Desde julho de 2013, a NBR 16071 estabelece diversos requisitos para a segurança das crianças em playgrounds e áreas de lazer infantil. Um dos principais pontos diz respeito ao piso a ser utilizado nesses espaços comuns.
Enquanto asfalto, concreto ou superfícies finas são proibidas, a grama natural apresenta ressalvas por conta do desgaste com o constante pisoteio. É recomendado, então, o uso de caixas de areia, grama sintética sobre borracha amortecedora ou pisos emborrachados.
CONFIRA: KARINA KORN ARQUITETURA É REFERÊNCIA EM REFORMA DE ÁREAS ÚTEIS DE CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS
Os pisos emborrachados já são utilizados há décadas neste contexto, tanto nos Estados Unidos, como na Europa. Trata-se de uma opção ideal para escolas, playgrounds, parques, clubes, condomínios, quadras esportivas, piscinas, ginásios, praças, academias e brinquedotecas.
Produzidos a partir de grânulos de pneus reciclados, eles oferecem conforto, segurança e uma alternativa mais sustentável do que seus concorrentes. O material reciclado é misturado a uma resina, que garante a liga e a resistência ao piso, e pigmentos atóxicos para colorir. Essa mistura é modelada em placas que podem ser facilmente instaladas, muitas delas com sistema de encaixe.
Para oferecer a segurança necessária, a legislação também estabelece que a espessura do piso emborrachado deve ser condizente com a altura dos brinquedos do playground, de forma a absorver eventuais impactos:
- Para brinquedos de até 80 cm de altura, é necessário piso com 11 mm de espessura;
- Para brinquedos de até 1,2 m de altura, é necessário piso com 20 mm de espessura;
- Para brinquedos com até 1,5 m de altura, é necessário piso com 50 mm de espessura;
- Para brinquedos acima de 2 m de altura, pisos com espessuras superiores, feitos sob medida.
Vantagens
Confeccionado no Brasil desde 2009, o piso de borracha para playgrounds absorve a maior parte do impacto em possíveis quedas, minimizando o risco de acidentes graves nos brinquedos.
Segundo a ONG Criança Segura, acidentes são a principal causa de morte de crianças de 1 a 14 anos de idade no Brasil. Desses acidentes, 44% são quedas. Neste sentido, o uso de pisos que amorteçam o impacto é uma excelente estratégia para diminuir o risco à segurança em espaços de lazer.
Outra vantagem do piso emborrachado é a textura antiderrapante, que evita escorregões. Afinal, sabemos que as crianças vivem correndo de um lado para o outro. Este tipo de piso também resolve a questão das poças de chuva, comum em playgrounds, por ser uma opção drenante: a água passa por entre os grânulos dos pneus e não se acumula na superfície.
Disponível em placas, peças sob medida, encaixe ou monolítico (sem emendas), o piso emborrachado pode ser instalado sobre asfalto, contrapiso de concreto, pisos cerâmicos, dentre outros pisos planos. Também pode ser aplicado sobre terra batida, desde que ela seja regularizada e coberta com pó de pedra.
Desvantagens
A principal desvantagem do piso emborrachado é a instalação. É fundamental um cuidado redobrado com os pontos de união dos blocos, garantindo que eles não sejam muito distantes e não fiquem frestas que provoquem tropeços.
Pisos de borracha em superfícies irregulares também são extremamente perigosos e representam um risco ainda maior no caso de quedas. Por isso, antes de fazer o investimento, tenha certeza que a superfície em questão é apropriada para a instalação.
Piso emborrachado x grama sintética
A grama sintética é o principal concorrente do piso emborrachado no contexto de playgrounds e áreas de lazer. Mais durável do que a grama natural, não precisa ser irrigada, adubada e mantém sua estética por anos.
Para este uso específico, é fundamental a instalação de placas amortecedoras sob a superfície, aumentando o custo final da grama sintética. Sua limpeza também pode ser mais trabalhosa do que o piso emborrachado, limpo apenas com água pressurizada e sabão.
A escolha entre um ou outro deve ser avaliada caso a caso. Se o seu playground conta com brinquedos muito grandes, é recomendado investir em um piso emborrachado, que oferece maior amortecimento. Se este não for o caso e o orçamento for um pouco menor, vale a pena investir na grama sintética.