Quem achou que o cimento queimado era uma tendência passageira, errou feio! O revestimento conquistou os amantes do estilo industrial, mas também se provou uma escolha versátil para diversos projetos. Hoje, arquitetos e designers de interiores dispõe de uma gama de opções, incluindo novas cores e porcelanatos que imitam o cimento.
Ainda que seja extremamente comum encontrá-lo nos novos apartamentos e estúdios, muita gente ainda se pergunta: como é feito o cimento queimado? Apesar do nome, o processo de fabricação do cimento queimado não envolve fogo, forno ou altas temperaturas. Trata-se de uma argamassa feita a partir da mistura de cimento, água e areia, preparada no próprio local de aplicação.
Isso não significa que a técnica seja simples ou indicada para fazer em casa. A boa execução do cimento queimado é fundamental para o alcançar o resultado esperado e, por isso, é indicado contratar um profissional especializado no revestimento.
Como é feito o cimento queimado?
Como disse, tradicionalmente, a argamassa de cimento, água e areia é feita no próprio local de aplicação, sobre o contrapiso úmido ou uma superfície áspera que garanta aderência. O processo de alisamento do pó de cimento sobre a argamassa úmida é chamado de queima do cimento e é fundamental para garantir um revestimento bem lisinho.
O efeito manchado do cimento queimado é resultado da diferença de concentração do cimento na massa. Se a ideia é um cimento queimado uniforme, a execução deve ser precisa, com 2 a 3 cm de espessura.
CONFIRA: 55 IDEIAS DE AMBIENTES COM CIMENTO QUEIMADO
Por ser um material de aspecto poroso, é importante que a sua superfície seja selada e impermeabilizada a cada 5 anos, e, para evitar rachaduras, pode ser necessário incluir aditivos, como a sílica ativa. No caso dos pisos, é indicado incluir juntas de dilatação a cada 2 m. Todos esses pontos merecem atenção para alcançar um belo cimento queimado.
Passo a passo do cimento queimado
A título de curiosidade, as principais casas de construção ensinam um passo a passo para fazer cimento queimado. Vale destacar que o resultado desejado não é garantido na execução por amadores e que sempre recomendo a contratação de uma mão de obra qualificada para o serviço.
-
Prepare a superfície
Antes de qualquer coisa, o principal passo é limpar muito bem o contrapiso, parede ou teto onde o cimento queimado será aplicado, removendo gordura, produtos químicos e sujeiras. Além disso, conserte todas as falhas, trincas e nivele a superfície.
-
Prepare a argamassa
A mistura convencional de cimento queimado é de uma medida de cimento para cada três de areia. Ou seja, se você utilizar 1 kg de cimento, usará 3 kg de areia. Também há massas prontas disponíveis no mercado.
-
Aplique o cimento
Aplique a argamassa sobre a superfície, deixando uma espessura de aproximadamente 3 cm. Espalhe o produto com uma colher de pedreiro ou desempenadeira.
-
Lembre-se das juntas
A cada 1 ou 2 metros devem ser colocadas as juntas de dilatação, evitando que o cimento fique rachado.
-
Realize a queima do cimento
Com a superfície ainda úmida e homogeneizada, polvilhe o pó de cimento fino e peneirado, cobrindo toda a área. Para evitar manchas e diferenças de cores, utilize o mesmo lote de cimento e inicie o processo cedo, sem longas pausas.
-
Alise a superfície
Feito isso, alise a superfície com uma desempenadeira, buscando o máximo de nivelamento possível.
-
Deixe secar de 3 a 4 dias
Deixe o cimento secar completamente por pelo menos 2 dias. Não se esqueça de umedecer o cimento enquanto ele seca, em intervalos de 8 em 8 horas.
-
Limpe o cimento queimado
Lave a superfície com água e sabão de coco, garantindo que a superfície esteja limpa.
-
Impermeabilize
Finalize o processo aplicando um impermeabilizante ou um selador. Os mais indicados são a resina acrílica ou o impermeabilizante hidrofugante. Esse cuidado é muito importante para evitar que o produto absorva água, gordura e outras impurezas.
Como fazer cimento queimado colorido?
O cimento queimado tradicional apresenta tons de cinza, mais ou menos escuros. Contudo, hoje, é possível fugir do estilo industrial com cimentos coloridos ou brancos. Os pigmentos coloridos são adicionados ao processo de queima. No caso do cimento queimado branco, é possível adicionar pó de mármore ou granito à mistura. Quanto maior a quantidade, mais claro será o resultado.