De relance, o carpete de madeira e o piso laminado podem até ser confundidos por um leigo, mas nunca por um arquiteto ou designer de interiores. Isso porque, além da aparência, esses materiais possuem propriedades e indicações distintas, que devem ser consideradas na especificação.
Ambos os revestimentos são recomendados para clientes que gostam de piso de madeira, mas não possuem um orçamento alto para a reforma. O carpete de madeira é uma régua fina revestida por madeira natural, mais acessível do que a madeira maciça. Já o laminado é um revestimento composto por camadas de derivados de madeira, em larguras e comprimentos variados, coberto por resina melamínica.
Resistência
Por ser extremamente fino, o carpete de madeira é indicado para ambientes com menor circulação. Como todos os derivados da madeira, o carpete não é resistente à água, motivo pelo qual não deve ser aplicado em áreas externas, molhadas ou úmidas. Ele também é mais propenso a riscos, por isso, evite arrastar móveis e sempre use um feltro nos pés dos móveis para aumentar a durabilidade.
CONFIRA: 6 MOTIVOS PARA USAR PISO LAMINADO NO SEU PROJETO
O piso laminado é um pouco mais grosso do que o carpete e, portanto, mais resistente. Nos testes de resistência, o laminado resiste a até 1500 ciclos, enquanto o carpete dura apenas 900.
No caso dos pisos Eucafloor, as partículas de eucalipto alongadas e agulhadas permitem um melhor entrelaçamento do material e, consequentemente, maior estabilidade, menor dilatação, maior resistência e menor absorção de líquidos. Como a camada superior do piso laminado é composta por um filme cristalino de celulose com partículas de óxido de alumínio, impregnado com resina melamínica, ele possui alta resistência a riscos e à abrasão, maior durabilidade e fácil limpeza.
Obviamente, ele não deve ser submerso em água, pois ainda se trata de um material feito com partículas de madeira. A limpeza pode ser feita tranquilamente com vassoura, aspirador de pó ou pano úmido. Outro diferencial é que ele não precisa ser encerado, já que a resina lhe garante um acabamento brilhante por mais tempo.
Instalação
Se você deseja uma obra rápida e sem dor de cabeça, tanto o piso laminado como o carpete de madeira são excelentes opções. No carpete de madeira, as réguas são encaixadas lado a lado e formam uma espécie de piso flutuante. Essa instalação pode ser feita sobre o contrapiso ou até sobre piso frio, desde que não haja umidade. Para proteger e regularizar a superfície, é utilizada uma manta de separação.
Já o piso laminado é instalado por meio de encaixe macho-fêmea, com ou sem cola à base de PVA D3. Ou seja, não é necessário utilizar argamassa, colar ou pregar este piso no contrapiso. Além de agilizar a aplicação, isso permite que utilizemos o ambiente logo após a instalação, enquanto outros revestimentos demandam até 72 horas de espera.
Você pode instalar laminados sobre porcelanatos, revestimentos cerâmicos, concreto e vinílicos colados tranquilamente. Já em ambientes com madeira maciça (assoalho, tacos, etc.), laminados, carpetes têxteis e pisos de pedra que soltem grãos finos, como a ardósia, a indicação é remover o piso.
CONFIRA: PISO LAMINADO OU PISO VINÍLICO: QUAL A DIFERENÇA E COMO ESCOLHER ENTRE ELES
Conforto acústico
Assim como o carpete de madeira, o laminado tem a má fama de propagar o som. Em apartamentos, isso acaba sendo um problema não só para os moradores, como para os vizinhos do andar inferior. Mas, no caso dos laminados, a questão já foi solucionada.
A Eucatex possui a manta Eucasoft Premium, um redutor de ruídos que confere ao piso laminado Eucafloor maior isolamento acústico, proporcionando uma redução de aproximadamente 35% nos ruídos no próprio ambiente e de cerca de 60% entre os pavimentos.