Coleção Marbo: Com desenho assinado pelo designer Luciano Santelli, os abajures da nova linha atribuem um uso original ao mármore derivado do processo de prospecção das pedreiras e que antes seria descartado
O solo fértil e pródigo de nossas terras é uma das maiores riquezas da pluralidade de ser brasileiro, e a natureza, por si só magnânima, tem o poder de inspirar e transformar, influenciando com potência diferentes vertentes da sociedade – sendo uma delas, claro, o design!
E é da terra, onde tudo se cria e também se desfaz, que nasceu a nova coleção Bertolucci, batizada de Marbo. Em parceira do designer de produtos, Luciano Santelli, a recente linha da marca apresenta abajures inspirados nas riquezas nativas do solo, já que sua composição conta com peças cilíndricas de mármore provenientes do processo de prospecção das pedreiras e que, outrora, seriam descartadas.
Amparado por sua pujante verve artística, Luciano idealizou um uso original ao material, trazendo a importância do reaproveitamento sustentável para os itens, além da beleza e imponência do nobre elemento, concebendo, assim, uma verdadeira escultura luminosa.
Usando os cilindros retirados do processo de prospecção das pedreiras como unidade de estética, peso e equilíbrio, o designer complementou os abajures com refletores também em formato cilíndrico, porém feitos em metal.
CONFIRA: INSPIRADA PELAS RIQUEZAS DA TERRA, BERTOLUCCI LANÇA A COLEÇÃO MARBO
No contraponto do conceito dado a coleção, foi criado uma segunda linha, que ganhou o nome de Órbita. Enquanto Marbo diz respeito a tudo que vem da terra e está no chão, a outra faz referência ao que está no céu, orbitando e flutuando, como pendentes feitos em latão ou metal com adição de madeira natural.
Mais sobre Bertolucci:
A Bertolucci possui 66 anos de tradição fabril, dominando todo o processo produtivo de suas luminárias: do conceito inicial ao projeto. Da montagem do protótipo à sua fabricação. Sem esquecer, claro, de sua comercialização.
Além disso, entre as empresas do segmento, é a única a contar com design 100% nacional, produzido “in situ”. “Produzir em casa amplia nossas possibilidades. Se estamos com dificuldades em visualizar uma ideia, tudo o que temos de fazer é desenvolver o ferramental para materializá-la”, declara Eneida Bertolucci, que na melhor tradição italiana, aponta a atenção aos detalhes como outro dos pontos fortes da empresa. “Um requinte de acabamento que só a produção artesanal permite”, pontua.