5 formas de aplicar SuperFormatos que fogem ao convencional

Bancadas, cabeceiras, armários, piscinas e pisos brancos são perfeitamente executados com porcelanatos em superformatos Você sabia que a Roca Cerámica foi a primeira marca a produzir lâminas e lastras SuperFormatos no Brasil? Antes disso, os porcelanatos maiores precisavam ser importados, o que aumentava muito o custo final da obra. Hoje, eles são uma realidade em […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 09 outubro 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Bancadas, cabeceiras, armários, piscinas e pisos brancos são perfeitamente executados com porcelanatos em superformatos

5 formas de aplicar SuperFormatos que fogem ao convencional

A série Desert traz diferentes padrões de SuperFormatos para aplicação em pisos, paredes e movelaria (Foto: Roca / Divulgação)

Você sabia que a Roca Cerámica foi a primeira marca a produzir lâminas e lastras SuperFormatos no Brasil? Antes disso, os porcelanatos maiores precisavam ser importados, o que aumentava muito o custo final da obra. Hoje, eles são uma realidade em diversos projetos de interiores, com muitas opções de estampas, dimensões, texturas e acabamentos. 

Consideramos SuperFormatos todos os porcelanatos que excedem 100×100 cm. Os mais clássicos são o 120×250, 100×200 e 120×120 cm. Em 2023, a Roca adicionou os formatos 160×160 e 160×320 cm ao seu portfólio, ampliando as possibilidades para projetos que requerem a integração de pisos e paredes com bancada e para projetos de grande escala — do piso à alta movelaria.

CONFIRA: INCEPA APOSTA EM TONS NEUTROS E VERSÁTEIS PARA NOVOS SUPERFORMATOS NA EXPO REVESTIR 2023

A principal aplicação de grandes formatos ainda é em pisos e paredes, oferecendo uma sensação de amplitude aos ambientes. Isso é possível porque, com peças de grandes dimensões, menos juntas são necessárias. Além disso, as lastras podem ser assentadas com juntas mínimas de 1 a 2 mm. Guarde esta informação: a uniformidade é o grande trunfo dos SuperFormatos! 

A seguir, veja 5 formas de aplicá-lo que fogem ao convencional, mas prometem ser tendência nos próximos meses! 

  1. Bancadas

5 formas de aplicar SuperFormatos que fogem ao convencional

As bancadas de SuperFormatos são opções mais higiênicas e fáceis de limpar para o banheiro (Foto: Roca / Divulgação)

Se você deseja uma bancada similar à de pedra, executá-la com SuperFormato é uma excelente opção. O porcelanato em grandes dimensões diminui a quantidade de juntas, criando uma superfície contínua e uniforme, como uma peça inteira. 

Este visual homogêneo, além de trazer sofisticação ao projeto, facilita a limpeza. Isso porque, tanto em cozinhas, como em banheiros, o maior acúmulo de sujeira acontece justamente no rejunte. Logo, uma bancada com menos juntas, é bem mais simples de limpar. 

Mas se você ainda tem dúvidas quanto à aplicação de porcelanatos em bancadas, saiba que este revestimento é perfeitamente seguro. Seu processo de fabricação garante uma resistência superior ao mármore e ao granito. Além disso, este é um dos materiais com menor porosidade do mercado, ideal para aplicação em áreas molhadas e molháveis. 

Outra grande vantagem da aplicação do porcelanato em bancadas são as cubas. Elas podem ser feitas na estrutura, por exemplo, conferindo uma integração estética ao ambiente. 

  1. Cabeceiras

5 formas de aplicar SuperFormatos que fogem ao convencional

O porcelanato Breccia Vino foi aplicado em toda a parede de cabeceira e no banheiro da suíte (Foto: Roca / Divulgação)

A aplicação de porcelanato em cabeceiras já é bastante comum, mas os SuperFormatos oferecem uma vantagem especial: alguns modelos são fabricados na altura de um pé-direito convencional, 250 cm, evitando emendas na parede. 

Ainda que a tendência seja criarmos espaços cada vez mais aconchegantes, muitas pessoas sonham com paredes e cabeceiras de mármore. Infelizmente, o custo desta pedra é muito alto. Uma opção é investir em um SuperFormato que imita mármore. A minha linha favorita é a que reproduz os mármores italianos, como Carrara, Toscana e Sardenha.

O porcelanato lapado apresenta brilho na medida para a aplicação em cabeceiras (Foto: Roca / Divulgação)

Outra opção que esbanja elegância e sofisticação é o porcelanato lapado. Graças ao acabamento parcialmente polido, a superfície apresenta pontos brilhantes e foscos. Dessa forma, não brilha demais, nem é fosco ao extremo, ideal para quem busca um estilo mais sofisticado para o quarto. 

Agora, se você é um entusiasta da madeira, como eu, não faltam opções de porcelanatos que imitam madeira no portfólio da Roca. 

  1. Armários e closets

O porcelanato Venatino foi aplicado no piso, na bancada, na parede e nos armários da cozinha (Foto: Roca / Divulgação)

A chegada das medidas 160×160 cm e 160×320 cm fortaleceu a movelaria com porcelanatos. Além do tamanho, os SuperFormatos apresentam características técnicas que facilitam a logística da indústria moveleira, como as finas espessuras, que facilitam o transporte. 

Além de bancadas, cabeceiras e tampos de mesa, como já vimos nos últimos anos, os porcelanatos têm sido aplicados em armários e closets. Se você deseja uma cozinha monolítica, é possível revestir os armários com o mesmo porcelanato da bancada e do piso. No closet, os porcelanatos amadeirados com acabamento mate conferem unidade visual ao ambiente e trazem destaque aos nichos do armário, com portas de vidro. 

  1. Piscinas

O porcelanato Alpi é um dos favoritos para aplicação em piscinas (Foto: Roca / Divulgação) 

Quando comparamos os diferentes tipos de revestimento para piscina, como vinil, pastilhas de vidro, azulejos e pedras naturais, o porcelanato apresenta um dos melhores custo-benefícios. Além da infinidade de modelos disponíveis, os porcelanatos são resistentes aos raios ultravioletas, à água, aos produtos químicos e à movimentação da estrutura da piscina. 

Os SuperFormatos possuem juntas de apenas 1mm ou 2mm, as menores do mercado. Este detalhe faz com que acumule menos limo entre as peças, levando praticidade para a limpeza da piscina. Além disso, o tamanho das peças confere amplitude, um visual amplo, uniforme e sofisticado. 

O revestimento Alpi, por exemplo, tem como fonte de inspiração o Mármore Verde Alpi e possui uma coloração que foge do tradicional. Ideal para quem deseja uma piscina sofisticada e irreverente.

  1. Total white

5 formas de aplicar SuperFormatos que fogem ao convencional

O efeito total white pede o mínimo de rejuntes possíveis para um efeito contínuo e espelhado (Foto: Roca / Reprodução)

Há quem ame e quem odeie, mas o piso branco está de volta à decoração. Esse efeito, conhecido como total white, cabe em diversos estilos de decoração, do minimalista ao clássico, e oferece uma sensação de amplitude e luminosidade ao ambiente.

A forma mais fácil de alcançar o resultado pretendido é investir em porcelanatos de grandes formatos brancos, com poucas juntas. O acabamento polido é uma opção sofisticada e luxuosa, que traz um brilho intenso e reflexivo para o espaço. Já o acetinado apresenta um acabamento mais suave e fosco, ideal para quem busca um visual mais discreto e aconchegante.

Para quem deseja se jogar no branco, a Roca apresenta a Série Koronis, inspirada no minimalismo nórdico e escandinavo. As peças de SuperFormato, disponíveis em 160×160 cm, 160×320 cm, 120×250 cm, 120×120 cm, 60×120 cm e 100×200 cm, permitem criar ambientes harmoniosos, claros e amplos. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 09 outubro 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais