Tintas Eucatex elege Obra de Arte como Cor do Ano de 2024

O tom complexo apresenta notas de amarelo, rosa, marrom e acinzentados. O estudo de tendências traz ainda quatro paletas distintas para compor Muitos arquitetos e designers de interiores têm dificuldade em combinar cores. Acredito que este receio é um dos principais motivos pelos quais a maioria dos escritórios adota uma paleta neutra, que frequentemente beira […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 06 outubro 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

O tom complexo apresenta notas de amarelo, rosa, marrom e acinzentados. O estudo de tendências traz ainda quatro paletas distintas para compor

Tintas Eucatex elege Obra de Arte como Cor do Ano de 2024: Sala estar com sofá marrom, mesinha de centro branca, ambiente ao lado com mesa redonda e cadeiras brancas

Obra de Arte 2857E é a Cor do Ano para 2024 da Tintas Eucatex (Foto: Eucatex / Divulgação)

Muitos arquitetos e designers de interiores têm dificuldade em combinar cores. Acredito que este receio é um dos principais motivos pelos quais a maioria dos escritórios adota uma paleta neutra, que frequentemente beira o sem graça. A minha dica para quem deseja começar a integrar cores nos projetos é observar o seu entorno. 

Entender o contemporâneo para desdobrar futuros é o ponto de partida para o estudo de cores da Tintas Eucatex, coordenado pela Tendere Pesquisa e Soluções Criativas. A Cor do Ano para 2024 é a Obra de Arte 2857E. Em uma combinação complexa, ela possui notas de amarelo, rosa, marrom e acinzentados, que adapta-se aos tons neutros, sem abrir mão da sofisticação. 

Obra de Arte é uma cor que desperta calma, relaxamento e segurança. Essa escolha não é aleatória e vem de um desejo comum a todos após períodos turbulentos: simplicidade, segurança, tranquilidade, consciência, conexão com a natureza, equilíbrio, minimalismo, maturidade, flexibilidade, adaptabilidade, afetividade, conforto, natureza, autocuidado e autorresponsabilidade.

“Obra de Arte não é uma cor com uma intensidade muito vibrante, mas é bastante sofisticada e funciona com tudo aquilo que a pesquisa mostrou sobre o contexto contemporâneo”, assinala Patrícia Sant’Anna, CVO (Chief Visionary Officer) da Tendere. Mais do que uma cor isolada, o estudo elenca paletas para quatro públicos distintos: Pop Tropical, Latino Urbano, Karioka e Sofisticado. 

Confira a seguir como combinar a Cor do Ano da Tintas Eucatex conforme o seu estilo!

Alegria de viver

Tintas Eucatex elege Obra de Arte como Cor do Ano de 2024: Ambiente home office com piso laminado marrom, escrivaninha com computador, cadeira de descanso e banqueta com vaso de flor.

Paleta Alegria de Viver da Tintas Eucatex (Foto: Eucatex / Divulgação)

O grupo Pop Tropical é formado por quem, assim como eu, não tem medo de cores, é intenso, efusivo, gosta de festa e gente reunida. A paleta Alegria de Viver traz um mix corajoso de cores, em que o luxo e o casual se misturam, cores e brilho se fundem. Aqui, Obra de Arte consegue dialogar com cores muito intensas, como Alegria.

 Na medida certa 

Paleta Na Medida Certa da Tintas Eucatex (Foto: Eucatex / Divulgação)

O grupo Latino Urbano é um perseguidor de tendências e está sempre antenado, mas não abre mão da tradição. A paleta Na Medida Certa é uma mescla de passado e presente, e traz inspirações da década de 50 e 80 aliadas a cores tecnológicas e digitais. 

CONFIRA: 5 PRINCIPAIS LANÇAMENTOS DA EUCATEX NA EXPO REVESTIR 2023

Contemplação aquática

Paleta Contemplação Aquática da Tintas Eucatex (Foto: Eucatex / Divulgação)

O grupo Karioka traz aquela bossa brasileira às tendências internacionais, com uma forte conexão à natureza. A paleta Contemplação Aquática traz referência a oceanos, rios e riachos, em um convite a defender o planeta e contemplar a água, essência da vida. 

Odisséia

Ambiente com sofá vermelho e parede cor tangerina da paleta odisseia tintas eucatex, e piso porcelanto branco polido.

Paleta Odisseia da Tintas Eucatex (Foto: Eucatex / Divulgação)

O grupo Sofisticado une referências culturais e refinamento. Sustentabilidade, arte, autoconhecimento, silêncio e convívio harmonioso é o que a paleta Odisséia representa.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 06 outubro 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais