tijolinhos.
- O escritório Gabriel Valdivieso Design projetou uma sala ampla e agradável com vista para o jardim. A lareira central foi estruturada com tijolos de barro, um material atérmico.
- A estante desta sala projetada por Compondo Arquitetura tem aparência de uma lareira com chaminé de tijolinhos, com plantas e objetos de decoração ocupando as prateleiras de madeira.
- O Studio 92 Arquitetura inspirou-se nos lofts londrinos e apostou em elementos que reforçam o caráter urbano do projeto, incluindo painéis de tijolinhos e trilhos de iluminação.
- Tijolinhos rústicos nas paredes e muita madeira trazem textura e garantem aconchego a esse apartamento na praia. Projeto do Ateliê de Arquitetura.
- A combinação do piso de cimento queimado com a parede de tijolinhos e o pórtico em fresno negro são o polto alto do ambiente projetado pela UNIC Arquitetura, que se mantém caloroso e acolhedor mesmo com uma paleta fria.
- Os tijolinhos aparentes são os protagonistas no projeto do escritório Natural Arquitetura e Interiores, combinados a tonalidades mais suaves. Devido à proximidade da residência com o mar, o azul claro foi eleito para colorir parte das paredes.
- A sala do escritório Très Arquitetura tem uma paleta de cores sóbrias, que inclui acabamentos escuros, como a parede de tijolos aparentes, painéis de madeira carvalho com laca marrom e Dekton Keranium, também na cor marrom.
- No projeto da arquiteta Luciana Trivella, o cimento queimado do piso e a parede de tijolinhos nortearam a paleta, abrindo espaço para o preto das estantes e bancadas em granito preto escovado.
- Para criar um ambiente contemporâneo e acolhedor, a arquiteta Patty Coelho criou um painel de TV funcional com marcenaria ripada e fundo de tijolinhos.
- Assinado pela arquiteta Juliana Faria, o quarto é um ambiente prático, aconchegante e moderno. A parede de tijolinhos pintados de branco evidencia os pendentes.
- Na cozinha da arquiteta Marcella Peixoto, a marcenaria foi escolhida no mesmo tom dos tijolinhos, criando um fundo monocromático que dialoga com o cinza do piso.
- O painel de compensado de pinho transmite uma atmosfera residencial familiar, enquanto a parede de tijolinho ao fundo delineia o escritório. Projeto do estúdio 2 Books Design.
- No quarto principal, a arquiteta Marcella Peixoto planejou a marcenaria em tons neutros para destacar o tijolinho aparente na cabeceira da cama.
- Em meio à base neutra do quarto de irmãs, a parede de tijolinhos rouba a cena, além de combinar com os tons amadeirados e rosados. Projeto do escritório Helô Marques Arquitetura.
- Assinado pelo escritório Ana Veirano Studio, hall de entrada com tijolinhos tem obras de arte e cadeiras vintage.
- Papel de parede azul e tijolinhos são os destaques desta cozinha aberta projetada pela arquiteta Patricia Fiuza.
- A estampa que recobre o par de poltronas de veludo reforça a paleta terrosa junto à parede de tijolinhos aparentes, onde há também uma lareira com design original do século XIX.
- No projeto do arquiteto Rafael Ramos, a inspiração no estilo industrial pode ser notada nos tijolinhos que revestem algumas paredes. Já a escada em caracol, entregue pela construtora, foi reformada com pintura preta e degraus de madeira.
- Na cozinha do escritório Ana Toscano Arquitetura, os armários em freijó formam uma composição acolhedora com os detalhes brancos. A parede de tijolinhos garante um contraponto rústico ao décor.
- O principal destaque do projeto da designer de interiores Daniela Saliba é a estante da sala, que ocupa toda a parede de tijolinhos aparentes.
25. Os tijolinhos em tonalidade terracota já pertenciam ao ambiente e foram realçados pelos detalhes coloridos na decoração assinada pelo escritório Brise Arquitetura.
- No quarto projetado pelo Studio 92 Arquitetura, uma atmosfera mais rústica foi explorada. A linguagem está refletida na parede, revestida de tijolinho branco. Para criar a ideia de cabeceira, a parte inferior foi pintada de mostarda, assim como a porta, para contrastar com o azul.
- Uma reforma completa transformou o astral deste apartamento. O escritório Escala Arquitetura preservou apenas os tijolinhos originais, que são o destaque na sala de estar.
- Para trazer um ar de casa, o casal de moradores pediu à arquiteta Jac Ferreira uma parede de tijolinhos. Pintada de branco, ela compõe o painel da televisão na sala.
- O escritório ARQVentura criou a parede da churrasqueira e o forno de pizza revestidos de tijolinho, além de um novo armário no tom de terracota a fim de compor tanto com o novo revestimento quanto com a mesa existente de valor afetivo.
- Casa de 140 m² ganha tijolinhos e concretos aparentes após reforma pelo arquiteto Guilherme Zorzella.
- Os tons neutros são os preferidos dos moradores, por essa razão preponderam a madeira freijó e tons cinza e preto, além dos tijolinhos à vista. Projeto do escritório Tripper.
- Na suíte do escritório Forma 011, o tijolinho, desta vez na cor branca, dá um aspecto rústico e com cara de casa para a decoração quando combinado ao piso de cumaru.
- A parede descascada conta a história da casa centenária com seus tijolos aparentes no projeto do escritório KAS ARQ.
- Para contrastar e valorizar ainda mais a naturalidade dos elementos amadeirados, o escritório Doma Arquitetura apostou em um piso de porcelanato cinza azulado, tijolinhos de argila nas paredes, e tons terrosos nos itens decorativos.
- A parede de tijolinhos brancos traz ainda mais bossa para esta sala de estar neutra, emoldurando a estante branca, projetada pela arquiteta Patricia Carvalho.
- Esta sala de jantar tem parede de tijolo inglês, que traz um ar industrial ao projeto da designer de interiores Sara Oleiro.
- A sala projetada por Hana Lerner ganhou parede de tijolinhos e uma grande estante de madeira. A escolha pelos materiais traz aconchego ao ambiente.
- No projeto da arquiteta Carmen Zaccaro, a parede de tijolinhos foi escolhida para complementar os móveis de madeira.
- Com uma proposta de estilo que passeia entre urbano, industrial e contemporâneo, o projeto do Estúdio Minke se destaca pela coerência de linguagem aplicada nos materiais: cimento queimado, madeira natural, tijolinho de demolição e piso de ardósia.
- O imóvel já possuía alguns bons revestimentos, como o tijolinho aparente na parede e o piso de madeira clara, então estes foram os pontos de partida para o SP Estúdio.
- A parede principal do living foi revestida com tijolo maciço de demolição. Já o móvel integrado à coluna foi projetado pelo escritório InTown, responsável pela reforma.
- A parede de tijolinhos, o efeito de cimento queimado, os pendentes e as cores preto e branco nos móveis oferecem ao apartamento uma identidade industrial. Projeto da arquiteta e designer de interiores Larissa Lóh.
- Na sala de jantar reformada pela arquiteta Bianca da Hora, a opção pela parede de tijolinhos cinza traz sensação de aconchego sem deixar de lado a descontração.
- A decoração da arquiteta Flávia Theodorovitz ganhou um toque contemporâneo, elegante e atemporal, com uma mescla de elementos em alta, como o cimento queimado, o freijó, a serralheria e o tijolinho.
- Após reforma, apê do arquiteto Fernando Forte ganha integração, tons claros e preserva paredes de tijolinhos.
- Após reforma, apartamento antigo se renova com parede de tijolinhos, marcenaria e pontos de cor. Projeto da arquiteta Carmen Zaccaro traz um mix de clássico e contemporâneo.
- Para quebrar os tons frios, uma parede de tijolinhos aparentes torna-se moldura para o espelho da sala de jantar no projeto da arquiteta Anna Parisi.
- Apartamento pequeno tem base neutra, cobogó e parede de tijolinhos. Projeto do escritório TRIA Arquitetura.
- Os tijolinhos são o carro-chefe do projeto do arquiteto Lucas Barbosa, produzidos na própria olaria do cliente.
- Cores sóbrias, mármore e parede de tijolinhos marcam decoração de apartamento assinado pelo arquiteto Maurício Karam.