Tsurus ganham destaque na mostra MORAR MAIS

São 500 tsurus pendurados no teto do ambiente “Corredor com Arte” da designer de interiores Patrícia Viegas Pela primeira vez na mostra MORAR MAIS São Paulo, a designer de interiores Patrícia Viegas, assina ambiente de circulação, intitulado “Corredor com Arte” – sob o tema proposto “Neuroarquitetura”, a mostra acontece até o dia 02 de julho, na Rua Deputado Euvaldo Lodi, 145, no […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 19 junho 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

São 500 tsurus pendurados no teto do ambiente “Corredor com Arte” da designer de interiores Patrícia Viegas

Tsuru ganha destaque na mostra MORAR MAIS

Pela primeira vez na mostra MORAR MAIS São Paulo, a designer de interiores Patrícia Viegas, assina ambiente de circulação, intitulado “Corredor com Arte” – sob o tema proposto “Neuroarquitetura”, a mostra acontece até o dia 02 de julho, na Rua Deputado Euvaldo Lodi, 145, no bairro do Morumbi, em uma mansão projetada na década de 70 pelo arquiteto Henrique Cambiaghi Filho.

CONFIRA: ARQUITETO DANIEL SANTANA ESTREIA NA MORAR MAIS COM PROPOSTA MINIMALISTA

 Com a premissa de apresentar um espaço que une beleza, funcionalidade e transmite um ambiente acolhedor, conectado com a natureza, que valoriza a cultura, as tradições locais e promove soluções sustentáveis, a designer trouxe um olhar aguçado que integra brasilidade, memórias afetivas e a tendência do handmade – feito à mão, assegurando que os visitantes tenham um impacto visual e social ao passarem pelo ambiente de 7m² que dá acesso a quatro ambientes da mostra – sala intimista, dormitório, ateliê e banheiro. 

Tsuru ganha destaque na mostra MORAR MAIS

 Todo o espaço é revestido com chita verde florido, um tecido tipicamente brasileiro, para de fato imprimir a sensibilidade a natureza, harmonizadas com os vasos de Samambaias e Jiboia – plantas cultivadas em ambientes tropicais, e que trazem sensação de bem-estar, junto a ventilação natural do ambiente.

 Um dos grandes destaques deste espaço são os 500 tsurus, também conhecido como orizuru, um tipo de origami considerado um dos mais tradicionais da cultura japonesa, expostos pendurados no teto do ambiente e que foram feitos manualmente pela profissional. Tradicionalmente, segundo a lenda diz que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar.

 Outro DNA cultural apresentado no espaço, são os elementos decorativos – a gaiola e a cadeira antigas, que remetem à brasilidade, e trazem à tona a ideia de customização de dar novos usos e sentidos aos objetos, além da sustentabilidade através do reuso e do reaproveitamento de  itens que já existem e não precisam ser descartados, como por exemplo, a gaiola que é usada como recipiente para plantas e não para os pássaros e o armário de madeira maciça preservado, que passou a exercer a função de estante.

 A iluminação do espaço é feita através de fitas de Led coladas diretamente no forro de gesso, uma das vantagens do led é a economia de energia que ele proporciona, podendo chegar até a 80% em relação a iluminação incandescente ou fluorescente. Tudo isso porque o diodo tem uma boa capacidade luminosa fazendo com que a produção de luz seja maior usando menos energia. O Led também, por não possuir filamentos metálicos, mercúrio ou substâncias tóxicas na composição, não emite poluentes ao meio ambiente e ainda pode ser reciclado, garantindo ainda mais sustentabilidade ao projeto.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 19 junho 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais