Conheça os principais lançamentos e tendências de revestimentos
Revesters, estão preparados para as novidades que vem por aí? Na última semana, em Bolonha, na Itália, aconteceu o principal evento de revestimentos do mundo: a Cersaie, também conhecida como Salão Internacional da Cerâmica para a Arquitetura e Construção. Celebrando 40 anos em 2023, o evento reuniu 630 marcas para apresentar os principais lançamentos e tendências dos próximos meses.
Neste ano, o lançamento mais comentado não é um revestimento em si, mas um novo sistema de assentamento de porcelanato totalmente a seco, patenteado pela Iris Ceramic Group. O Attract consiste em folhas imantadas coladas tanto às peças quanto à superfície de fixação e a instalação é feita com o auxílio de uma ventosa. Além de agilizar o assentamento, este sistema facilita a retirada e o reaproveitamento do porcelanato, favorecendo a economia circular.
Entre as tendências levantadas durante a feira estão:
Color Block
Muitas marcas trouxeram cores vibrantes para seus revestimentos e louças. A Ceramica Flaminia, por exemplo, criou um cenário impactante com soluções completas para banheiros monocromáticos e saturados. Anotem o que estou dizendo: ainda veremos muito o efeito color block em lavabos nos próximos meses.
Se você prefere algo mais discreto, não se preocupe: várias marcas ampliaram suas paletas de terrosos e pastéis, oferecendo um toque de cor também aos projetos minimalistas.
Pequenos formatos
Depois de muitos anos focada nas lastras e grandes formatos, em 2022, a Cersaie voltou a destacar os pequenos formatos. Os revestimentos menores continuam nesta edição, repaginados com uma extensa cartela de cores e acabamentos, que vão do glossy ao mate. Os subway tiles e azulejos quadrados estão entre os favoritos das marcas e muitas delas apostam em tendências retrôs/vintage.
CONFIRA: PORTOBELLO LEVA PARA A CERSAIE 2023 LANÇAMENTOS QUE UNEM TECNOLOGIA E DESIGN SOFISTICADO
Wellness
Apesar dos revestimentos cerâmicos serem o principal tema da Cersaie, os produtos para banheiro, incluindo louças e metais, representam 15% dos expositores. Como já víamos nos últimos anos, a tendência Wellness, voltada para o bem-estar dos moradores, permanece em alta.
Os revestimentos ganham uma estética agradável, com texturas e tons acolhedores, que induzem ao relaxamento. Entre os destaques, estão os azulejos com uma pegada artesanal e agradáveis ao toque.
Já os chuveiros quase desaparecem nesta arquitetura clean. Um dos meus modelos favoritos foi o da Alpi Rubinetterie, que simplesmente desaparece no forro, com apenas alguns furos discretos por onde passam os jatos de água.
As marcas brasileiras também marcaram presença na feira. Confira os principais lançamentos de Roca Cerámica e Portobello a seguir!
Roca Cerámica
Pela primeira vez, a Roca Brasil Cerámica – pertencente ao Grupo Mexicano LAMOSA – teve um espaço exclusivo para seus produtos no estande da marca Roca Cerámica. Foram apresentados 16 produtos no novo formato de 160 x 160 cm e, outros 14 de 160 x 320 cm, contabilizando 15 séries diferentes. Alguns dos destaques são as linhas Breccia Vino, Fulmine, Gran Calacata, Mármore Paraná e Nuage, que tiveram excelente aceitação do público brasileiro e, agora, também ganham destaque global.
Portobello
Já a Portobello apresentou um estande com projeto minimalista e monocromático, feito em colaboração com o escritório Marchetti Bonetti. O espaço tinha três ambientes distintos e uma bancada central, onde o destaque era o lançamento Tropezienne. O produto, com cortes especiais, reveste toda a fachada do estande. Painéis laterais construídos com The Edge e outras novidades, completam o décor do espaço. A Portobello apresenta também uma nova categoria de Paredes Infinitas, superfícies em grandes formatos, cuja estética compõem ambientes requintados e atemporais.