O vidro canelado é uma superfície texturizada obtida a partir da estiragem do vidro liso. Essas ondulações filtram a luz e distorcem a imagem, permitindo a passagem de luz natural, mas garantindo certa privacidade aos ambientes, compartimentos, estantes e armários!
A seguir, separei 12 projetos que fazem bom uso da estrutura, tanto como divisória em ambientes, como no mobiliário!
- Na divisão entre o ambiente e a cozinha, portas de serralheria com vidro canelado foram a aposta para trazer mais contraste. A escolha do vidro permite que luzes e silhuetas sejam observadas, porém, com privacidade. Projeto do escritório Escala Arquitetura.

Projeto do escritório Escala Arquitetura (Foto: André Nazareth / Divulgação)
- Integrado à sala de estar, o escritório ganha mais privacidade quando é fechado pelos painéis deslizantes com vidro liso em cima e canelado embaixo no apartamento de 180 m² reformado pelo escritório Calamo Arquitetura

Projeto do escritório Calamo Arquitetura (Foto: Guilherme Pucci / Divulgação)
- No projeto da arquiteta Ticiane Lima, a porta de vidro canelado permite que a luz da área de serviço adentre a sala de jantar e a cozinha, mantendo o cômodo escondido.

Projeto da arquiteta Ticiane Lima (Foto: Renato Navarro / Divulgação)
- Na reforma coordenada pelo escritório Tripper Arquitetura, um quarto foi transformado em sala de TV. Quando fechada, a porta de serralheria e vidro canelado confere privacidade, permitindo que o ambiente funcione como quarto de hóspedes.

Projeto do escritório Tripper Arquitetura (Foto: Juliano Colodeti / MCA Estúdio / Divulgação)
- Na cozinha do escritório Ana Toscano Arquitetura, o rosa acaba se sobressaindo, graças à serralheria branca com vidro canelado, mais discreta do que a versão preta.

Projeto do Ana Toscano Arquitetura (Foto: Julia Ribeiro / Divulgação)
- Neste projeto do escritório Casulo, o piso de toda a área social foi substituído por ardósia preta e a porta de entrada por uma esquadria desenhada de ferro e vidro canelado.
CONFIRA: VIDROS AGREGAM VALOR À AMBIENTE DE MOSTRA BAIANA DE ARQUITETURA

Projeto do escritório Casulo (Foto: Joana França / Divulgação)
- No projeto da PlayArquitetura, o espaço foi otimizado com uma divisória móvel entre quarto e sala feita com vidros canelados, que permitem integrar os ambientes.

Projeto da PlayArquitetura (Foto: Ricardo Bassetti / Divulgação)
- O móvel de serralheria de vidro canelado atrás do sofá é um dos destaques do ambiente e foi desenhado pelo Estúdio Shirlei Proença, especialmente para este projeto.

Projeto do Estúdio Shirlei Proença (Foto: Renato Navarro / Divulgação)
- Para este loft de 40 m², as profissionais do escritório Concretize Interiores desenharam uma estante de madeira com nichos e vidro canelado que separa sala e quarto, sem atrapalhar o fluxo de iluminação.

Projeto do escritório Concretize Interiores (Foto: Alexandre Disaro / Divulgação)
- Nem só para esconder a área de serviço serve o vidro canelado! O escritório Progetto.doc aproveitou os painéis metálicos com vidro canelado para separar o banheiro dessa suíte, em um projeto repleto de personalidade.

Projeto do escritório Progetto.doc (Foto: Juliano Colodeti, do MCA Estudio / Divulgação)
- Vidros canelados em estruturas metálicas pretas, muito comuns nos anos 1970, aparecem também nas portas do closet, para esconder a bagunça quando necessário. Projeto do escritório Progetto.doc.

Projeto do escritório Progetto.doc (Foto: Juliano Colodeti, do MCA Estudio / Divulgação)
- No projeto do escritório Debaixo do Bloco, a cozinha está integrada com a área de serviço para tornar o ambiente mais funcional. A opção foi pela serralheria branca com vidro canelado, que deixa o ambiente mais leve.

Projeto do escritório Debaixo do Bloco (Foto: Joana França / Divulgação)