Se você ainda tem medo de especificar ou comprar pisos laminados, está na hora de vencer esse preconceito. Quando avaliamos cuidadosamente as necessidades, os desejos e os hábitos do morador, concluímos que o piso laminado é uma alternativa válida e interessante em diversos cenários.
Junto aos vinílicos, os laminados compõem a classe de revestimentos mais acessíveis para quem ama madeira. Ele é composto por camadas de derivados de madeira, em larguras e comprimentos variados, cobertas por uma resina melamínica. No caso dos pisos Eucafloor, as partículas de eucalipto alongadas e agulhadas permitem um melhor entrelaçamento do material e, consequentemente, maior estabilidade, menor dilatação, maior resistência e menor absorção de líquidos.
Confira a seguir 6 motivos para usar piso laminado no seu projeto!
- Custo benefício
Por muito tempo, o piso laminado esteve associado a projetos populares de baixo custo. De fato, este é um produto mais acessível, quando comparado à madeira, por exemplo. Contudo, isso não significa uma estética comprometedora ou falta de qualidade. O avanço da tecnologia permitiu um catálogo extenso de cores e padrões para o laminado, que se encaixam em, praticamente, qualquer estilo de decoração.
Hoje, o piso laminado é uma das opções disponíveis no mercado com melhor custo-benefício. Para além do valor do revestimento em si, isso também se deve à facilidade da instalação que, por vezes, até dispensa mão de obra, reduzindo o custo final da obra.
- Rápida instalação
Se você deseja uma obra rápida e sem dor de cabeça, o piso laminado é uma excelente opção. Ele é instalado por meio de encaixe macho-fêmea, com ou sem cola à base de PVA D3. Ou seja, não é necessário utilizar argamassa, colar ou pregar este piso no contrapiso. Além de agilizar a aplicação, isso permite que utilizemos o ambiente logo após a instalação, enquanto outros revestimentos demandam até 72 horas de espera.
- Sem entulhos na obra
Um grande diferencial do piso laminado é que ele pode ser instalado sobre outros pisos, evitando o custo e o descarte de materiais na retirada do revestimento antigo. Além disso, pode ser uma opção para quem deseja renovar um imóvel alugado, mas não pode entrar com reformas estruturais.
CONFIRA: CONHEÇA OS LANÇAMENTOS EM LAMINADOS DA EUCAFLOOR PARA 2023
Para a instalação piso sobre piso, é necessário que o piso anterior esteja firme, sem trincas ou desplacamento, e que as irregularidades não ultrapassem 3 mm. Na dúvida, recomendo solicitar uma vistoria antes da instalação, garantindo uma instalação segura.
Você pode instalar laminados sobre porcelanatos, revestimentos cerâmicos, concreto e vinílicos colados tranquilamente. Já em ambientes com madeira maciça (assoalho, tacos, etc.), laminados, carpetes têxteis e pisos de pedra que soltem grãos finos, como a ardósia, a indicação é remover o piso.
- Conforto térmico
Para quem gosta de andar descalço, tem crianças ou idosos em casa, o conforto térmico é um critério importante na escolha do piso. Especialmente, na área íntima da casa, como quartos e closets.
O piso laminado, assim como a madeira, é um piso atérmico, que mantém sua temperatura estável durante todo o ano, agradável ao toque humano. Por esse motivo, dispensa a necessidade de tapetes com o intuito de “aquecer” o ambiente, que podem dificultar a mobilidade de bebês que engatinham, crianças aprendendo a andar ou idosos com capacidade reduzida.
- Tecnologia anti ruído
Parte da má fama se deve ao barulho. Por ser um revestimento mais rígido, o laminado propaga um pouco mais de som ao caminhar. Em apartamentos, isso acaba sendo um problema não só para os moradores, como para os vizinhos do andar inferior. Mas este problema já tem solução!
A Eucatex possui a manta Eucasoft Premium, um redutor de ruídos que confere ao piso laminado Eucafloor maior isolamento acústico, proporcionando uma redução de aproximadamente 35% nos ruídos no próprio ambiente e de cerca de 60% entre os pavimentos.
- Limpeza fácil
Uma das maiores dores de cabeça do piso de madeira é a limpeza e a manutenção, o que não acontece no piso laminado. Como a camada superior do piso laminado é composta por um filme cristalino de celulose com partículas de óxido de alumínio, impregnado com resina melamínica, ele possui alta resistência a riscos e à abrasão, durabilidade e fácil limpeza.
CONFIRA: PISO LAMINADO OU PISO VINÍLICO: QUAL A DIFERENÇA E COMO ESCOLHER ENTRE ELES
Obviamente, ele ainda não deve ser submerso em água, pois ainda se trata de um material feito com partículas de madeira. A limpeza pode ser feita tranquilamente com vassoura, aspirador de pó ou pano úmido. Outro diferencial é que ele não precisa ser encerado, já que a resina lhe garante um acabamento brilhante por mais tempo.