Para os apreciadores do silêncio absoluto, o tratamento acústico é indispensável em um projeto! Antes de qualquer coisa, é preciso entender que existem duas frentes para tornar um ambiente silencioso, frequentemente confundidas: o isolamento acústico e o conforto acústico.
Se a questão é o ruído externo ao imóvel ou a transmissão de barulho de um espaço para outro, é necessário trabalhar o isolamento acústico. O ideal é que, antes mesmo de começar a reforma, o arquiteto já identifique essas fontes de ruído para minimizar o problema, evitando, por exemplo, a abertura de vãos nas fachadas expostas ao barulho indesejado.
O isolamento acústico, geralmente, demanda uma reforma estrutural para a instalação de mantas ou espumas na parte interna das paredes, de forma a impedir que o som entre e saia daquele ambiente. Contudo, sabemos que nem todo mundo tem interesse em um quebra-quebra!
Neste caso, a solução é recorrer às estratégias de conforto acústico. Mais indicadas para melhorar a qualidade interna do som, elas atenuam barulho de pisadas e ecos chatos, comuns em ambientes com excesso de superfícies refletoras, como vidros, paredes lisas e porcelanatos, onde não há nenhum material absorvente equilibrando.
Há vários materiais com propriedades de absorção, alguns deles já presentes na decoração, como tapetes, cortinas, mantas, estofados, almofadas, entre outros. Mas se o mobiliário não foi capaz de resolver o problema, talvez seja o caso de investir em um novo revestimento para suas paredes.
Conhecidos popularmente como revestimentos acústicos, nada mais são do que materiais capazes de absorver parte da poluição sonora, sem a necessidade de quebrar paredes ou um rombo no orçamento da reforma. Confira três deles a seguir!
Vinílicos
O revestimento vinílico é feito de cloreto de vinila ou PVC. Naturalmente, este é um material que já apresenta boas propriedades acústicas, mas é possível encontrar no mercado modelos específicos para reduzir o ruído, nas mais diversas cores e texturas. Ideal para quem tem crianças, evita o toque-toque comum em alguns laminados.
CONFIRA: 5 PROJETOS COM APLICAÇÃO DE VINÍLICO NO TETO
Cortiça
A cortiça é um material barato, leve e de fácil aplicação. Beneficiada pela indústria no formato de lâminas finas, pode revestir paredes inteiras, garantindo conforto acústico e térmico ao ambiente. Além disso, o material tem um visual natural que passa a sensação de aconchego.
Painéis absorventes
Desenvolvidos a partir de lã de vidro (um dos principais materiais utilizados no isolamento acústico tradicional), madeira, linho, entre outros, estes painéis possuem uma espessura pequena e, os mais simples, podem ser colados nas paredes com fita dupla-face. O resultado estético não é necessariamente tão agradável como nas sugestões anteriores, mas essa pode ser uma opção interessante para diminuir o eco em salas de tv, estúdios de gravação e cinemas em casa.