A volta dos revestimentos de pequenos formatos

Embarque na tendência dos pequenos formatos com o novo Salt Lake da Portobello  Os revestimentos de grandes formatos – conhecidos como Lastras – ficaram muito conhecidos pela sua sofisticação. No entanto, os pequenos formatos têm ganhado cada vez mais espaço na arquitetura e decoração de interiores pela sua alta capacidade de criar superfícies personalizadas, com […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 23 fevereiro 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Embarque na tendência dos pequenos formatos com o novo Salt Lake da Portobello 

A volta dos revestimentos de pequenos formatos

No piso, Salt Lake Autumn, lançamento da Portobello no formato 20×20 com alta destonalização, mostrando como os revestimentos do passado voltaram a ser tendência (Projeto: Portobello)

Os revestimentos de grandes formatos – conhecidos como Lastras – ficaram muito conhecidos pela sua sofisticação. No entanto, os pequenos formatos têm ganhado cada vez mais espaço na arquitetura e decoração de interiores pela sua alta capacidade de criar superfícies personalizadas, com uma boa dose de charme.

Recentemente, a Portobello lançou uma nova linha de pequenos formatos, Salt Lake, com cinco cores inspiradas em lagoas de sal. A linha, toda em 20×20, se destaca pelo contraste de tons e pela fluidez dos detalhes de coloração oxidada.

Leia também

Remetendo a revestimentos antigos desgastados pelo tempo, Salt Lake sugere a volta de materiais retrô como tendência de decoração.

Onde usar revestimentos de pequenos formatos?

A volta dos revestimentos de pequenos formatos

Uso de pequenos formatos nas paredes cria superfícies decoradas (Projeto: Portobello)

CONFIRA: 20 REVESTIMENTOS GEOMÉTRICOS PARA USAR NO SEU PROJETO

Os revestimentos em pequenos formatos podem surgir em diferentes estilos, cores e formas. Isso permite a aplicação em diversas superfícies, como:

  • paredes: são a principal alternativa. Pode aparecer na superfície inteira ou em detalhes;
  • pisos: apesar de as paredes serem as primeiras opções quando falamos em pequenos formatos, eles também podem ser usados no piso, se tiverem indicação técnica para tal. A mão de obra é mais trabalhosa, mas vale a pena pelo resultado;
  • piscinas: o interior de tanques de alvenaria geralmente é coberto por revestimentos desse tipo. É possível usar diferentes cores, além do clássico azul, passando por verde, branco, preto e cinza, por exemplo;
  • paredes de churrasqueiras: nesse caso, o mais comum é usar revestimentos tijolinhos. No entanto, outras opções também podem garantir um visual diferenciado.

Como decorar com pequenos formatos?

Para dar charme ou vida à decoração, os pequenos formatos são muito bem-vindos na casa inteira. Muita gente associa esse material às áreas molhadas, como cozinhas e banheiros. Entretanto, a variedade permite a aplicação em todos os ambientes.

Continue a leitura para conhecer algumas das principais opções de pequenos formatos disponíveis no mercado.

Revestimento destonalizado em pequenos formatos

A volta dos revestimentos de pequenos formatos

Variação de tons em cerâmica é jeito ousado de personalizar a decoração (Projeto: Portobello)

A destonalização de revestimentos consiste na variação de cores em um mesmo produto. É como se fosse uma aquarela, que leva nuances da cor escolhida para a superfície.

Por si só, esse tipo de material em pequeno formato já consegue preencher os espaços e decorar as superfícies.

Revestimento com relevo 3D em pequenos formatos

Backsplash de cozinha foi coberta com revestimentos Waves, Dune, Plain, Peak e Strip, da Portobello, todos na cor branca (Projeto: L+W Arquitetos)

Adicionar relevo é uma das maneiras de quebrar a monotonia dos espaços — sobretudo naqueles que são monocromáticos. Isso pode ser feito com revestimentos em pequenos formatos que apresentem relevos 3D.

Tijolinhos

Terralma, da Portobello, é exemplo de linha com formato de tijolinhos (Projeto: Doma Arquitetura)

Também em pequenos formatos, chamamos de tijolinhos as peças de formatos retangulares (não quadrados). Elas podem surgir em diferentes estilos: em tons terrosos ou brancos e brilhantes, como azulejos de metrô, entre outras possibilidades.

Se você gostou dessas dicas, confira mais novidades sobre o mundo da arquitetura e da decoração. Acesse o Archtrends para ficar por dentro!

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 23 fevereiro 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais