Suvinil, Coral, Eucatex e Sherwin-Williams apostam em tons neutros e serenos para a próxima temporada
Entra ano, sai ano, e vemos desfilar uma série de tendências! No universo da decoração, assim como na moda, elas não despontam de forma aleatória: são resultado de uma série de comportamentos muito claros para os observadores mais atentos. Quando uma marca de tintas anuncia sua Cor do Ano, posso garantir que essa não é uma escolha aleatória!
Prova disso é a semelhança entre os tons escolhidos por empresas concorrentes. Para 2024, tanto a Suvinil, como a Sherwin-Williams escolheram tons suaves de azul. Já a Coral e a Eucatex vieram com uma tonalidade mais rosada. Em todos os casos, a busca é a mesma: conforto, aconchego, calma e serenidade são algumas das palavras utilizadas para definir as sensações despertadas por esses tons neutros.
Nos últimos anos, falamos muito em uma reconexão com a natureza, após meses isolados por conta da pandemia. A princípio, nos voltamos para a solução mais óbvia, os tons terrosos. Mas como tudo que é usado em demasia, os pigmentos começaram a saturar os ambientes internos.
CONFIRA: CONFINS DO CÉU É A COR DO ANO DE 2024 DA SHERWIN-WILLIAMS
Agora, as marcas se dirigem ao céu em busca de inspiração. Quem nunca, né Revester? E, de lá, vem três das quatro cores eleitas para 2024. Todas neutras, leves e serenas, como desejamos que sejam os próximos tempos. Confira a seguir o significado de cada uma e escolha a sua favorita para começar 2024 plena!
Conforto, da Suvinil
Quando precisamos desacelerar, dar um passo para trás e buscar nosso equilíbrio, buscamos apenas uma coisa: conforto. Este é o nome do azul fresco, claro e neutro eleito pela Suvinil como Cor do Ano. Por remeter ao céu, o tom nos aproxima da natureza, mas o azul também é a cor da tecnologia e do digital, com os quais lidamos diariamente.
“O fato de ser uma cor mais fria, clara e levemente acinzentada, cria um contraponto com os terrosos e amadeirados quentes que estão em alta nos últimos tempos gerando, assim, o equilíbrio cromático perfeito para refletir o que buscamos para o estudo de cores de 2024: frescor e descanso para mentes aceleradas”, comenta Michell Lott, consultor de cores da Suvinil e diretor criativo do Revela 2024+.
Nomeada de Inteligência Cromática, a pesquisa traz outras 29 cores divididas em cinco paletas que refletem essa busca pelo equilíbrio, constância, conexão e criatividade: Silêncio, Terra, Cura, Tempo e Infinito. Todos os tons nos guiam pelo caminho do descanso do corpo e da mente, criando um contraponto com a rapidez das mudanças do mundo e possibilitando uma reconexão com as nossas origens.
“Dentro do cenário de design de interiores, identificamos a busca por constância e equilíbrio, uma importante fonte de reconexão conosco que estimula a nossa imaginação”, explica Lott.
Lugar de Afeto, Coral
A Tintas Coral também apostou em um neutro discreto e elegante para 2024, mas rosado, inspirado pela leveza das penas e delicadeza das nuvens. Lugar de Afeto vem como uma sugestão de base sólida para diversas combinações e estilos de decoração.
“Se uma cor pudesse abraçar sua casa, esta cor é, sem dúvida, Lugar de Afeto. Quente e delicada, a cor de 2024 traz um toque de suavidade e aconchego à decoração, sem ser excessivamente romântica”, explica Juliana Zaponi, gerente de Comunicação de Marketing e Cor para Tintas Decorativas da AkzoNobel.
Com o conceito de “um espaço para chamar de seu”, os especialistas em design de cores do Centro de Estética Global da AkzoNobel buscaram uma cor que transmitisse a sensação de acolhimento e pertencimento. “Procuramos por uma cor suave e acolhedora que pudesse transformar qualquer casa em um refúgio pessoal para lidar com os desafios que cada um de nós enfrenta diariamente. Buscamos uma cor delicada e positiva para ser usada sozinha em um esquema de decoração simples ou em complementação à ampla gama de outras cores”, explica Heleen Van Gent, diretora criativa do Centro de Estética Global da AkzoNobel, sediado em Amsterdã.
Obra de Arte, da Eucatex
Parece mas não é! A Eucatex elegeu como Cor do Ano para 2024 a Obra de Arte 2857E, possui notas de amarelo, rosa, marrom e acinzentados. Apesar da combinação complexa de pigmentos, o resultado é um tom neutro e bastante contemporâneo, que desperta calma, relaxamento e segurança. Essa escolha não é aleatória e vem de um desejo comum a todos após períodos turbulentos: simplicidade, segurança, tranquilidade, consciência, conexão com a natureza, equilíbrio, minimalismo, maturidade, flexibilidade, adaptabilidade, afetividade, conforto, natureza, autocuidado e autorresponsabilidade.
CONFIRA: TINTAS EUCATEX ELEGE OBRA DE ARTE COMO COR DO ANO DE 2024
“Obra de Arte não é uma cor com uma intensidade muito vibrante, mas é bastante sofisticada e funciona com tudo aquilo que a pesquisa mostrou sobre o contexto contemporâneo”, assinala Patrícia Sant’Anna, CVO (Chief Visionary Officer) da Tendere. Mais do que uma cor isolada, o estudo elenca paletas para quatro públicos distintos: Pop Tropical, Latino Urbano, Karioka e Sofisticado.
Confins do Céu, da Sherwin-Williams
A Sherwin-Williams também buscou no céu a inspiração para a sua Cor de 2024, Confins do Céu SW 6239. O tom leve e sereno de azul evoca a sensação de paz e nos convida a desacelerar, respirar fundo e clarear a mente.
“A Confins do Céu representa um impulso suave para avançarmos em nossas vidas. Ela traz uma energia despreocupada, que evoca uma sensação de satisfação e de paz. Com essa cor, convidamos nossos consumidores a fazer uma pausa e imprimir um novo senso de conforto e possibilidade em seus espaços”, afirma Patrícia Fecci, especialista em cores e gerente de marketing da Sherwin-Williams.
O tom suave de azul vem após um tom terroso, Meu Caminho, eleito como Cor do Ano de 2023. O contraste entre as cores indica uma mudança de pensamento que já verificamos na sociedade. “Azuis levemente dessaturados e enevoados trazem o fascínio magnético dos tons frios, infundindo a energia e a positividade desse azul perfeitamente plácido. São nesses detalhes sutis que criamos espaços atemporais e inspiradores. Estamos empolgados em compartilhar esta bela cor e criar interiores que transpiram harmonia e evocam um senso de encantamento”, completa Patrícia.