Arquitetura esportiva: o que levar em conta na hora de planejar espaços de lazer

Effect Arquitetura: Centros esportivos são adequados para a prática de diferentes modalidades, mas sobretudo precisam ser seguros, funcionais e confortáveis. Confira as principais instruções para tornar essa experiência mais eficiente e prazerosa Com a busca por saúde e bem-estar cada vez mais em voga, a prática regular de atividades esportivas aparece como uma ótima opção e um […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 25 abril 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Effect Arquitetura: Centros esportivos são adequados para a prática de diferentes modalidades, mas sobretudo precisam ser seguros, funcionais e confortáveis.

Confira as principais instruções para tornar essa experiência mais eficiente e prazerosa

Arquitetura esportiva: o que levar em conta na hora de planejar espaços de lazer

Vista do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo de Cascavel, no Paraná. Com projeto realizado pela Effect Arquitetura, a arquibancada foi estruturada em concreto armado e cobertura metálica com capacidade de abrigar 980 pessoas | Projeto da Effect Arquitetura | Foto: Divulgação

Com a busca por saúde e bem-estar cada vez mais em voga, a prática regular de atividades esportivas aparece como uma ótima opção e um estilo de vida por trazer inúmeros benefícios e privilégios para a saúde física e mental das pessoas em seu cotidiano. Dentre os exercícios mais comuns e procurados pelos brasileiros estão a dança, natação, musculação, corrida, artes marciais e, para que elas possam acontecer, é necessário um local adequado e que siga uma série de normas e cuidados em conformidade com as especificações de cada modalidade.

Em vista disso e com uma história de longa data de experiências na área da arquitetura esportiva, a Effect Arquitetura listou critérios importantes para a concepção dos projetos de arquitetura esportiva.

A importância dos espaços esportivos

Espaços como arenas, estádios, quadras, pistas, ginásios e até centros esportivos de treinamento ou iniciação esportiva, quando bem planejados, se tornam peças fundamentais no desenvolvimento e incentivo de atividades, além de promover o convívio social ao estabelecer o uso comum para um grande número de pessoas. Entretanto vai mais além, pois cada esporte demanda elementos específicos e devem proporcionar conforto e segurança ao longo de sua edificação.

Para Erick Tonin e Celso Grionsócios à frente da Effect, os projetos esportivos já nascem em uma escala de projetos maior que os residenciais, uma vez que é fundamental pensar na área em que serão implantados, ademais os equipamentos e seus apoios, terreno, tipo de solo, relevo, insolação e muitos outros fatores que influenciarão no projeto e nos custos de implantação.

Muitas vezes por se tratarem de esportes de alto rendimento, o projeto correto, seguindo normas e garantindo a qualidade de execução de uma quadra ou campo, pista ou piscina, pode ser a diferença em fazer um gol, um ponto ou bater um recorde mundial. Estes equipamentos demandam atenção especial para sua qualidade, pois influenciam diretamente no desempenho dos atletas”, evidenciam os sócios.

 Pista de atletismo

Arquitetura esportiva: o que levar em conta na hora de planejar espaços de lazer

Executada pela Effect Arquitetura, a pista de atletismo foi construída com piso emborrachado sintético e mantas pré-fabricadas de grânulos de borracha SBR, ideais para o melhor desenvolvimento de modalidades de pista e campo | Foto: Divulgação

Presente em grandes competições, como os Jogos Olímpicos e o Campeonato Mundial da modalidade, o atletismo pode ser dividido em três grupos: corridas, saltos e arremessos. Pelo prestígio e diversidade esportiva, é importante que a pista de atletismo, local onde as atividades acontecem, esteja bem conservada e em bom estado de uso, de maneira a garantir a segurança dos atletas e a precisão dos resultados.

CONFIRA: PISO EMBORRACHADO PARA PLAYGROUND: VANTAGENS E DESVANTAGENS

É o que Celso Grion garantiu quando participou da elaboração da proposta e da construção do primeiro Centro Nacional de Excelência Esportiva, em Bragança Paulista, onde atualmente se encontra a sede da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). Celso enfatiza que a pista de atletismo possui características muito específicas, como:

·         Demanda por uma área grande para sua implantação, de aproximadamente 10.000 m²;

·         Medidas precisas em um circuito fechado de 400 metros, divididos em duas retas e curvas semi circulares com raio de 36,5 metros;

·         Acessórios: devem ser instalados equipamentos como barreiras e obstáculos para corridas, além de caixas para saltos.

Sua base precisa ser executada com precisão ímpar, a fim de garantir tanto o suporte da pista como, também, a sua drenagem para dias de chuva. Seu acabamento é feito com material emborrachado, certificado pela Federação Internacional de Atletismo – World Athletics, garantindo uniformidade e homogeneidade para que recordes sejam batidos e validados”, completa.

Arquitetura esportiva: o que levar em conta na hora de planejar espaços de lazer

Mais um projeto Effect Arquitetura: Complexo de Atletismo em São Bernardo do Campo. Esse centro de treinamento foi projetado com o intuito de ser o maior centro de excelência para a prática de atletismo de toda a América Latina | Foto: Divulgação

A prática de atletismo exige uma superfície lisa e nivelada e sem irregulares para proporcionar boa tração aos atletas. Outros critérios que a Effect enfatiza são uma boa iluminação distribuída pelo espaço de forma a permitir o treino durante o período da noite, além de linhas demarcatórias visíveis para indicar as diferentes raias, bem como as marcações para eventos de saltos e arremesso de peso.

Além dos itens mencionados deverão ser previstas, também, áreas de apoio para atletas, comissão técnica e eventualmente público junto à pista para garantir sua performance e atender as normas da Federação Internacional, dependendo do tipo de evento ou competição que possa ser realizada na pista projetada.

 Piscinas profissionais

Arquitetura esportiva: o que levar em conta na hora de planejar espaços de lazer

A piscina olímpica de 50 x 25 metros utilizada no Estádio Aquático de Esportes Olímpicos da Rio2016 foi desmontada e reinstalada na Arena Aquática de Salvador na Bahia, projeto da Effect Arquitetura | Foto: Divulgação

As piscinas são um dos equipamentos esportivos que mais evoluíram nos últimos anos e, apesar da natação estar na vida de muitos brasileiros, a prática profissional ainda carece de espaços localizados. Para planejar uma piscina para treinos de alto rendimento, Celso afirma que é primordial levar em consideração os seguintes aspectos:

·         Piscina com dimensões adequadas para treinos profissionais: tamanho de 50 m x 25 m com 10 raias para treinamento olímpico e 25 m x 25 m, com as mesmas 10 raias, para treinamento semi olímpico;

·         Profundidade pode variar entre 2,4 m e 3 m;

·         Sistema de aquecimento e resfriamento da água para manter a temperatura ideal para os treinos e garantir a recuperação muscular adequada após os exercícios;

·         A piscina deve contar com equipamentos de treino, como blocos de partida, raias, cronômetros, bandeiras, entre outros.

Com orgulho de contribuir para o esporte, a Effect Arquitetura participou da remontagem da piscina olímpica, legado dos Jogos do Rio 2016, e criação da Arena Aquática Salvador na Bahia. O equipamento foi doado para a capital Salvador e permitiu o treinamento de alto rendimento com foco em competições nacionais e internacionais.

Arquitetura esportiva: o que levar em conta na hora de planejar espaços de lazer

 A estrutura projetada pela Effect Arquitetura conta com piscina olímpica e semiolímpica, academia, sala de fisioterapia e  vestiário para atletas e paratletas, dentre outras estruturas | Foto: Divulgação

Em uma piscina olímpica, é possível praticar outros esportes como nado sincronizado, polo aquático e até saltos ornamentais, dependendo de sua profundidade, além das diversas provas da modalidade de natação”, completa Celso que atualmente, também, é nadador das categorias Master de Natação representando o Brasil em eventos nacionais e internacionais.

Centro de ginásticas

Um centro de treinamento de ginásticas artísticas e rítmicas precisar ser coberto por um piso adequado aos grandes impactos, como também equipamentos como colchonetes e áreas de apoio aos atletas | Projeto da Effect Arquitetura | Foto Divulgação

Também chamados de ginásios, essas estruturas são instalações esportivas fechadas que geralmente contém um espaço amplo para a prática de atividades físicas e podem ter diferentes finalidades, desde locais, para atividades recreativas, até aquelas voltadas para treinos habilitados. Com experiência na criação dos Centros de Atividades Artísticas em São Caetano do Sul (SP) e em Curitiba (PR), Erick Tonin relata que os principais aspectos:

·         O piso deve ser específico para a ginástica profissional, oferecendo segurança e conforto aos atletas. É recomendado o emprego de revestimentos acolchoados para reduzir o impacto nas articulações e prevenir lesões graves;

·         Os equipamentos devem ser de alta qualidade e resistência, tais como barras assimétricas, paralelas, trave de equilíbrio, argolas e trampolim, entre outros. É primordial que todos estejam de acordo com as normas indicadas pela Federação Internacional de Ginástica (FIG).

·         O ginásio deve ser bem iluminado e ventilado para garantir o conforto e a segurança dos atletas e um ambiente propício para os treinos.

Um projeto de ginásio bem planejado é fundamental para dar suporte para os atletas profissionais capacitados e visitantes. O Centro de Treinamento de Ginástica Artística de São Caetano, onde treinava o campeão Olímpico Artur Zanetti, nasceu justamente da necessidade de oferecer um lugar adequado a ele e seus companheiros, pois o ginásio anterior era muito antigo e chegava a fazer mais de 45° de temperatura por não proporcionar conforto térmico”, diz Erick.

Fachada do Centro de Treinamento de Ginástica Artística e Rítmica Antônio José Dallanese, em São Caetano do Sul (SP). A inauguração do espaço executado pela Effect Arquitetura foi considerada um marco importante na história do esporte para a comunidade ginasta | Foto: Divulgação

Centro de Judô

Com aproximadamente 3.800m2 de área coberta e climatizada, o ginásio realizado pela Effect Arquitetura recebeu quatro tatames de forma linear, seguindo as dimensões estabelecidas pela Federação Internacional de Judô | Foto: Divulgação

Um esporte de grande prestígio dentro das artes marciais é o judô. Para que as competições possam ser realizadas, assim com as demais, é necessário um ambiente completo e composto espaço, vestuário, iluminação e dispositivos únicos. No caso do judô:

·         O tatame deve ter tamanho e espessura adequados para a prática profissional. Deve ser antiderrapante, resistente a impactos e fácil de limpar.

Projeto do escritório Effect Arquitetura premiado na categoria Edificações Esportivas do X Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, o Centro Pan-Americano de Judô Lauro de Freitas, localizado na Bahia, é uma das grandes instalações de excelência. “Construído no terreno do antigo Kartódromo Ayrton Senna, conta com ginásio climatizado para 2 mil pessoas, alojamentos, centro de treinamento, piscina, pista de atletismo e quadra poliesportiva, além de claro, ficar de frente para a orla de Lauro de Freitas”, finaliza Erick.

 Sobre a Effect Arquitetura

Fundado em 2008, o escritório Effect Arquitetura e Gerenciamento de Projetos tem como principais áreas de atuação o desenvolvimento e implantação de projetos institucionais, urbanísticos, corporativos e de arquitetura esportiva. O objetivo é oferecer soluções completas, obtendo o melhor resultado funcional e estético na tradução das necessidades e exigências de nossos clientes.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 25 abril 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais